Se Wladimir Garotinho (PP) é favorito em todas as pesquisas à reeleição como prefeito de Campos (confira aqui) em 6 de outubro de 2024, daqui a exatos 11 meses, os números de avaliação de governo e intenções de voto em São João da Barra mostram que a prefeita Carla Caputi (sem partido) é hoje ainda mais favorita a também se reeleger. Segundo pesquisa Iguape feita com 630 sanjoanenses entre 21 e 23 de outubro, Caputi tem hoje 44,6% de intenções de voto consolidadas na consulta espontânea, onde o eleitor responde da própria cabeça em quem votará. Nos três cenários de consulta estimulada, com a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, a prefeita de SJB amplia a liderança, oscilando entre 72,2% e 72,9% das intenções de voto.
ELÍSIO E BRUNO — O vereador de oposição Elísio Rodrigues (PL) aparece como segundo colocado em SJB. Na consulta espontânea, ele teve 41,6 pontos a menos que Caputi, com 3,0% das intenções de voto. E veio seguido do deputado estadual Bruno Dauaire, com 1,4%; e do comerciante Alan da Traíra e da deputada estadual Carla Machado (PT), cada um com 0,2%. Nos cenários estimulados, Elísio confirma a segunda colocação sempre que aparece. No primeiro, ele vem abaixo dos 72,2% da prefeita, com 6,8% das intenções de voto, e outros 4,8% a Bruno Dauaire. No segundo cenário, Caputi sobe a 72,9%, como Elísio a 7,6%. Sem este no terceiro cenário, a prefeita manteve os 72,9% de intenções de voto, com 6,7% a Bruno.
APROVAÇÃO DE GOVERNO E REJEIÇÃO — As intenções de voto de Caputi refletem a aprovação ao seu governo e a medição do índice negativo da rejeição dos possíveis candidatos a prefeito. A administração de SJB é hoje aprovada por 86% da população, divididos entre os 27,6% de ótimo, os 46,3% de bom e 12,1% de regular positivo. Outros 11% desaprovam a gestão, divididos entre os 4,8% de regular negativo, os 3,5% de ruim e os 2,7% de péssimo; com 3,0% que não souberam opinar. Além da aprovação, a prefeita também é menos rejeitada que seus potenciais adversários. Quando perguntado em quem o sanjoanense não votaria a prefeito, Bruno liderou com 34,4%. Foi seguido de perto de Elísio, com 30,8%; e de longe por Caputi, com apenas 6,5% de rejeição.
MACHADO E CAPUTI — Embora tenha sido citada com 0,2% na pesquisa espontânea a prefeita de SJB, cargo que já ocupou quatro vezes, renunciando em abril de 2022 para passar o cargo a Caputi e se eleger deputada estadual em outubro daquele, Carla Machado hoje cogita ser candidata a prefeita em Campos, município ao qual mudou seu domicílio eleitoral. Com jurisprudência no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contrária à possibilidade de se candidatar três vezes seguidas a prefeito em municípios limítrofes, a maioria dos juristas (confira aqui) acha inviável, embora alguns apostam em revisão legal da figura do “prefeito itinerante”. Certo, até aqui, é que Machado se mantém aliada de Caputi. Foi a ex-prefeita quem primeiro divulgou em live nas redes sociais, na noite de sábado (4), alguns números da pesquisa Iguape em SJB.
WLADIMIR X CAPUTI NO IGUAPE — Contratada pelo grupo político dos Bacellar, opositor a Wladimir e que hoje articula a possibilidade de Machado concorrer a prefeita de Campos, o mesmo instituto Iguape fez pesquisa em 10 de julho no município. Ouviu 1.001 campistas e deu (compare aqui) a Wladimir 74,7% de aprovação de governo (11,3 pontos a menos que Caputi em outubro), 27,8% de intenções de voto na consulta espontânea (16,8 pontos a menos), entre 55,4% e 55,7% em três cenários estimulados (cerca de 17 pontos a menos), e 12,1% de rejeição (5,6 pontos a mais que a prefeita de SJB). Pelas duas pesquisas do mesmo instituto, os dois prefeitos são favoritos à reeleição em 2022. Mas o favoritismo de Caputi, hoje, é ainda maior.
ANÁLISE DO ESPECIALISTA — “Os números da Iguape mostram que, se a eleição de SJB acontecesse entre 21 e 23 de outubro de 2023, a menos de um ano das urnas de 6 de outubro de 2024, a prefeita Carla Caputi seria reeleita com, pelo menos, 72,2% dos votos. Isso sem considerar os votos válidos, aqueles contabilizados pelo TSE. Entretanto, com a máquina na mão, elevada aprovação, baixa rejeição e intenção de voto altamente consolidada, Caputi é a grande favorita do pleito do próximo ano. Por isso, os números também indicam possível viés de alta na intenção de voto da prefeita até 6 de outubro de 2024, o que pode significar reeleição com mais de 72,2% dos votos válidos na urna”, projetou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE.
comparar, SJB com CAMPOS, diferença grande entre as populações dos municípios, é brincadeira, é muita especulação.
Caro Gustavo Pessanha,
Noves fora a compreensão matemática de creche, brincadeira é ter que explicar que qualquer pesquisa séria se baseia na proporcionalidade do universo de eleitores, não seu número absoluto. Duas pesquisas feitas pelo mesmo instituto, com a mesma metodologia, como foram a Iguape de julho em Campos e a Iguape de outubro em SJB, podem e devem, sim, ser comparadas.
Grato pela chance de ressaltar o óbvio!
Aluysio
São João da barra RJ eu,votaria Carla Caputi e em CAMPOS RJ votar em Carla Machado!!!