Caputi é mais favorita em SJB do que Wladimir em Campos

 

Números da prefeita Carla Caputi na pesquisa Iguape de SJB foram ainda melhores que os do prefeito Wladimir Garotinho pelo Iguape de julho em Campos, contra quem a ex-prefeita Carla Machado deseja concorrer em 2024 (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Se Wladimir Garotinho (PP) é favorito em todas as pesquisas à reeleição como prefeito de Campos (confira aqui) em 6 de outubro de 2024, daqui a exatos 11 meses, os números de avaliação de governo e intenções de voto em São João da Barra mostram que a prefeita Carla Caputi (sem partido) é hoje ainda mais favorita a também se reeleger. Segundo pesquisa Iguape feita com 630 sanjoanenses entre 21 e 23 de outubro, Caputi tem hoje 44,6% de intenções de voto consolidadas na consulta espontânea, onde o eleitor responde da própria cabeça em quem votará. Nos três cenários de consulta estimulada, com a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, a prefeita de SJB amplia a liderança, oscilando entre 72,2% e 72,9% das intenções de voto.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

ELÍSIO E BRUNO — O vereador de oposição Elísio Rodrigues (PL) aparece como segundo colocado em SJB. Na consulta espontânea, ele teve 41,6 pontos a menos que Caputi, com 3,0% das intenções de voto. E veio seguido do deputado estadual Bruno Dauaire, com 1,4%; e do comerciante Alan da Traíra e da deputada estadual Carla Machado (PT), cada um com 0,2%. Nos cenários estimulados, Elísio confirma a segunda colocação sempre que aparece. No primeiro, ele vem abaixo dos 72,2% da prefeita, com 6,8% das intenções de voto, e outros 4,8% a Bruno Dauaire. No segundo cenário, Caputi sobe a 72,9%, como Elísio a 7,6%. Sem este no terceiro cenário, a prefeita manteve os 72,9% de intenções de voto, com 6,7% a Bruno.

APROVAÇÃO DE GOVERNO E REJEIÇÃO — As intenções de voto de Caputi refletem a aprovação ao seu governo e a medição do índice negativo da rejeição dos possíveis candidatos a prefeito. A administração de SJB é hoje aprovada por 86% da população, divididos entre os 27,6% de ótimo, os 46,3% de bom e 12,1% de regular positivo. Outros 11% desaprovam a gestão, divididos entre os 4,8% de regular negativo, os 3,5% de ruim e os 2,7% de péssimo; com 3,0% que não souberam opinar. Além da aprovação, a prefeita também é menos rejeitada que seus potenciais adversários. Quando perguntado em quem o sanjoanense não votaria a prefeito, Bruno liderou com 34,4%. Foi seguido de perto de Elísio, com 30,8%; e de longe por Caputi, com apenas 6,5% de rejeição.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

MACHADO E CAPUTI — Embora tenha sido citada com 0,2% na pesquisa espontânea a prefeita de SJB, cargo que já ocupou quatro vezes, renunciando em abril de 2022 para passar o cargo a Caputi e se eleger deputada estadual em outubro daquele, Carla Machado hoje cogita ser candidata a prefeita em Campos, município ao qual mudou seu domicílio eleitoral. Com jurisprudência no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contrária à possibilidade de se candidatar três vezes seguidas a prefeito em municípios limítrofes, a maioria dos juristas (confira aqui) acha inviável, embora alguns apostam em revisão legal da figura do “prefeito itinerante”. Certo, até aqui, é que Machado se mantém aliada de Caputi. Foi a ex-prefeita quem primeiro divulgou em live nas redes sociais, na noite de sábado (4), alguns números da pesquisa Iguape em SJB.

WLADIMIR X CAPUTI NO IGUAPE — Contratada pelo grupo político dos Bacellar, opositor a Wladimir e que hoje articula a possibilidade de Machado concorrer a prefeita de Campos, o mesmo instituto Iguape fez pesquisa em 10 de julho no município. Ouviu 1.001 campistas e deu (compare aqui) a Wladimir 74,7% de aprovação de governo (11,3 pontos a menos que Caputi em outubro), 27,8% de intenções de voto na consulta espontânea (16,8 pontos a menos), entre 55,4% e 55,7% em três cenários estimulados (cerca de 17 pontos a menos), e 12,1% de rejeição (5,6 pontos a mais que a prefeita de SJB). Pelas duas pesquisas do mesmo instituto, os dois prefeitos são favoritos à reeleição em 2022. Mas o favoritismo de Caputi, hoje, é ainda maior.

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE

ANÁLISE DO ESPECIALISTA — “Os números da Iguape mostram que, se a eleição de SJB acontecesse entre 21 e 23 de outubro de 2023, a menos de um ano das urnas de 6 de outubro de 2024, a prefeita Carla Caputi seria reeleita com, pelo menos, 72,2% dos votos. Isso sem considerar os votos válidos, aqueles contabilizados pelo TSE. Entretanto, com a máquina na mão, elevada aprovação, baixa rejeição e intenção de voto altamente consolidada, Caputi é a grande favorita do pleito do próximo ano. Por isso, os números também indicam possível viés de alta na intenção de voto da prefeita até 6 de outubro de 2024, o que pode significar reeleição com mais de 72,2% dos votos válidos na urna”, projetou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 3 comentários

  1. Gustavo Pessanha

    comparar, SJB com CAMPOS, diferença grande entre as populações dos municípios, é brincadeira, é muita especulação.

  2. Aluysio Abreu Barbosa

    Caro Gustavo Pessanha,

    Noves fora a compreensão matemática de creche, brincadeira é ter que explicar que qualquer pesquisa séria se baseia na proporcionalidade do universo de eleitores, não seu número absoluto. Duas pesquisas feitas pelo mesmo instituto, com a mesma metodologia, como foram a Iguape de julho em Campos e a Iguape de outubro em SJB, podem e devem, sim, ser comparadas.

    Grato pela chance de ressaltar o óbvio!

    Aluysio

  3. Cricio Manhaes Pinto

    São João da barra RJ eu,votaria Carla Caputi e em CAMPOS RJ votar em Carla Machado!!!

Deixe um comentário