Favoritismo de Caputi em SJB tira adversários da disputa

 

Com a prefeita Carla Caputi à frente, junto da deputada estadual Carla Machado, os pré-candidatos da situação à eleição sanjoanense de 6 de outubro se reuniram na última terça (30), no Sesc Mineiro de Grussaí (Foto: Instagram)

 

Ainda mais favorita à reeleição em São João da Barra (confira aqui) do que Wladimir Garotinho (PP) é em Campos, a prefeita Carla Caputi (sem partido) pode ser candidata única na urna sanjoanense de 6 de outubro, daqui a oito meses e 4 dias. O seu favoritismo tem quebrado a tradição de um município marcado pela divisão entre “abelhas” e “marimbondos”, Congos e Chinês.

Secretário estadual de Habitação e deputado estadual licenciado, Bruno Dauaire (União) já havia descartado se candidatar a prefeito de SJB desde (confira aqui) 8 de novembro de 2023. Foi quando a Folha e este blog repercutiram a pesquisa Iguape feita de 21 a 23 de outubro. Que deu a Caputi entre 72,2% e 72,9% de intenções de voto na consulta estimulada em três cenários.

Após pesquisa interna posterior que confirmou o grande favoritismo de Caputi, o deputado federal sazonal Caio Vianna (PSD) também teria descartado a possibilidade (levantada aqui) de se aventurar, com apoio dos Garotinho, como candidato a prefeito de SJB. A permanecer sua aliança com Wladimir, pode se bastar em subir no palanque deste na campanha pela reeleição a prefeito de Campos.

Em dezembro de 2023, numa reunião com o seu grupo político, o vereador de oposição Elísio Rodrigues revelou que tentará a reeleição à Câmara Municipal. Diante da grande vantagem de Caputi, a opção racional passou a ser tentar garantir um mandato viável eleitoralmente. Na reunião, alguns pré-candidatos a vereador abriram mão para apoiar Elísio ao Legislativo.

Como prova de sua força, Caputi e sua antecessora no cargo e aliada política, deputada estadual Carla Machado (PT), promoveram (confira aqui) um encontro do final de tarde da última terça (30), no Sesc Mineiro de Grussaí. Nele, reuniram 7 dos 9 vereadores de SJB e pré-candidatos à reeleição: Alan de Grussaí (Cidadania), presidente da Câmara; Júnior Monteiro (Cidadania), Chico da Quixaba (PP), Soninha Pereira (PP), Kaká (Podemos), Julinho Peixoto (PL) e Fábio Pedra (PSC). Além deles, compareceram cerca de 100 outros pré-candidatos a vereador.

Muito se especula por qual partido Caputi disputará a reeleição. Se antes da aliança das duas Carlas com o presidente campista da Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), se especulava que a prefeita poderia ir para o PSD, hoje um dos três partidos da Federação do PT, com PV e PCdoB, além do SD e do União, seriam alternativas. Nestes cinco partidos, mais o Cidadania, a prefeita deve distribuir seus candidatos a vereador. Que disputarão 13 cadeiras, no lugar das 9 atuais.

Quanto à questão do vice de Caputi, o edil Chico da Quixaba saiu do encontro de terça com mais força para compor a chapa majoritária. Se isso vier a se consumar, poderia servir como ponte para que o próprio Elísio e seu único colega de oposição na Câmara, Analiel Vianna (Cidadania), passem também ao arco de apoio à reeleição da prefeita. Se não de maneira assumida, pelo menos sem vestir a roupa de oposição ao governo na campanha.

A chefe de gabinete de Machado, Leleka Franco, e a secretária de Saúde de Caputi, a médica cubana Arleny Vadés Arias, também são cotadas para a vaga de vice da prefeita favorita à reeleição.

 

Atualização à 0h04 para correção de informação.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário