Petista cobra Wladimir entre governo Lula e os Bolsonaro

 

Gilberto Gomes, Wladimir Garotinho, Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, Luciano D’Angelo e Natália Soares (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Recursos do governo Lula (PT) com o apoio político dos Bolsonaro (confira aqui) na cidade em que o capitão fez 63,14% dos votos válidos no segundo turno presidencial de 2022? Para um prefeito favorito à reeleição (confira aqui) em 6 de outubro, como é Wladimir Garotinho (PP) em Campos, seria o melhor dos mundos. Mas, embora comum à política, essa aparente contradição foi questionada a Wladimir por Gilberto Gomes, secretário de Comunicação do PT de Campos e assessor parlamentar da Câmara de Deputados. Em seu blog hospedado no Folha1, o jovem petista escreveu (confira aqui):

— Em 2023, o saldo de investimentos do governo Lula em Campos alcançou a marca histórica de pouco mais de R$ 1,3 bilhão. Deste montante, pouco ou nenhum destaque foi feito pelo governo Wladimir creditando o governo federal. A apropriação de programas federais pelo governo municipal tem sido tática frequente de um prefeito intimamente ligado ao bolsonarismo, mas que se beneficia com emendas, maquinários, obras e tantos outros investimentos garantidos com a retomada dos investimentos públicos nos municípios pelo governo Lula — cobrou Gilberto.

No link da postagem no Instagram (confira aqui), Wladimir respondeu:

— Gilberto, pelo respeito com que sempre nos tratamos, fiz questão de vir aqui comentar. Eu estou prefeito e tenho obrigação de dialogar com todos pelo bem da cidade, assim faço e assim sempre farei. Quanto ao investimento do governo federal na cidade, foram praticamente repasses obrigatórios por lei e não investimentos propriamente. Mas caso eles venham, e estou trabalhando muito para isso, darei o crédito e o mérito sempre, pois é assim que se deve agir. Forte abraço!

Gilberto deixou sua tréplica em outro comentário. E nele pediu ajuda ao prefeito no convite que fez ao presidente Lula (confira aqui) para visitar Campos ainda em 2024:

— Prefeito, é justamente pela cordialidade que sempre nos tratamos que me coloco na posição de cidadão para exigir mais transparências com os recursos do governo federal. Obrigação por obrigação, você não deixava de agradecer a Bolsonaro sempre que possível, como no caso do recurso para a BR. Ou vai dizer que a retomada do Mais Médicos, com 54 novos profissionais em Campos, era uma obrigação do governo Lula? O programa havia sido cancelado no governo Bolsonaro. Ou mesmo quando recentemente publicou vídeo com agricultores familiares beneficiados pelo PAA sem qualquer menção que o programa é federal. Mas façamos o seguinte: quero trazer o presidente aqui em Campos ainda este ano e conversamos pessoalmente com ele. Posso contar com sua ajuda na articulação?

Outros políticos da esquerda goitacá também se manifestaram no link da postagem do Blog do Gilberto no Instagram:

— Muito boa essa matéria Gilberto. Ela traz uma cobrança legítima que o PT já deveria ter feito há muito tempo. Certamente, a ausência de um vereador combativo na Câmara facilita ao governante esconder publicamente os benefícios recebidos do governo federal. Velha prática! Em tempo, o PT está se organizando para eleger no mínimo dois vereadores nessa próxima Legislatura — projetou o articulador do PT goitacá e ex-diretor da Escola Técnica Federal de Campos (hoje, IFF), professor Luciano D’Angelo.

— O governo federal investe fortemente na nossa cidade, sem o reconhecimento da Prefeitura. Que prefere apoio da família que nunca moveu uma palha para a gente e vai ser presa a qualquer momento — provocou a professora Natália Soares, pré-candidata do Psol a vereadora, fazendo menção às investigações pela tentativa de golpe de estado no Brasil em 8 de janeiro de 2023, que hoje levaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a ter que depor na PF. Onde fez o uso do seu direito constitucional de ficar em silêncio.

Como Natália, revelação na eleição a prefeito de Campos em 2020, Gilberto é pré-candidato a vereador em 2024. E apoia (confira aqui) a pré-candidatura a prefeito do professor Jefferson Azevedo, reitor do IFF até abril. Dentro desse interesse político/eleitoral tão natural quanto Wladimir entre os recursos do governo Lula e o apoio dos Bolsonaro, Gilberto registrou:

— Ontem (21), em Brasília, essa estratégia ficou explícita na agenda de Wladimir, que teve desde visitas a ministros do governo Lula para aumentar os bilionários repasses à cidade. Como solicitou no encontro com o ex-deputado federal Chico D’Angelo, assessor direto da ministra da Saúde, Nisia Trindade, até uma reunião no fim do dia com Flávio Bolsonaro (PL), onde pleiteou ao senador o apoio da família do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje investigado pela Polícia Federal, para sua tentativa de reeleição em 2024.

 

Atualização às 17h19: Aqui, em seu blog Caminhos, o jornalista Rodrigo Gonçalves também publicou sobre o assunto. Com enfoque às reações ao apoio do PL de Flávio Bolsonaro à reeleição de Wladimir.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 2 comentários

  1. Edimar

    O fato do PT não ter vereador de mandato, não justifica a imobilidade do partido enquanto Instituição política. O PT ao logo do tempo, abandonou sua capacidade de mobilização popular.
    Não se debate isso. José Dirceu, tem levantado esses questionamentos. “Tem medo da militância? Do debate? Da discussão? Da mobilização da militância ou não é para discutir e fazer de conta que está tudo bem”?
    Ao meu sentir, esperar que o prefeito ora bolsonarista, ora governador Castro, ora esconde os dois para realçar seu “principado” irá sair por aí a divulgar as ações governamentais do governo Lula, beira a ingenuidade.

  2. Cricio Manhaes Pinto

    Infelizmente População de CAMPOS RJ estão sendo manipuladas por alguns que se acham mais espertos mas,há pessoas em Campos RJ que enxergam essas deslealdade tamanha maldade

Deixe um comentário