Paraná Pesquisas: favoritos a prefeito em Arraial, S. Pedro e C. Frio

 

Prefeitos Marcelo Magno, de Arraial do Cabo, e Fábio do Pastel, de São Pedro da Aldeia, são favoritos à reeleição; enquanto o deputado estadual Dr. Serginho lidera a prefeito em Cabo Frio (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

O favoritismo à reeleição dos prefeitos Marcelo Magno (PL), em Arraial do Cabo, e Fábio do Pastel (PL), em São Pedro da Aldeia. E a dificuldade para a prefeita Magdala Furtado (PV) se reeleger em Cabo Frio. Foi o que o Paraná Pesquisas, instituto de renome nacional, projetou em levantamentos nos três municípios da Região do Lagos, realizados entre janeiro e fevereiro à eleição de 6 de outubro, daqui a 6 meses e 16 dias.

ARRAIAL DO CABO — A maior vantagem é a de Magno em Arraial. Na consulta estimulada, com a apresentação dos nomes dos pré-candidatos, o prefeito teve 62% de intenções de voto, seguido de Andinho (15,2%), Ton Porto (4,8%) e Arlete Schuindt (3%). Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RJ-00824/2024, foi feita com 540 eleitores do município entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

SÃO PEDRO DA ALDEIA — Em São Pedro, a consulta estimulada deu uma vantagem só um pouco menor a Fábio. Com 57,2% de intenções de voto, o prefeito foi seguido por Bia do Guga (13,5%), Chumbinho (13,5%) e Elizangela Lobo (6,8%). Registrada no TSE sob o nº RJ-05962/2024, foi feita com 600 eleitores do município entre 1 e 6 de fevereiro, com margem de erro de 4,1 pontos percentuais.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

CABO FRIO — A vantagem dos incumbentes só não se repetiu em C. Frio. Lá, quem lidera a prefeito é o deputado estadual Dr. Serginho (PL). Ele teve 38,2% de intenções de voto, seguido do ex-prefeito Marquinho Mendes (23,9%), da prefeita Magdala (12,9%) e de Rafael Pessanha (5,6%). Registrada no TSE sob o nº RJ-00578/2024, foi feita com 720 eleitores do município entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, com margem de erro de 3,7 pontos percentuais.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

APROVAÇÃO DE GOVERNO = INTENÇÃO DE VOTO — A vantagem à reeleição dos prefeitos de Arraial e São Pedro, como a desvantagem da prefeita de C. Frio, está diretamente ligada à aprovação de cada governo. O de Magdala no último município só é aprovado por 34,6% da população cabrofriense, contra a maioria de 60,3% que desaprovam, com 5,1% que não souberam ou opinaram.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Em direção inversa, a gestão Magno em Arraial é aprovada por 79,8% da população e desaprovada por 16,5%, com 3,7% que não souberam ou opinaram. Enquanto a administração Fábio em São Pedro é aprovada por 73,8% e desaprovada por 23,7%, com 2,5% que não souberam ou opinaram.

ELEIÇÕS AINDA ABERTAS NA ESPONTÂNEA — As consultas espontâneas, no entanto, apontam que as três eleições ainda estão matematicamente abertas. Na consulta espontânea, onde o eleitor fala da própria cabeça, sem apresentação de nomes, 49,1% dos eleitores de Arraial não souberam dizer em quem votarão a prefeito. Em São Pedro, o percentual subiu para 51,3%. E para 65,6% em C. Frio.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

No entanto, as tendências das consultas estimuladas a prefeito nos três municípios da Região dos Lagos se confirmaram na espontânea: Marcelo Magno lidera com 35,4%, em Arraial do Cabo; Fábio do Pastel com 35,2%, em São Pedro da Aldeia; e Dr. Serginho com 14%, em Cabo Frio.

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE

ANÁLISE DO ESPECIALISTA — “Em São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, a tendência registrada nas pesquisas Paraná é de reeleição dos prefeitos. Respectivamente, Fábio do Pastel, que tem avaliação considerada ótima ou boa por 57,2% do eleitorado; e Marcelo Magno, considerado ótimo ou bom por 67,0% do eleitorado apto a votar no dia 6 de outubro. Já em Cabo Frio, o cenário é desfavorável à reeleição da prefeita Magdala Furtado, que tem avaliação considerada ótima ou boa por apenas 22,1% do eleitorado; e ruim ou péssima por 50,1% dos eleitores aptos a votar em outubro”, avaliou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário