Carlos Augusto favorito para voltar a ser prefeito em Rio das Ostras

 

(Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Ex-prefeito de Rio das Ostras por três mandatos, Carlos Augusto Balthazar (MDB) é o favorito na corrida à Prefeitura do município da Região dos Lagos. Pesquisa do instituto Paraná, de conceito nacional, deu a ele a liderança em dois cenários de consulta estimulada (com a apresentação dos nomes dos possíveis concorrentes): de 50% a 53,1% das intenções de voto.

1º CENÁRIO ESTIMULADO — Nos dois cenários estimulados da pesquisa Paraná, Carlos Augusto foi seguido à distância pelo vereador Maurício Braga Mesquita (BM, do PV), presidente do Legislativo de Rio das Ostras. No primeiro cenário estimulado a prefeito, Maurício BM ficou com 14,1%, seguido de Misaias Machado (Republicanos), com 4%; de Poggian (sem partido), com 3,4%; do Professor Luizinho do PT, com 3,2%; e de Winnie Freitas (Psol), com 1,6%. Outros 13,2% declararam que votarão branco ou nulo, com 10,4% que não souberam responder.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

2º CENÁRIO ESTIMULADO — No segundo cenário estimulado da pesquisa Paraná, feita com 680 eleitores de Rio das Ostras entre 27 de março e 1º de abril, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RJ-05181/2024 e com margem de erro de 3,8 pontos, Maurício BM também ficou em segundo lugar, com 16% de intenções de voto. Ele foi seguido por Misaias Machado, com 5,6%; enquanto 14,1% disseram que votarão branco ou nulo e 11,2% não souberam responder.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

ENTRE 35 E 37 PONTOS À FRENTE — No primeiro cenário estimulado, com mais nomes, a diferença do líder Carlos Augusto ao segundo colocado, Maurício BM, hoje é de 35,9 pontos. No segundo cenário estimulado da pesquisa Paraná, com menos nomes, a vantagem do líder ao segundo na disputa pela Prefeitura de Rio das Ostras é ainda maior: 37,1 pontos.

MAIS QUE A SOMA DOS CONCORRENTES — Os 50% de intenções de voto de Carlos Augusto no primeiro cenário estimulado é quase o dobro dos 26,3 pontos somados dos outros cinco prefeitáveis. Com 53,1% de intenções de voto no segundo cenário estimulado da pesquisa Paraná, Carlos Augusto tem mais que o dobro dos 21,6 pontos somados dos outros dois prefeitáveis.

CONSULTA ESPONTÂNEA — A consulta espontânea (na qual o eleitor fala da própria cabeça o nome de quem votará) da pesquisa Paraná também confirmou a vantagem que Carlos Augusto hoje tem sobre os demais possíveis concorrentes a prefeito de Rio das Ostras. Ele teve 14,3% de intenções de voto, seguido por Maurício BM (4%), Misaias Machado (0,4%), Poggian e Professor Luizinho do PT (ambos, com 0,1%). Outros nomes citados chegaram a 0,9%.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

ELEIÇÃO MATEMATICAMENTE ABERTA — No entanto, como a pesquisa espontânea evidenciou, a eleição à Prefeitura de Rio das Ostras ainda está matematicamente aberta: 69,1% dos eleitores não souberam responder em quem votarão a prefeito, com outros 10% dizendo que votarão em branco ou nulo.

O ATUAL PREFEITO — Também citado na consulta espontânea da pesquisa Paraná, o atual prefeito Marcelino Borba, o Marcelino da Farmácia (sem partido), teve 1% das intenções de voto. Mas, em seu segundo mandato, ele não pode concorrer a um terceiro em sequência e apoia a prefeito o vereador Maurício BM.

APROVAÇÃO DE GOVERNO = INTENÇÃO DE VOTO — O apoio de Marcelino a Maurício também explica a vantagem de Carlos Augusto na corrida. O atual governo municipal de Rio das Ostras é considerado ótimo (1,9%) ou bom (13,8%) por apenas 15,7% da população. Enquanto é regular para 26,5%, e considerado ruim (13,2%) e péssimo (42,5%) para a maioria de 55,7% do eleitorado.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

REJEIÇÃO — O único índice desfavorável da pesquisa Paraná a Carlos Augusto está na rejeição. Que ele também liderou, com 27,1% dos eleitores declarando que lhe dariam seu voto de maneira nenhuma. Ele foi seguido de Maurício BM (20,1% de rejeição), Misaias Machado (19,7%), Professor Luizinho do PT (16%), Poggian (11,3%) e Winnie Freitas (8,4%). Em tese, o líder isolado nas intenções de voto é o que tem menos espaço para crescer até as urnas de 6 de outubro, daqui a exatos 6 meses e 4 dias.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IGBE

ANÁLISE DO ESPECIALISTA — “O ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar lidera os todos os cenários apresentados pela Paraná Pesquisas. Com 98.486 eleitores habilitados a votar nas urnas de 6 de outubro, se a eleição fosse hoje, ele estaria eleito para mais um mandato num dos principais municípios da Região da Bacia de Campos. Apoiado pelo atual prefeito, Marcelino da Farmácia, Maurício BM aparece na segunda colocação. O resultado da intenção de voto em Maurício é influenciado pela má avaliação da administração de Marcelino, considerada ruim ou péssimo por 55,7% da população” — explicou o geógrafo William Passos, com especialização doutoral em estatística pelo IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário