Favoritos à reeleição em Cardoso e Italva
Na pesquisa Prefab Future divulgada na segunda (9), a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler (União), é favorita à reeleição. Ela teve (confira aqui) 68,2% de intenção de voto na consulta estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos). Sua grande vantagem é fruto da avaliação do seu governo, aprovado por 74,8% dos cardosenses. Na pesquisa Novo Correio Fluminense divulgada ontem (10), o prefeito de Italva, Léo Pelanca (PL), teve (confira aqui) 74,2% de intenção de voto na estimulada. Sua grande vantagem é fruto da avaliação do seu governo, aprovado por 81% dos italvenses, entre 54,8% que acham bom e 26,2% que acham ótimo.
Em 9 municípios: aprovação de governo = intenção de voto
Em 11 municípios do Norte Fluminense (NF) e Região dos Lagos cujas pesquisas a Folha acompanhou até aqui, a 25 dias da urna de 6 de outubro, em pelo menos 9 deles a tendência se repete: governo bem avaliado torna o governante favorito à reeleição. Além de Geane em Cardoso e de Pelanca em Italva, é o caso dos também prefeitos Wladimir Garotinho (PP) em Campos, Carla Caputi (União) em São João da Barra, Welberth Rezende (Cidadania) em Macaé, Valmir Lessa (Cidadania) em Conceição de Macabu, Fábio do Pastel (PL) em São Pedro da Aldeia, Marcelo Magno (PL) em Arraial do Cabo e de Maira de Jaime (MDB), em Silva Jardim.
Em 6 municípios do NF
Na pesquisa Paraná de 26 de agosto em Campos, Wladimir teve 63% de intenção de voto na consulta estimulada, com aprovação de governo de 76,3%. Na pesquisa Factum de 15 de junho em SJB, Caputi teve 71,12% de intenção de voto na estimulada, com aprovação de governo de 86,88%. Na pesquisa Paraná de 19 de agosto em Macaé, Welberth teve 70,3% de intenção de voto na estimulada, com aprovação de governo de 85%. Na pesquisa Factum de 25 de agosto em Conceição, Valmir teve 41,2% de intenção de voto na estimulada, com aprovação de governo de 68,4%. Isso, mais Cardoso e Italva, só nos municípios do NF.
Em 3 municípios da Região dos Lagos
Do NF à Região dos Lagos, a tendência é exatamente a mesma: governos bem avaliados tornam os prefeitos favoritos à reeleição. Na pesquisa Factum de 24 de agosto em São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) teve 56% de intenção de voto na consulta estimulada, com aprovação de governo de 77,2%. Na pesquisa Paraná de 5 de fevereiro em Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) teve 62% de intenção de voto na estimulada, com aprovação de governo de 79,8%. Na pesquisa Factum de 23 de março em Silva Jardim, Maira de Jaime (MDB) teve 51,2% de intenção de voto, com aprovação de governo de 75,1%.
Pesquisas velhas e as novas
Todas devidamente registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), algumas dessas pesquisas estão velhas. São os casos de São João da Barra, Silva Jardim e, sobretudo, Arraial do Cabo. Em SJB, uma pesquisa Factum estava prevista no site do TSE para divulgação ontem, mas só será revelada hoje. Como novas pesquisas também serão feitas em Silva Jardim, Arraial e, talvez, Macaé. Em Campos, há a previsão de uma nova pesquisa Paraná na semana da eleição. Mas, na mão inversa desses 9 municípios no NF e Região dos Lagos que têm prefeitos de governos bem avaliados favoritos à reeleição, há também o caso de Cabo Frio.
A antítese de Cabo Frio
Pesquisa Paraná de 27 de agosto confirmou (confira aqui) o favoritismo do deputado estadual Dr. Serginho (PL) a prefeito de Cabo Frio, com 59,6% de intenção de voto na estimulada. Ele veio seguido à distância pela atual prefeita, Magdala Furtado (PV), com 17,2% de intenção. A desvantagem de mais de 42 pontos da atual governante é fruto da avaliação da sua gestão, desaprovada por 63,1% da população. Prefeita de Cabo Frio, Magdala é a antítese de Geane em Cardoso, Pelanca em Italva, Wladimir em Campos, Caputi em SJB, Welberth em Macaé, Valmir em Conceição, Fábio em São Pedro, Marcelo em Arraial e Maira em Silva Jardim.
Estimulada, espontânea e rejeição
Sobre as duas pesquisas mais recentes, atrás dos 68,2% de intenção de voto da prefeita Geane em Cardoso, vem Renatinho Medeiros (REP), com 22,5%. Atrás dos 74,2% do prefeito Pelanca em Italva, vêm Alcircley Lima (União), com 13%; e Claudinei Melo (Avante), com 6,8%. Isso na consulta estimulada, a que conta tão perto da urna. Porque, como ocorre com Wladimir, Caputi, Welberth, Valmir, Fábio, Marcelo e Maira, Geane e Pelanca também lideram com larga vantagem a consulta espontânea — quando o eleitor fala da própria cabeça em quem votará. Líderes na intenção de voto à reeleição, nenhum desses 9 prefeitos lidera rejeição.
Causa e efeito
“A 25 dias das urnas de 6 de outubro, pesquisas de 9 municípios da região registram prefeitos de governos aprovados como líderes de intenção de voto nas consultas estimulada e espontânea. É o retrato em Campos, com Wladimir Garotinho; em São João da Barra, com Carla Caputi; em Macaé, com Welberth Rezende; em Cardoso Moreira, com Geane Vincler; em Conceição de Macabu, com Valmir Lessa; em Italva, com Léo Pelanca; em São Pedro da Aldeia, com Fábio do Pastel; em Arraial do Cabo, com Marcelo Magno; e em Silva Jardim, com Maira de Jaime”, listou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.
Publicado hoje na Folha da Manhã.