Oposição, enfim, reage ao IPTU

Os vereadores Odisséia Carvalho e Marcos Bacellar reunem a oposição na próxima terça para, enfim, discutirem o IPTU
Os vereadores Odisséia Carvalho e Marcos Bacellar reunem a oposição na próxima terça para, enfim, discutirem o IPTU

 

Na próxima terça-feira, dia 9, a partir das 14h, os vereadores Odisséia Carvalho (PT) e Marcos Bacellar (PTdoB) se reunem para discutir a polêmica do IPTU de Campos. A revelação foi feita ontem, em entrevista da petista a mim e ao também jornalista e blogueiro Alexandre Bastos, e foi confirmada hoje a este por Bacellar. Aos dois, devem se juntar os demais vereadores de oposição: Rogério Mattoso (PPS), Adbu Neme (PSB), Joge Pé no Chão (PTdoB) e Dante Lucas (PDT).

Dante, na última quinta, dia 28, quando o “Opiniões” previu um dia antes a revogação do IPTU inconstitucional pela prefeita Rosinha, já havia se manifestado em comentário no blog (aqui), com a mesma atenuante dada ontem por Odisséia e hoje por Bacellar: compraram gato por lebre do governo. Segundo os três vereadores, numa sessão atribulada e de pauta carregada, em 15 de dezembro, eles confiaram na informação de que o aumento seria em torno dos 4%.

Na verdade, com a criação de duas novas alíquotas, o IPTU impresso e distribuído em carnês para a população teve aumento em média de 80%, com casos de até 150%. Todavia, como a publicação do novo imposto se deu 90 dias após o prazo fixado na Constituição, ele acabou caindo por ser ilegal, não porque era abusivo.

Bom que, antes tarde do que nunca, a oposição tenha acordado à realidade de quem pretendia dar uma tunga no bolso do contribuinte. Depois da pressão do blog, da Folha, da CDL, da OAB, da Acic, da Carjopa e de toda a população, o IPTU foi derrubado. Para 2010, ficaram valendo os 4,18% de reajuste, com base no IPCA. Mas, no novo projeto que será enviado à Câmara, se o aumento abusivo for novamente tentado pelo governo Rosinha, caberá não só à oposição, como também aos vereadores de situação, prestarem a satisfação devida a quem os elegeu e pagará a conta no caso de uma nova omissão: nós!

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 4 comentários

  1. ALEXANDRE

    DENTRO DA ATUAL SITUAÇÃO DO IPTU EM CAMPOS/RJ,PERGUNTO? ONDE ESTÃO OS VEREADORES? Q DEVERIAM FISCALIZAR,POIS DEPOIS ELES ( VEREADORES ) DIZEM Q NÃO SABIAM DE NADA,MAS DEPOIS QUE O BICHO PEGOU, AGORA FICAM DIZENDO QUE IRÃO FAZER REUNIÃO…NÃO EXISTE ISSO DE OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO…EXISTE É BENEFICIO PROPRIO,ONDE IMPERA O Ñ ME PREJUDIQUE QUE Ñ TE PREJUDICO… NO FINAL DO MÊS O DINHEIRINHO SUADO DELES DIGO DOS VEREADORES ESTÁ NA CONTA…E O POVO DE CAMPOS QUE SE F…

  2. Cesar Botelho

    Em Campos não deveria haver reajuste. Não tem retorno para os contribuintes. Na realidade oposição em Campos só existe para “inglês ver”.

  3. Cesar Botelho

    Nós trabalhadores (que trabalhamos mesmo!) estamos revoltados com essa Câmara, com esses vereadores. Aliás, falou em politica dá nisso aí… Pouco comprometimento com o povo.
    De uma coisa temos certeza: não tem ninguém pobre nisso aí. Não falta água, moram bem, chegam estar todos gordinhos… E o povo que se dane… Ainda temos de bancá-los!

  4. Cesar Botelho

    Estranho o silêncio do vereador Marcos Bacelar. O que será que houve que ele parou de falar do pessoal “Bolinha Rosa”?

Deixe um comentário