Pausa entre eleições e Copa do Mundo, com um conselho

 

 

Comecei no jornalismo com a eleição presidencial de 1989. Foi a primeira pelo voto popular de um Brasil que retomava sua democracia, após 21 anos de ditadura militar (1964/1985). E, espero, encerro aqui meu trabalho sobre a eleição presidencial de 2022. A única, nos últimos 33 anos, em que a própria democracia esteve em xeque. Mas deu o mate na decisão soberana da urna.

Num ano que sabia que seria bem puxado de trabalho, resta ainda à frente a Copa do Mundo de futebol. Será a 9º desde a primeira que acompanhei profissionalmente, em 1990, na Itália, vencida com justiça pela Alemanha. Na que se inicia no Qatar no próximo dia 20, com final marcada para 18 de dezembro, vejo como favoritos a atual campeã França, a habilidosa Bélgica e, como sempre, a Alemanha. O Brasil, que tem em Vinícius Júnior, não mais em Neymar, seu grande craque do meio para a frente, terá que quebrar um incômodo jejum para ter chance: desde a final da Copa de 2002, na qual bateu a Alemanha por 2 a 0, há exatos 20 anos não vence uma seleção europeia em jogo eliminatório de Copa do Mundo.

Mas, entre eleições e Copa, o momento pessoal será de descanso. Por isso o blog fará uma pausa, que não será quebrada nem com as eleições legislativas dos EUA desta terça (8). Nas quais os favoritos são os Republicanos do ex-presidente Donald Trump e cujo resultado certamente ecoará pelo mundo, sobretudo o democrático.

Isso posto, antes de me desligar, só posso dizer algo. Como cidadão, declarei publicamente meus votos em 25 de setembro para o primeiro turno de 2 de outubro. E Ciro Gomes, Rodrigo Neves, Alessandro Molon, Christino Áureo e Professor Alexandre não se elegeram, respectivamente, a presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Não sem ainda considerar meus candidatos melhores que os eleitos, aceitei democraticamente o juízo soberano da urna. Quem ainda pensa poder não fazê-lo sobre o resultado do segundo turno presidencial do último dia 30, na despedida do blog até, se Deus quiser, o próximo dia 16, fica o modesto conselho:

 

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário