Eleição a presidente do PT em Campos, RJ e Brasil
O PT vai eleger, em 6 de julho, seus novos presidentes no Brasil, no estado do Rio e em Campos. Nesta, são dois os candidatos: o professor e ex-reitor do IFF Jefferson de Azevedo e o atual tesoureiro do diretório municipal Danilo de Farias Dutra. O partido tem 4.230 filiados no município. Todos que estiverem em dia com suas obrigações poderão votar.
Jefferson e Danilo
Jefferson foi candidato a prefeito de Campos em 2024, quando Danilo coordenou a campanha a vereador do petroleiro Tezeu Bezerra (PT). Atual presidente do PT em Campos, a professora e ex-vereadora Odisséia Carvalho é candidata a vice-presidente na chapa de Danilo, enquanto a servidora municipal Elaine Leão, presidente do Siprosep, é a vice de Jefferson.
Universidades x Sindipetro NF?
As inscrições para as candidaturas municipais estão abertas até o 0h deste sábado (03). Mas a disputa deve ficar entre Jefferson e Danilo. O primeiro representa a esquerda universitária do município, enquanto o segundo deve ter o apoio do Sindipetro NF. Com a disputa majoritária a presidente, o novo diretório será formado pelo resultado proporcional da eleição.
Candidatura de Danilo
“Comecei a pensar em me candidatar à presidência do partido ao final da campanha de 2022, estimulado por companheiros. Vejo a necessidade de renovação da direção do PT em Campos. Estou preparado para comandar o partido, sabendo que posso contar com a experiência todos os companheiros e companheiras que já estiveram nessa posição”, disse Danilo à coluna.
Candidatura de Jefferson
“O processo de eleições diretas do PT é uma oportunidade de fortalecer nossa democracia interna, ouvir os filiados e reafirmar nosso compromisso com as pautas do município, do estado e do país. Em Campos, participo desse processo ao lado de companheiras e companheiros, com o objetivo de renovar e fortalecer o partido”, disse Jefferson.
Reimont e Diego disputam PT no RJ
No estado do Rio, os candidatos a presidente do PT serão o deputado federal Reimont e Diego Zeidan. Secretário de Habitação do governo Eduardo Paes (PSD) na cidade do Rio de Janeiro. Diego é filho do prefeito de Maricá, Washington Quaquá.
Quaquá, Valter e Edinho disputam PT nacional
Por sua vez, Quaquá é candidato a presidente nacional do PT. Assim como o historiador Valter Pomar e Edinho Silva. Ex-prefeito do município paulista de Araraquara, Edinho é considerado o nome preferido do presidente Lula para comandar o partido no Brasil.
Publicado hoje na Folha da Manhã.