Paes lidera a governador até com metodologia pró-evangélica

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

 

Paes lidera no RJ em outra pesquisa

Em todas as pesquisas, o prefeito carioca Eduardo Paes (PSD) lidera com folga a corrida a governador do RJ na urna de 4 de outubro, daqui a pouco mais de 13 meses. Na Prefab Future, feita de 12 a 16 de agosto e divulgada (confira aqui) na segunda (18), também: Paes teve 35,5% de intenção de voto na consulta estimulada — com a apresentação dos possíveis candidatos ao eleitor.

 

Campistas no páreo?

A novidade foi que, entre os demais nomes a governador apresentados pela Prefab a 1.001 eleitores fluminenses, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), apareceu em 2º lugar, com 5,5% de intenção. Como outro campista, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), ficou na 4ª posição na corrida, com 4,0%.

 

Todos distantes do líder

Na margem de erro de 3,1 pontos para mais ou menos, todos os demais nomes a governador da Prefab ficaram em empate técnico distante de Paes. Atrás de Wladimir, o ex-prefeito de Caxias Washington Reis (MDB) teve 4,7%. Atrás de Bacellar, o ex-prefeito de Maricá Fabiano Horta (PT) teve 2,5%. E o ex-governador Wilson Witzel (PMB), 2,3%.

 

Metodologia pró-evangélica

Mas quando revelou a proporção das fatias dos fluminenses que ouviu em agosto, a pesquisa Prefab traz um problema já conhecido na metodologia adotada pelo instituto. Enquanto o IBGE contabiliza a população do RJ com 39% de católicos e 32% de evangélicos, a pesquisa ouviu um universo majorado de 48,1% evangélicos. Como minimizado de 28,1% católicos.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário