
Flávio a governador?
O favoritismo de Paes a governador do RJ em 2026 ainda não encontrou um adversário com dois dígitos nas pesquisas. Mesmo que o prefeito carioca seja considerado aliado de Lula. E que todas as pesquisas nacionais mostrem o bolsonarismo ainda majoritário no RJ. O que, hoje, só mudaria se o senador Flávio Bolsonaro (PL) se lançasse a governador.
Por que o bolsonarismo mira o Senado?
Como tudo indica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro, a tática nacional do bolsonarismo é aumentar sua bancada no Senado. Porque é o único lugar onde um ministro do STF pode, constitucionalmente, sofrer e ser cassado por um processo de impeachment.
STF emparedado mesmo com Lula reeleito?
Se conseguisse, nas urnas de 2026 ou em composição a partir delas com outras legendas conservadoras, a maioria, a presidência e o controle legislativo da pauta da Câmara Alta da República, o bolsonarismo não precisaria de indulto de um presidente de direita eleito em 2026. Poderia emparedar no Senado, mesmo no caso da reeleição de Lula, o STF.
Bolsonaros ao Senado
Por isso a reeleição de Flávio a senador pelo RJ, favorito em todas as pesquisas, seria tão importante. Como da ex-primeira-dama Michelle (PL) a senadora por Brasília. Sobretudo num momento em que a candidatura do deputado federal Eduardo (PL) a senador por São Paulo deve ter problemas jurídicos. Por sua atuação assumida nos EUA por sanções ao Brasil.
Moro em SP no caminho de Carlos em SC
O bolsonarismo também tencionava lançar o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) a senador por Santa Catarina. Mas, diante das tensões dos Bolsonaro com o Judiciário, essa transferência de domicílio eleitoral poderia ter problemas. Como o ex-juiz federal Sergio Moro (União), que se elegeu a senador em 2022 pelo Paraná, não por São Paulo, como planejou inicialmente.
Carluxo a senador e Flávio a governador?
Assim, dentro do planejamento nacional do bolsonarismo a 2026, passou a ganhar força nos bastidores da política fluminense a possibilidade de Carluxo concorrer a senador pelo RJ, onde já tem seu título eleitoral. Em um movimento de pinça com a candidatura de Flávio a governador contra Paes.
A menor vantagem de Paes
Na única pesquisa em que Flávio foi testado a governador, na Quaest de fevereiro (confira aqui) deste ano, ele teve 20% de intenção de voto na consulta estimulada, contra 29% de Paes. Apesar da desvantagem de quase 10 pontos ao atual prefeito do Rio naquela sondagem, foi a menor vantagem que este teve, até aqui, contra qualquer possível adversário ao Palácio Guanabara.
Publicado hoje na Folha da Manhã.
