Por Edmundo Siqueira
“A informação passada pelo Governo do Estado (confira aqui) de que a Fundação Cultural não teria anexado a declaração de patrocínio é improcedente, visto que assim fizemos na data de 22 de agosto, tão logo obtivemos importante e fundamental documento em mãos, encaminhado pelo grupo Dom. É imperioso que o Governo do Estado, via Secec, aprove o projeto submetido na Plataforma Desenvolve Cultura, a fim de podermos entregar para a sociedade campista um FDP! ainda melhor”.
Foi o que disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, contestando a informação divulgada pelo Governo do Estado de que o projeto do Festival Doces Palavras (FDP!) ainda não teria anexado a declaração de patrocínio — documento obrigatório para a liberação de recursos via Sistema Desenvolve Cultura.
O esclarecimento da presidente da FCJOL surge após o Estado do Rio de Janeiro afirmar, por meio de nota oficial, que o projeto foi submetido ao sistema em 29 de agosto e que será analisado pela Comissão Avaliadora de Projetos (CAP) no dia 9 de outubro. Segundo o comunicado estadual, “o proponente ainda não anexou ao sistema a declaração de patrocínio, documento obrigatório para a liberação do recurso”.
O valor solicitado para o festival é de R$ 210.000,04. De acordo com o estado, mesmo que o projeto seja aprovado pela CAP, a liberação dos recursos só poderá ocorrer após a apresentação da declaração.