Na opinião do “Opiniões”, quem serão os próximos vereadores de Campos

Que a prefeita Rosinha irá se reeleger no próximo domingo, liquidando a fatura eleitoral em turno único, a despeito das suas muitas contas jurídicas ainda em aberto, ninguém em sã consciência discute mais. Sejam com os 55,5% do Iguape (02/10), ou os 62% que lhe deram o Precisão (27/09) ou o Ibope (18/09), não há projeção racional que aponte a existência de segundo turno. Mas e os vereadores que serão eleitos em 7 de outubro?

Na opinião deste “Opiniões”, formada no bom e velho trabalho jornalístico de observações e conversas com representantes dos mais variados segmentos políticos de Campos, no lugar das 25 cadeiras da Câmara que o presidente municipal do PR Wladimir Matheus chegou a projetar aqui, em setembro de 2011, como domínio exclusivo dos governistas a partir de 2013, os partidos que apoiam a candidatura da prefeita deverão fazer apenas 17, ou 72% do novo Legislativo. Seria mais proporcionalmente, mas não muito, do que os 64,7% representados pelos 11 vereadores eleitos em 2008 pelas legendas que apoiaram Arnaldo Vianna (PDT).

Mas como Rosinha, que da última vez elegeu consigo apenas seis edis, termina sua administração municipal com o dobro de vereadores, na dúzia deles (ou 70,6%) que hoje lhe dá sustentação, nem a imposição da fidelidade partidária pelo Supremo Tribunal Federal pode garantir que ela, se conseguir assumir e desempenhar até o fim o novo mandato quase certo nas urnas, não acabe conquistando mais apoios, mesmo que velados, entre os oito vereadores ditos de oposição que aqui serão projetados com boas chances de eleição no próximo domingo.

Abaixo, coligação a coligação, partido a partido, abaixo seguem os palpites do blog, submetidos aos riscos de quaisquer outros palpites, mas muito pior quando se trata das complicadas contas do coeficiente eleitoral dos pleitos proporcionais. Votos depositados nas urnas e apuração totalizada, depois será só conferir para sentar a pua sobre os erros de avaliação mais que prováveis do blogueiro…

PR/PRB

A coligação do partido dos Garotinho deve fazer seis vereadores, sem sobra. Os mais prováveis são:

1 – Tadeu Tô Contigo (PRB)

2 – Jorge Magal (PR)

3 – Kellinho (PR)

4 – Dr. Abdu Neme (PR)

5 – Dr. Paulo Hirano (PR)

6 – Gil Vianna (PR)

Também estariam na briga: Thiago Ferrugem (PR), Carlos Alberto do Canaã (PR), Adriano Limpa Fossa (PR), Fábio Ribeiro (PR) e Dayvison Miranda (PRB).

PP

Correndo sozinho, o partido do senador Francisco Dornelles deve reeleger, também sem sobra, dois da atual Legislatura,:

1 – Papinha

2 – Albertinho

Também na disputa: Miguelito e Orlando Portugal.

PSB

Os socialistas de legenda, mas não necessariamente próximos ao ideário em suas práticas, devem eleger dois, um de maneira direta, com outro na sobra:

1 – Jorge Rangel

2 – Diego Dias

Também com chances: Altamir Bárbara.

PTC

Outro partido a correr sozinho, também tende a fazer dois vereadores, um deles também na sobra:

1 – Thiago Virgílio

2 – Ozéas

Também disputam: Geraldinho, Renatinho Eldorado, Charles Pipiu e Geraldinho de Santa Cruz.

PT do B e PRTB

A coligação deve fazer também duas cadeiras, uma igualmente na sobra:

1 – Mauro Silva (PT do B)

2 – Eduardo Crespo (PT do B)

Também apresentam chance: Linda Mara (PRTB) e Chico da Rádio (PT do B).

PTB e PSDB

Tradicionalmente de oposição aos Garotinho, o partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pode ter se aliado ao governo de Campos para não colher resultado eleitoral algum, pois as prováveis duas vagas da coligação, uma direta, uma na sobra, devem ficar para a legenda do ex-presidente Getúlio Vargas:

1 – Luiz Azeredo (PTB)

2 – Dr. Edson Batista (PTB)

Também disputam: Neném (PTB), Beto Cabeludo (PTB) e Pedro Nízio (PTB).

PHS

Um partido, mais uma provável vaga à situação:

1 – Professora Auxiliadora

Também na briga: Manoel Alves da Costa, Robinho Barbosa, Luiz Augusto Abençoado, Vinícius Madureira e Dudu de Custodópolis.

PPL, PPS e PDT

Todos os mundos e fundos movidos pelo deputado federal Anthony Matheus, o Garotinho, contra a reeleição do próprio irmão, não devem surtir o resultado esperado pelo presidente regional do PR. Além disso, a coligação da oposição tende a eleger mais um vereador na sobra:

1 – Nelson Nahim (PPL)

2 – Rafael Diniz (PPS)

Também têm chance: Abu (PPL), Cordeiro (PPL) e Toninho Vianna (PPL).

PMDB e PSD

A coligação do partido do governador fluiminense Sérgio Cabral com a legenda criada pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab também deve fazer duas cadeiras, uma direta, uma na sobra:

1 – Nildo Cardoso (PMDB)

2 – Fred Machado (PSD)

Também disputam: Dr. Admardo (PSD), Joilso Melo (PSD) e Jorginho Virgílio (PSD).

PT e PSL

Outra coligação da oposição que também tem boas chances de eleger dois, contando um na sobra:

1 – Alessandra Faez (PT)

2 – Marcão (PT)

Também na briga: Odisséia Carvalho (PT), Claudeci das Ambulâncias (PSL) e Professor Alexandre (PT).

PSDC e PMN

Embora oficialmente na oposição, nesta coligação, que também pode eleger dois, sendo um na sobra, devem sair os vereadores mais sucetíveis à mudança de lado ao governo municipal, confirmada a eleição e o exercício do poder por Rosinha:

1 – José Carlos do Detran (PSDC)

2 – Enock Amaral (PSDC)

Também disputam: Kelynho Povão (PSDC), Álvaro César (PMN), João da Égua (PSDC) e Gerusa Peixoto (PSDC).

Obs: Outras coligações e partidos, embora com alguns candidatos bem votados individualmente, na opinião deste blog, montada nas necessidades de legenda e na lógica apresentada nestas eleições, não conseguirão eleger representantes.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 34 comentários

  1. Maria

    A pergunta que não quer calar:O que Da Barbie vai fazer com todos os puxadores de votos(candidatos a vereador)Será que serão contratados pa assessora-la?

  2. Marcelo Figueiredo

    Fluminense,Atlético MG, Grêmio ou Vasco – um desses será campeão.
    Atlético GO, Figueirense, Sport – um desses cairá.

    Com todas as barbadas das coligações eu também quebro a banca. Dá pra ver com muita facilidade a tendência de manipular até nota como essa. Os alvos são claros, tem gente feliz da vida em ter sido colocada “correndo por fora”.
    Sobre aquele convite: diga o dia e a hora.

  3. Andre

    Acho que o caro amigo jornalista se esqueceu do Dr. Alexandre mocaiber que sera o primeiro do partido. Pode apostar.

  4. livia

    Axo que essa projeçao esta com a mesma credibilidade da pesquisa O PAPEL. Pelo amor de Deus ne.

  5. Lucas Chaves

    Boa análise, mas penso diferente em relação a alguns nomes.

    No PR, eu incluiria Thiago Ferrugem, que terá mais votos do que Paulo Hirano e retirava Gil Viana. Porém, na hipótese do PR eleger 7 Gil Viana entraria.

    No PT não acredito que Alessandra Faes consiga se eleger. Pelo que sei das pesquisas internas, o próprio PT só acredita que terá uma vaga, disputada voto a voto por Alexandre e Marcão.

    Abs

  6. n campos

    DEM na sua opinião não faz cadeira?

  7. Gilberto Nunes

    Caros Aluysio Abreu Barbosa e José Renato, vcs usaram quais critérios para ordenar os candidatos? Fiquei Curioso porque o Luiz Azeredo (PTB) aparece em todas as pesquisas atrás de Dr. Edson e Neném também do PTB, mas na matéria os Sr’s colocaram ele em primeiro lugar.

    Gostaria de saber quais foram os dados usados por vcs.

    Paz e bem

  8. Clara

    Só não acredito que Luiz Azeredo ou Dr Edson terão mais votos que Neném no PTB, acho que ele entra em segundo ou primeiro.

  9. Aloisio

    Gostaria de saber baseado em que pesquisa ou que critério foi feita essa avaliação? eu acho que nesta avaliação poderia constar o nome do ITO TAVARES, que na eleição passada perdeu por + ou – 225 votos, tendo nesta atual campanha uma desempenho surpreendente junto a comunidades novas que agora fazem parte do seu eleitorado, podendo inclusive dobrar os votos obtidos naquela ocasião. Só quem vive o dia a dia da sua campanha sabe o quanto o ITO vem trabalhando para alcançar seu objetivo que é se tornar não só + um VEREADOR desta cidade, e sim O VEREADOR. É isso vcs verão no dia 7 de outubro se DEU quizer.
    Abs.

  10. antonio

    SEM LOGICA

  11. Aluysio

    Caro Marcelo Figueiredo,

    Fique à vontade em seus “palpites”. Só espero que nisso não demore, nem seja tão dúbio, quanto em sua vaga e lenta resposta à primeira pergunta…

    Grato pela colaboração!

    Aluysio

  12. Aluysio

    Caros Livia, Gilberto Nunes, Aloisio e Antonio,

    Como ressalvei na própria postagem, mas vcs parecem não ter dado a devida atenção:

    “(…) seguem os palpites do blog, submetidos aos riscos de quaisquer outros palpites, mas muito pior quando se trata das complicadas contas do coeficiente eleitoral dos pleitos proporcionais. Votos depositados nas urnas e apuração totalizada, depois será só conferir para sentar a pua sobre os erros de avaliação mais que prováveis do blogueiro…”

    Abçs e grato pela colaboração!

    Aluysio

  13. Andrade

    Esse André só fala água! ahuahuauahua…

  14. Ana

    Acho que vcs estão bem por fora dos candidatos do PSDC. Vc nem mencionaram o Dr. André Fontoura!! Ele encontra-se bem no partido e crescendo a cada dia.

  15. Roberto

    Caro Aluizio, acho que vc esta se esquerdo de nomes como Alciones de rio preto que já foi vereador e que nas eleições de 2008 teve quase cinco mil votos, ele pelo que eu tenho visto por aí, ele vai dar banho em muitos por neste partido. Fica aí uma dica.

  16. daniel Mota Rodrigues

    Bom dia Aluisio,
    Com todo respeito não acredito que Dr André Fontoura não esteja entre os primeiros do PSDC. Em vista que os outros candidatos brigam pelas mesmas lideranças pois o foco é o Detran, Ciretran, etc… Há de convir que se João Peixoto esta ajudando sua filha com certeza esta minando José carlos e Enok Amaral para levantar Gerusa. Já Dr André Fontoura tem uma campanha independente com muito serviço prestado e muito bem nas pesquisas. O homem fez uma carreata neste final de semana maior do que os prefeitáveis fizeram por ai.Parou o Jardim Carioca. Fiquei impressionado.
    Acredito que a lógica é essa.
    Abraço!
    Daniel Mota – Jornalista.

  17. Pedro

    “Ta sabendo LEGAL” Pela pesquisa interna do partido PP Papinha aparece em Quarto lugar. Só pra constar.

  18. Alexandre

    O blog esqueceu de alguns nomes como Ito Tavares, Jairinho é Show, Duda Renovação, Cecilia Ribeiro Gomes.. entre outros.
    E arriscou muito em por Papinha em primeiro, já que nas internas o comentário é que tá brigando para ficar em terceiro no partido.
    Magal atrás do Tadeu também é uma aposta arriscada.
    Cecilia vai ter mais votos que Linda Mara e é a favorita para a 2ª posição.
    O Jairinho é Show, que é um cara que não gosto, foi forte na última eleição, tem uma votação boa no Parque Lebret e o irmão é dono de uma construtora fortíssima em Campos, então, tem a mágia de ser popular + dinheiro.
    E Ito Tavares acredito que tenha sido realmente um esquecimento do blog, não é necessário comentar sobre ele.
    E acho que Doutor Admardo vai surpreender.
    De qualquer forma, estou com Magal seja em 1º ou em último.

  19. Felipe

    Bom dia,
    Acho que Thiago Ferrugem, entra na vaga de Paulo Hirano ou Gil viana.

  20. Vagner

    Acho que estão menosprezando o PHS que acredito ter uma nominata mais forte e com mais candidatos aptos a chegar que o PTB-PSDB que também não tem nenhum vereador, e podem fazer 02 colocaria aí Manoel Costa e/ou Abençoado e/ou Auxiliadora 03 nomes para 02 vagas, ainda possuem outros nomes que podem surpreender de acordo com a própria relação de vcs, vários nomes medianos que somadas que podem fazer 02.

  21. leonardo

    BOA TARDE
    DESSA MANEIRA FICA DIFICIL DE ACREDITAR NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE NOSSA CIDADE POIS LISTAS COMO ESSA QUE VCS DIVULGARAM FORAM FEITAS NA BASE DO ACHISMO OU PALPITE OU TALVES ATÉ MESMO SONHO. COM BASE EM QUAL PESQUISA OU INFORMAÇÃO VCS CHEGARAM A ESSES DADOS,DESSA MANEIRA VC IRA PERDER A CREDIBILIDADE DO SEU BLOG.

  22. joão

    Por favor o PSDC tem que ser respeitado por esses candidatos trairas depois não poderam assumir por infidelidade partidaria a majoriria e mais vamos ter muitas surpresas inclusive já tem candidato saindo para apoiar a oposição a unica candidata fiel ao PSDC da eleição de 2008 é LILIANE DO CASARÃO 27123 NÃO SE VENDEU TEM POSTURA TEM O MESMO NUMERO DE 2008- 27123- MEUS AMIGOS CAMPISTAS VOTE PSDC VOTE LILIANE DO CASARÃO 27123.

  23. FABIANO

    Acho que esta lista,está cheia de falhas como no PTC que não cita o nome de Paulo Arantes.

  24. deuci

    me desculpem dr admardo esta em primeiro lugar em todas as pesquisas interna da coligaçao pmdb pds

  25. BRUNO

    acho que LUIZ AZEREDO será o mais votado…

  26. Raquel

    Dr André Fontoura vai rebentar. Espero vê este médico sério e competente que não se vende representando todos nós na câmara de vereadores de Campos. Precisamos de pessoas independentes como ele para ajudar o prefeito a governar de verdade. Homem lutador que começou a vida muito cedo e tem muita experiência onde muita gente que esta ai na política mais velho não tem a mesma experiência dele.

  27. Mauricio

    Voces esqueceram de um candidato o GENASIO do PSC 20190 esse vai chegar com certeza…

  28. Nathalia

    A analise foi boa,mais acho que o caro amigo jornalista, se esqueceu do Dr paulo marcelo do PHS. Pois sera o mais votado do partido. A vitoria!!!

  29. luiz carlos

    O PSDC pode fazer 3 vereadores Damião, tucano Pelezinho, são nomes fortes que não estão aparecendo na midia mais vai briga por cadeiras.

  30. tiago

    bom dia galera gostaria de saber do palpite de vcs será que DOUTOR DANTE ficaria de fora?

  31. Bela

    Acho que o seu palpite será bem certeiro!

  32. Fernado

    Vocês estão esquecendo do Dr. Andr Fontoura 2 7 7 8 9!!! Ele esta fazendo uma bela campanha independente e nas internas esta em primeiro. Pensem antes de falar!!!

  33. marcia

    Esta lista faz sentido de acordo como numero de votos que estao comprando por cem(100)reais em varios bairros,principalmente em TRES VENDAS

  34. leandro

    EU APOSTO EM TA FELIZ SHOW THE THE THE, VAI SURPREENDER COMO NOVO TIRIRICA!!!

Deixe um comentário