Wladimir como vice de Paes ao pé do ouvido de Lula

 

Ao lado de Wladimir na inauguração do novo prédio da UFF em Campos na segunda, Lula ouve de Caio que o prefeito de Campos pode ser vice do prefeito do Rio na chapa a governador do estado em 2026 (Foto: Divulgação)

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Wladimir vice de Paes ao ouvido de Lula

“Estamos trabalhando para Wladimir (Garotinho, PP) ser o vice na chapa de Eduardo Paes (PSD) a governador”. Foi isso que o deputado federal Caio Vianna (PSD) disse ao ouvido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no palanque montado no novo prédio da UFF na cidade, em sua inauguração oficial (confira aqui) na última segunda (14).

 

Lula pede e recebe telefone de Wladimir

Diferente do que a jornalista carioca Berenice Seara divulgou (confira aqui) ontem (13), Caio não confidenciou uma certeza a Lula, mas uma possibilidade. O que teria bastado para o presidente pedir que o prefeito de Campos lhe passasse seu telefone, “para conversar sobre a política do Rio”. E foi atendido por Wladimir, que anotou seu número nas costas do petista.

 

Caio Vianna na costura

Foi o que Caio disse ontem à coluna. E foi um passo adiante, ao pé do ouvido de Lula, do que o deputado já havia dito em entrevista (confira aqui) ao Folha no Ar, programa matinal da Folha FM 98,3, do último dia 4: “Uma chapa de Wladimir com o Eduardo (Paes) seria uma chapa dos sonhos, sem dúvida alguma. Dificilmente haveria concorrência para bater essa chapa”.

 

Fora da Prefeitura em 2026?

Antes de Caio levantar a bola no Folha no Ar, a possibilidade de o prefeito de Campos ser vice do prefeito do Rio numa chapa a governador em 2026 já era debatida abertamente nos bastidores. Em concordância com a máxima “político não pode ficar sem mandato”, é bem provável que Wladimir deixará a Prefeitura de Campos até abril do ano que vem.

 

Para se candidatar a quê?

Além da possibilidade de ser vice de Paes a governador, Wladimir poderia ser candidato em 2026 a deputado federal ou estadual. Ou ainda a senador, numa composição mirando as duas vagas que o estado terá em 2026 à Câmara Alta da República.

 

Caio e Wladimir entre 2020 e 2024

A definição eleitoral de 2026 interessa diretamente a Caio. Que, após disputar um 2º turno muito duro contra Wladimir em 2020, a prefeito de Campos, se aliou a ele em 2024 para ajudar a garantir a reeleição do ex-adversário ainda no 1º turno em 2024.

 

Caio e Wladimir para 2026

“A deputado federal, naturalmente, sou candidato à reeleição. O acordo com o prefeito é para eu ser o candidato a deputado federal do grupo. Caso isso mude por uma questão singular (Wladimir vir a federal), isso me coloca como candidato a deputado estadual do grupo” disse Caio à Folha FM. Foi 10 dias antes de falar de Wladimir como vice de Paes ao ouvido de Lula.

 

Reforço a Paes no interior

Eduardo Paes é aliado de Lula e Caio. Se isso se estendesse a Wladimir, que já foi do PSD, teria impacto no tabuleiro político do RJ em 2026. Quando poderia sanar um conhecido déficit de Paes a governador, eleitoralmente forte na capital e fraco no interior do estado. A ver.

 

Pubicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário