Pesquisas de junho: Bolsonaro não 67% x 57% Lula não

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Lula desaprovado e com dificuldade de reeleição

A confirmar a AtlasIntel e a Quaest (confira aqui, aqui, aqui e aqui) de maio, três novas pesquisas apontam que o governo Lula 3 segue desaprovado pela maioria dos brasileiros em junho. E que, se o pleito de outubro de 2026 fosse hoje, não daqui a 1 ano e 3 meses, Lula teria dificuldades para se reeleger presidente em um eventual 2º turno contra possíveis adversários.

 

Maioria desaprova o governo

Na Ipsos/Ipec de junho, 55% dos brasileiros desaprovam o Lula 3, enquanto 39% aprovam e 6% não opinaram. Na pesquisa CNT/MDA de junho, 53% desaprovam o atual Governo Federal, enquanto 41% aprovam e 6% não opinaram. Com institutos de metodologias diferentes, são quase os mesmos números.

 

Dificuldades no 2º turno (I)

Já na Datafolha de junho, com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos, embora lidere numericamente, Lula não passaria do empate técnico no 2º turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), por 43% a 42% de intenções de voto. Assim como contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), por 50% a 46%.

 

Dificuldades no 2º turno (II)

Na CNT/MDA, com margem de erro de 2,2 pontos para mais ou menos, Lula também lidera numericamente, mas também não passa do empate técnico contra Tarcísio, por 41,1% a 40,4%. A pesquisa não fez projeção de um eventual 2º turno entre o líder petista e Michelle.

 

Dados das três pesquisas de junho

A Ipsos/Ipec ouviu 2.000 eleitores de 5 a 9 de junho. Com margem de erro de 2 pontos, fez só avaliação de governo, sem levantamento eleitoral. A Datafolha ouviu 2.004 eleitores de 10 a 11 de junho. E fez apenas consulta eleitoral, sem avaliação de governo. Só a CNT/MDA, que ouviu 2.002 eleitores de 11 a 15 de junho, pesquisou ambas: avaliação de governo e eleição.

 

Força eleitoral de Bolsonaro

Embora inelegível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030, além de réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro também foi pesquisado nas simulações eleitorais para 2026. E, tanto na CNT/MDA quanto na Datafolha, ainda seria o adversário mais duro em uma eleição presidencial contra Lula.

 

Bolsonaro x Lula na CNT/MDA

Na CNT/MDA, Bolsonaro liderou numericamente a consulta estimulada (com apresentação dos nomes ao eleitor) do 1º turno, por 31,7% a 31,1% de Lula, em um empate técnico. Que também se repetiria ao 2º turno, com 43,9% do capitão contra 41,4% do petista.

 

Lula x Bolsonaro na Datafolha

Na Datafolha, quem liderou numericamente a consulta estimulada foi Lula, por 36% a 35% de Bolsonaro, em outro empate técnico. Que se repetiria na projeção do 2º turno, mas com vantagem numérica do ex-presidente, com 45% contra 44% do atual.

 

Lula e Bolsonaro lideram rejeição

Lula e Bolsonaro também lideram a rejeição, índice mais importante em um eventual 2º turno. Na Datafolha, 46% dos brasileiros não votariam de maneira nenhuma no petista e 45%,no capitão.

 

Rejeição dos demais presidenciáveis

A lista negativa seguiu na Datafolha com 32% de rejeição presidencial ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), 31% do senador Flávio Bolsonaro (PL), 30% de Michelle, 19% do governador do Paraná, Ratinho Jr; 18% do governador de Minas, Romeu Zema (Novo); e os mesmos 15% de Tarcísio e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

 

Lula não 57% x 67% Bolsonaro não

Na Datafolha, 66% dos brasileiros acham que Lula se candidatará à reeleição. Mas 57% acham que ele não deveria concorrer, contra 41% que acham que deveria. Quanto a Bolsonaro, 67% dos brasileiros acham que ele deveria abrir mão de uma candidatura juridicamente inviável e apoiar outro candidato, contra 29% que acham que deveria manter sua pré-candidatura.

 

Brasil dividido em três terços

A CNT/MDA não mediu rejeição, mas fez consultas reveladoras. São 32,6% os que preferem votar em Bolsonaro ou alguém apoiado por ele, 30,9% os que preferem votar em Lula ou alguém apoiado por ele e 30,6% os que preferem votar em alguém que não seja ligado a Bolsonaro ou Lula. O eleitor do Brasil se divide quase igualmente nestes três terços.

 

Esquerda 21,7% x 38% direita

Outras consultas da CNT/MDA revelam como o cenário hoje traz dificuldades à eleição de um presidente de esquerda em 2026. São 21,7% os brasileiros que se dizem de esquerda (17,4%) ou centro-esquerda (4,3%). Enquanto 38% se dizem de direita (33,8%) e centro-direita (4,2%). Outros 6,4% se dizem de centro, com expressivos 33,9% que não souberam responder.

 

Lula 3 pior que Bolsonaro

Em outra consulta da CNT/MDA desfavorável à reeleição de Lula, 43,1% dos brasileiros acham que o seu governo está pior do que o de Bolsonaro. Do outro lado, 34,4% acham que o atual está melhor que o anterior, com 20,5% que acham que os dois governos são semelhantes.

 

Quem mais acertou em 2022?

Contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o instituto MDA foi o que mais acertou os resultados das eleições presidenciais de 2022. No 1º turno, a CNT/MDA projetou 48% dos votos válidos a Lula, que teve na urna 48,43%; e 40% a Bolsonaro, que teve 43,20%. E, no 2º turno, projetou 51,1% a Lula, que teve 50,9%; e 48,9% a Bolsonaro, que teve 49,1%.

 

Análise do especialista (I)

“Falamos dos institutos de pesquisa de maior credibilidade do país. O Datafolha faz pesquisas a presidente da República desde 1989, primeira eleição após redemocratização do Brasil. E o CNT/MDA, por sua vez, foi o instituto que mais acertou as urnas de 2022”, observou o geógrafo William Passos, com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

Análise do especialista (II)

“Como síntese das últimas projeções desses institutos, destaco as dificuldades para a eleição de um presidente de esquerda em 2026, mesmo na condição de incumbente. E a manutenção de Jair Bolsonaro como a principal liderança anti-lulopetista, com potencial influência sobre o resultado das urnas de 2026, ainda que não venha candidato”, concluiu o especialista.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário