Lula 3 desaprovado por 51%, mas 50% o apoiam contra Trump
Hoje, a maioria de 51% dos brasileiros desaprova o governo Lula 3, contra 43% que aprovam. Mas ele tem o apoio de 50% no tarifaço dos EUA ao Brasil. Já 55% concordam com taxar as Big Techs. E 53% acham que o apoio ou proximidade de Trump prejudicará um candidato a presidente na eleição de 2026. Foi o que mostrou a pesquisa Ipespe divulgada na quinta (24).
Desaprovação: 61% a Trump, 49% ao STF e mais de 60% ao Congresso
Na mesma toada, a maioria de 61% dos brasileiros desaprova o governo do presidente Donald Trump nos EUA. Como 57% discordam da revogação dos vistos de entrada no EUA a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo que este seja desaprovado por 49%. Desaprovação, no entanto, menor que a da Câmara de Deputados (63%) e do Senado (61%).
Ipespe confirma tendência de melhora de Lula
A nova Ipespe foi feita de 19 a 22 de julho, com 2.500 eleitores e margem de erro de 2 pontos para mais ou menos. De maio a julho, a desaprovação ao governo Lula caiu 3 pontos: de 54% a 51%. E a aprovação cresceu os mesmos 3 pontos: de 40% a 43%. É uma tendência de melhora de Lula, após a ameaça de Trump ao Brasil, já registrada nas pesquisas AtlasIntel (confira aqui) e Quaest (confira aqui).
Análise do especialista (I)
“Realizada após o anúncio do tarifaço de Donald Trump, a Ipespe de julho apurou melhora da aprovação do governo Lula acima da margem de erro. A pesquisa também mostrou que a desaprovação a Trump subiu entre maio e junho, de 55% a 61% dos brasileiros”, registrou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.
Análise do especialista (II)
“Metade dos brasileiros (50%) aprova a reação do Lula 3 diante do tarifaço de Trump. E mais da metade (55%) concorda com a taxação das Big Techs, possível motivo à ameaça dos EUA ao Brasil. Já 53% acreditam que os candidatos a presidente do Brasil que manifestarem apoio ou a proximidade a Trump serão prejudicados na campanha eleitoral de 2026”, concluiu William.
Publicado hoje na Folha da Manhã.