
Um empate exato e um técnico, na margem de erro, entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) em um 2º turno a presidente do Brasil, marcado para 25 de outubro, daqui a pouco mais de 7 meses. E vários cenários de empate técnico entre os dois já no 1º turno de 4 de outubro. Foi o que revelaram duas pesquisas nacionais divulgadas hoje (11), dos institutos Quaest (2º turno: Lula 41% x 41% Flávio) e Ideia (2º turno: Lula 47,4% x 45,3% Flávio).
Flávio cresce ao 2º turno — Nas duas pesquisas presidenciais e suas simulações de 2ª turno, na comparação com os meses anteriores, o filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu nas intenções de voto. Na Quaest, ele cresceu 3 pontos dos 38% de fevereiro aos 41% de março no 2º turno contra Lula. Na Ideia, Flávio cresceu 4,2 pontos dos 41,1% de fevereiro aos 45,3% de março.
E Lula contra Flávio no 2º turno? — Se Flávio comprovadamente cresceu no último mês, em um provável 2º turno contra Lula, como este performou de fevereiro a março? Por dois institutos diferentes, com metodologias diferentes e margens de erros diferentes (2 pontos para mais ou menos na Quaest, 2,5 pontos na Ideia), as duas pesquisas apresentaram tendências diferentes.
Tendências diferentes de Lula — Na Quaest, Lula oscilou 2 pontos para baixo, dentro da margem de erro, dos 43% de intenção de voto de fevereiro aos 41% de março, em um 2º turno contra Flávio. Mesma simulação onde, na Ideia, o petista teria oscilado 1,6 ponto para cima, dentro da margem de erro, dos 45,8% de fevereiro aos 47,4% de março. Na dúvida, a certeza: Flávio cresceu de fato, Lula oscila.
Empate técnico tambem com Tarcísio ao 2º turno — Lula, no entanto, liderou todas as outras seis simulações de 2º turno da Quaest e outras sete da Ideia. Mas, nesta pesquisa, que ainda testou o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), como presidenciável, Lula teve outro empate técnico no 2º turno: 46,4% de intenção contra 44,8% do ex-diretor-geral do Dnit do governo Dilma Rousseff (PT) e ex-ministro de Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro.

Empates técnicos de Lula e Flávio já no 1º turno — Ao 1º turno de 4 de outubro, a Quaest testou sete cenários e Lula liderou numericamente todos, mas em cinco deles já em empate técnico com Flávio. Por sua vez, a Ideia testou quatro cenários de 1º turno, com Lula também liderando numericamente em todos, mas em três empates técnicos com Flávio já de saída. O quarto cenário da Ideia, que a Quaest não testou, no lugar de Flávio teve Tarcísio, com quem Lula também não passou do empate técnico.

Eleição, até aqui, polarizada — Nos três cenários de 1º turno iguais nas duas pesquisas, para comparação, Lula variou de 36% a 39% na Quaest, com Flávio variando de 30% a 35%. Na Ideia, nos mesmos três cenários de 1º turno, Lula variou de 39,6% a 40,3%, com Flávio variando de 34,7% a 36,3%. Nos mesmos três cenários das duas pesquisas, nenhum outro candidato chegou a bater dois dígitos de intenção.

Lula merece se reeleger? — A dificuldade do atual presidente, em vários cenários de empate técnico já no 1º turno com Flávio, chegando ao inédito empate exato na simulação de 2º turno da série Quaest, é melhor medida por outra pergunta, que sempre é feita pelo eleitor sobre um candidato à reeleição: Lula merece se reeleger?
Quaest: não merece para 59% — Na Quaest, Lula não merece mais quatro anos de governo para maioria de 59% dos brasileiros em março, 2 pontos mais que os 57% de fevereiro. E merece para a minoria de 37%, 2 pontos a menos que os 39% de fevereiro. Os que não souberam opinar eram e se mantiveram em 4% no último mês.
Ideia: não merece para 50,6% — Na Ideia, Lula não merece outro mandato de presidente para uma maioria mais apertada de 50,6% dos brasileiros, 0,4 ponto a menos que aos 51% de fevereiro. E merece para uma minoria mais ampla de 46,7%, 0,3 ponto a menos que os 47% de fevereiro. Os que não souberam opinar oscilaram 0,7 ponto para cima, dos 2% de fevereiro aos 2,7% de março.

Aprovação do Lula 3 na Quaest — Em relação à aprovação de governo, Lula também teve maioria numérica contrária nas duas pesquisas. Na Quaest de março, o Lula 3 é desaprovado por 51% dos brasileiros, 2 pontos a mais que os 49% de fevereiro. Os que hoje aprovam são 44%, 1 ponto a menos que os 45% de fevereiro. No mesmo período, os que não souberam responder foram de 6% aos atuais 5%.
Aprovação do Lula 3 na Ideia — Na Ideia de março, o Lula 3 foi desaprovado 50,5% dos brasileiros, outra maioria apertada, embora 0,9 ponto a menos que os 51,4% de fevereiro. Os que hoje aprovam são 47,2%, num empate técnico com a desaprovação na margem de erro da pesquisa. São 0,6 ponto a mais que os 46,6% que aprovavam em fevereiro. Os que não souberam opinar foram de 2,0% aos atuais 2,3%.

Dados das pesquisas — A Quest foi ouviu presencialmente 2.004 eleitores de todo o Brasil, de 6 a 9 de março, com registro BR-05809/2026 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Ideia ouviu através do telefone 1.500 eleitores de todo o Brasil, de 6 a 10 de março, com registro BR-00386/2026 no TSE.

Análise do especialista — “Nas duas pesquisas, Quaest e Ideia, Flávio Bolsonaro está consolidado como pré-candidato no campo oposto a Lula. Também nos dois levantamentos, Flávio e Lula empatam tecnicamente numa provável disputa de 2º turno. Na Quaest, ambos empatam, inclusive, numericamente, com 41% de intenção de voto. Pelas duas pesquisas, é possível afirmar que a eleição presidencial de outubro de 2026 encontra-se com a disputa em aberto. E, neste momento, com Flávio com chance de ampliar o crescimento da intenção de voto”, resumiu William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.
