A 1 ano da urna, Lula vence todos os cenários de 1º e 2º turno

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Lula melhora aprovação e lidera a 2026

A pouco mais de 11 meses de 4 de outubro de 2026, o governo Lula (PT) vive sua melhor aprovação (confira aqui) desde dezembro de 2024. Hoje, Lula venceria (confira aqui) oito cenários de 1º turno e nove de 2º turno, com boa vantagem sobre todos os possíveis adversários. Foi o que revelou a pesquisa nacional Quaest divulgada em duas partes na quarta (8) e quinta (9).

 

Líder em todos os cenários a 2026

Na parte eleitoral da pesquisa, Lula liderou entre 35% e 43% de intenção de voto os oito cenários de 1º turno. Com vantagem variando de 9 a 20 pontos sobre os possíveis adversários. O petista também liderou, entre 41% e 47% de intenção, os nove cenários de 2º turno da Quaest. Com vantagem variando entre 9 e 23 pontos sobre cada um dos possíveis adversários.

 

Contra Bolsonaro, menor vantagem ao 1º turno

Curiosamente, o adversário menos distante de Lula no 1º turno foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF) e que já tinha duas condenações de inelegibilidade até 2030 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Hoje, o atual presidente bateria o ex no 1º turno por 35% a 26%, 9 pontos de diferença.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Contra Ciro, menor vantagem ao 2º turno

Em outra curiosidade que evidencia a vantagem de Lula, seu oponente menos distante no 2º turno, hoje, seria seu ex-ministro da Integração Regional entre 2003 e 2006, Ciro Gomes (PDT). A quem o petista bateria no 2º turno por 41% a 32%, 9 pontos de diferença. Só que Ciro não é pré-candidato a presidente em 2026. E nem é considerado um político de direita.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Michelle a 15 pontos de Lula no 1º turno

Entre os presidenciáveis de direita e elegíveis, a menor vantagem de Lula nas simulações de 1º turno da Quaest foi contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). A quem o petista hoje bateria por 36% a 21%, 15 pontos de vantagem.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Tarcísio a 12 pontos de Lula no 2º turno

Já nas simulações de 2º turno, o governador paulista Tarcísio de Freitas (REP) se mostrou o mais competitivo entre os nomes elegíveis da direita. Ainda assim, Lula hoje o bateria no turno final por 45% a 33%, ou 12 pontos de vantagem. Em setembro, essa vantagem na simulação de 2º turno era de 8 pontos: Lula 43% a 35% Tarcísio. Cresceu 4 pontos em apenas um mês.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário