Após operação no Rio, Lula perde e oposição ganha intenção de voto

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Todas as pesquisas (confira aqui, aqui e aqui) após a megaoperação policial no dia 28, nos complexos cariocas de favelas do Alemão e Penha, com saldo de 121 mortos, indicavam ampla aprovação popular à ação. Que foi chamada (confira aqui) de “desastrosa” pelo presidente Lula (PT) no dia 4.

Megaoperação cobra preço a Lula — O preço da declaração em relação à urna de 4 de outubro de 2026, daqui a pouco mais de 10 meses, começa a ser cobrado agora. Nas novas pesquisas dos institutos Paraná e Quaest, Lula perdeu não só (confira aqui) aprovação de governo. Entre outubro e novembro, o presidente perdeu também intenção de voto em todos os cenários de 2º turno testados, enquanto todos seus possíveis adversários cresceram.

Na pesquisa Paraná — A Paraná ouviu 2.020 brasileiros de 6 a 10 de novembro, com margem de erro de 2,2 pontos para mais ou menos. Nela, nos quatro cenários de 2º turno testados, Lula não foi além do empate técnico em três: contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2060; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP).

Três empates técnicos no 2º turno — Em um eventual 2º turno, nas simulações da pesquisa Paraná, Lula teria hoje 43,7% de intenção contra 43,1% de Bolsonaro (apenas 0,6 ponto de diferença), 44,1% contra 42,7% de Michelle (1,4 ponto de diferença) e 43,0% contra 41,8% de Tarcísio (1,2 ponto de diferença).

Na pesquisa Quaest — A Quaest ouviu 2.004 brasileiros de 6 a 9 de novembro, com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos. Nela, nos 10 cenários de 2º turno testados, Lula ficou em empate técnico só contra Bolsonaro: 42% a 39%. Mas esta vantagem de 3 pontos do petista não foi muito maior contra o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Ciro, Tarcísio e Ratinho Jr. contra Lula — Em um eventual 2º turno, nas simulações da pesquisa Quaest, Lula teria hoje 38% de intenção contra 33% de Ciro, 41% a 36% contra Tarcísio e 40% a 35% contra Ratinho Jr. Em cada um destes três cenários de turno extra, Lula liderou pelos mesmos 5 pontos de vantagem, apenas 1 ponto acima da margem de erro.

Perdas e ganhos na Paraná — Na Paraná, Lula tinha 44,9% de intenção no 2º turno contra 41,6% de Bolsonaro em outubro (confira aqui). Em novembro, o petista perdeu 1,2 ponto e o capitão ganhou 1,5 ponto. Lula tinha 44,7% no 2º turno contra 41,6% de Michelle em outubro. Em novembro, o presidente perdeu 0,6 ponto e a ex-primeira-dama ganhou 1,1 ponto. Lula tinha 44,9% no 2º turno contra 40,9% de Tarcísio em outubro. Em novembro, o primeiro perdeu 1,9 ponto e o segundo ganhou 0,9 ponto.

Perdas e ganhos na Quaest — Na Quaest, Lula tinha 46% de intenção no 2º turno contra 36% de Bolsonaro em outubro (confira aqui). Em novembro, o petista perdeu 4 pontos e o capitão ganhou 3 pontos. Lula tinha 41% no 2º turno contra 32% de Ciro em outubro. Em novembro, o presidente perdeu 3 pontos e seu ex-ministro ganhou 1 ponto. Lula tinha 45% no 2º turno contra 33% de Tarcísio em outubro. Em novembro, o primeiro perdeu 4 pontos e o segundo ganhou 3 pontos.

Ratinho Jr. x Lula — Ratinho Jr. não foi testado em um eventual 2º turno na pesquisa Paraná, mas na Quaest ele tinha 31% contra 44% de Lula em outubro. Em novembro, o governador paranaense cresceu 4 pontos na simulação até os seus atuais 35% de intenção, enquanto o presidente perdeu os mesmos 4 pontos até os seus atuais 40%.

Michelle x Lula — A Quaest testou também Michelle no 2º turno contra Lula, que a bateria em novembro por 44% a 35%, 9 pontos de diferença. Mas, em outubro, essa vantagem do petista sobre a ex-primeira-dama era de 12 pontos: 46% a 34%. No espaço de um mês, Lula perdeu 2 pontos e Michelle ganhou 1 ponto.

Os demais contra Lula — Em novembro, a Paraná testou ainda o senador Flávio Bolsonaro (PL) no 2º turno contra Lula. Que a Quaest também testou contra os governadores de Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, respectivamente, Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSD), além do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Todos perderiam para Lula além da margem de erro. Mas todos cresceram em relação a outubro contra o petista, que perdeu pontos em todas as 13 simulações de 2º turno das duas pesquisas.

Operação no meio do caminho — Com metodologias e números diferentes, os movimentos captados pela Paraná e Quaest foram os mesmos: perda de intenção de voto de Lula e ganho de todos os nomes da oposição. O que houve entre as pesquisas de outubro e novembro dos dois institutos? A operação policial do dia 28 no Rio, classificada de “desastrosa” por Lula no dia 4.

Maioria de 57% discorda de Lula — A pesquisa Quaest também perguntou ao eleitor: “Concorda com Lula que, do ponto de vista da ação do Estado, a ação policial foi desastrosa?” A maioria de 57% dos brasileiros discorda. Os que concordam formam a minoria de 38%, com 5% que não souberam responder.

Análise do especialista — “Tanto a Paraná quanto a Quaest apontam perda de terreno de Lula para os adversários, em especial, no 2° turno. A Paraná testou quatro cenários. Contra Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, a diferença cai a 0,6 ponto. Contra Tarcísio de Freitas, a diferença recua a 1,2 ponto. Contra Michelle Bolsonaro, oscila a 1,4 ponto. Já na Quaest, nove cenários foram testados no 2° turno. Neles, Lula empata tecnicamente com Jair Bolsonaro (+3) e vê sua diferença cair para Ciro Gomes (+5), Tarcísio de Freitas (+5), Ratinho Júnior (+5), Romeu Zema (+7), Ronaldo Caiado (+7), Michelle Bolsonaro (+9), Eduardo Bolsonaro (+10) e Eduardo Leite (+13)”, concluiu William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário