Antes da prisão de Bacellar, Paes favorito com Pimentel de novidade

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Paes e Lula lideram pesquisas

Duas pesquisas eleitorais recentes, a governador do RJ e a presidente do Brasil, foram atropeladas pelos fatos. A Real Time Big Data, feita de 1 a 2 de dezembro, confirmou a liderança folgada do prefeito carioca Eduardo Paes (PSD) a governador. Já a Datafolha foi feita de 2 a 4 de dezembro. E, sem a mesma vantagem de Paes no RJ, deu Lula líder à reeleição.

 

Novidade do Capitão Pimentel

Nos cinco cenários estimulados da Big Data, com margem de erro de 3 pontos para mais ou menos, Paes variou entre 55% a 44% de intenção de voto a governador. Os dois únicos cenários em que ele não liquidaria a fatura no 1º turno têm o mesmo fator comum: o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel (sem partido) foi colocado em ambos como pré-candidato.

 

Atrás de Paes, Pimentel e Garotinho

No cenário 4 da Big Data, atrás de Paes, com 45% de intenção, Pimentel teve 15%. No cenário 5, atrás de Paes, com 44%, Pimentel teve 14%. Entre todos os nomes testados, apenas o ex-governador Anthony Garotinho (REP) também teve 15%, atrás dos 51% de Paes, no cenário 3. O que mostra o potencial eleitoral do ex-capitão do Bope.

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Bacellar a governador antes da prisão

O maior problema da Big Data é que, então presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União) teve de 14% a 8% de intenção nos cinco cenários a governador, variando na 2ª à 4ª posição. Mas, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o político de Campos seria preso preventivamente (confira aqui, aqui e aqui) no dia 3, seguinte à conclusão da pesquisa.

 

Sarrafo curto após prisão

Mesmo liberado ontem (9) por Moraes (confira aqui), com várias medidas cautelares, incluindo uso de tornozeleira eletrônica e afastamento da presidência da Alerj, Bacellar sai muito enfraquecido. Deve ainda ter força no bastidor, mas candidatura a governador ou vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) parecem ter ficado distantes.

 

E ao Senado?

A Big Data também fez pesquisa às duas cadeiras que o RJ elegerá ao Senado. Mas, líderes em todos os cenários em que participam, o governador Cláudio Castro (PL) pode ainda ser afetado pelo desenrolar do caso do ex-aliado Bacellar, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) foi lançado no dia 5 (confira aqui) pré-candidato a presidente por seu pai, o ex Jair Bolsonaro (PL).

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário