Pesquisa do Precisão para 2012 — Rosinha lidera com folga, mas nada está definido

Divulgada por e-mail, o blog teve acesso à pesquisa do Instituto Precisão, feita entre 16 a 18 deste mês, a partir de 1 mil campistas entrevistados. A priori, a pesquisa parece confirmar a afirmação do secretário de Governo Geraldo Pudim na manchete da Folha impressa de hoje: “Para nós, a (re)eleição (de Rosinha) já está definida”.

Com 8% de ótimo, 38% de bom, 37% de regular, 5% de ruim, 10% de péssimo, a administração municipal tem aprovação parcial de 68%. E os índices sobem quando se trata da avaliação pessoal da prefeita: ótima para 19%, boa para 39%, regular para 26%, ruim para 6% e péssima para 7%, numa aprovação parcial que chega aos 73%.

Todavia, a certeza de vitória se desfaz quando observados os números de intenção de votos na pesquisa espontânea. Ainda que Rosinha lidere folgadamente, com 38%, seguida do ex-prefeito Arnaldo Vianna (5%), do deputado Anthony Garotinho e da professora Odete Rocha (ambos com 2%) e de Roberto Henriques (1%), o fato é que 46% não souberam definir em quem votar, ou preferiram não opinar. Isso somado aos 7% que afirmaram votar branco ou nulo, dão um total de 53% do eleitorado ainda indefinido, esmagadora maioria que só vai definir seu voto durante o processo eleitoral.

Até que este, de fato, aconteça, por mais que a situação de Rosinha seja inegavelmente confortável, nada pode ser considerado já definido.

Abaixo, os gráficos da pesquisa, com essas e outras simulações…

 

Atulização às 18h56: Após receber a pesquisa, às 16h50, em e-mail de Waldimir Matheus, no qual o quinto gráfico vinha com o título de consulta ESTIMULADA, a redação da Folha recebeu outro e-mail, às 17h12, de Armandina Gomes Gonçalves, dando conta que aquele gráfico, na verdade, era de pesquisa ESPONTÂNEA. Após este blogueiro ligar para Armandina, que se identificou como contadora do PR, ela creditou o erro ao próprio Instituto Precisão, que só teria feita a fundamental correção, após a divulgação da pesquisa. O blog fez a correção do erro que não foi seu, mas não sem constatar que uma falha tão primária, numa informação tão importante, só depõe contra a credibilidade de todo o trabalho do Precisão.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 44 comentários

  1. paulo cesar rosa

    É Ela, Ela, novamente.

  2. HUgo

    pela pesquisa entao o Henriques está na Frente?
    Kkk
    Só se for na democrática pedindo apoio do Estado, disso e daquilo.. Rsss
    Vai ser 1 baile só.. rsrsr

  3. Paulo Sá

    Rosinha com 38% e Arnaldo com 5% é piada. Esses números estaão maquiados. Mesmo assim, não justificam a euforia de Pudim. Ainda tem muita “água” prá rolar.
    Até outubro de 2012 a verdade se revelará e essa gente enganadora será desmascarada. Hoje já podemos notar a pobreza reinante na cidade em oposição à ostentação dos políticos e dos empresários engajados na administração municipal.
    Enquanto os Garotinhos esbanjam riqueza,a população sofre.

  4. mac miller

    esta muito pra nos pq essa pesquisa deve ter sido feita entre os cargos comissionados rsrsrsrsrs,ira ter muita traição rsrsrsr

  5. Ricardo

    Acho que instituto precisão não está com a razão, pois quem acerta todas é Roberto Barbosa e a “revista” “SOMOS ASSIM”…. RZS

  6. fabiano

    ARNALDO VIANA JA ERAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ACABOU .

  7. Luiz Cláudio

    Evidentemente que esta pesquisa não representa nenhuma tendência para os resultados da próxima eleição, muito longe e a formação e manutenção de blocos de apoio é que podem garantir alguma coisa.
    Mas, fica claro que o cumprimento de promessas de campanha como saneamento de bairros, passagem a 1 Real, construção de moradias para a população em áreas de risco, investimento pesado na Saúde, reforma e construção de escolas e creches marcaram a prefeita Rosinha pelo seu dinamismo, pulso firme, seriedade e grande visão administrativa. E o conceito pessoal pesa muito numa eleição.
    Abraços.

  8. AFONSO

    resolvemos fazer uma pesquisa por conta propria nos pontos de onibus de tods os bairros da cidade, não estou querendo agradar a ninguem, até porque não tenho partido e nem candidato e tbm não sou obrigado a votar: eis os números

    ROSINHA 463
    ARNALDO VIANA 321
    ROBERTO HENRIQUE 78
    ODETE 17
    OUTROS 19
    NÃO SABEM 102

  9. ANTONIO VIDAL

    ROSINHA GAROTINHO E 10

  10. Levi

    Sei…. este ao é o mesmo instituto que dava como certa a vitória de Pudim em 2004 e 2006? Se eu nao me engano foi este instituto que também fazia propaganda em uma “certa” rádio da cidade que apoia e beneficia um “certo” grupo político.
    Quando for o IBOPE ou DATA FOLHA ou CENSUS que fizerem a pesquisa vai dar pra acreditar

  11. Silvio Pessanha Silvio Pessanha

    Mesmo que fosse verdadeira essa pesquisa, ainda é muito cedo para se ter uma ideia da eleição do próximo ano. Até porque, só se tem até agora, um nome na mídia, que é da Prefeita. É bom lembrar,que numa eleição,o Deputado Paulo Feijó liderava com folga e no final, não foi nem para o segundo turno.

  12. RICARDO OLIVEIRA

    TENHO CERTEZA QUE ESTA PESQUISA NÃO É CORRETA! COMO PODE ARNALDO VIANA AINDA TER 5% DE CAMPISTAS (50 PESSOAS EM 1000) QUE AINDA VOTAM NELE. SERÁ QUE ESTES 5% ESTÃO COM SAUDADES DA ERA DA ESCURIDÃO QUE QUASE ARRUINOU TOTALMENTE A NOSSA QUERIDA E AMADA CIDADE? ROSINHA É 100%!! NÃO TRABALHO EM PREFEITURA, NÃO TENHO NENHUM PARENTE QUE TRABALHA, MAS CAMPOS HOJE É OUTRA CIDADE!! PARABÉNS PREFEITA!!!!NOTA 1000 PARA SUA ADMINISTRAÇÃO!!!!

  13. mauricio

    Com o municipio sem orçamento, sem dinheiro p pagar fornecedores, com varios escandalos nos bastidores onde alguns cargo de autos escalão foran afastado,onde uma prefeita q nada faz tira ferias em meio caos, estou achando esta pesquisa uma piada!!!

    ACORDA OPOSIÇÃO!!

  14. Oristides

    Não foi o instituto precisão que vendeu um software para prefeitura por quase 4 milhões de reais???

    Acho que eles estão ganhando dinheiro da atual gestão. Por questão de ética eles não deveriam aceitar fazer essa pesquisa, que pelo que me parece está pra lá de tendenciosa.

  15. assis

    éééééé éla mesmo de novo mulher enteligente sabe o que fais esta mudando campos ela é de ++++++ remedio nao falta; obras tem de mais ela so mator aquelas pessoas acostumado a ganha sem fase nada. ai tem que chia mesmo, larga éla trabalha a mulher é um fenomeno. ROSINHA GAROTINHO UM ABRAÇO

  16. Leo Caldas

    Não há cenário numa possível disputa de 2º turno entre Rosinha e Profª Odete, sendo que há com Roberto Henriques. Interessante notar que este, sempre aparece pontuado atrás da professora. Logo, por que nao há tal?

  17. AFONSO CLÁUDIO

    ONDE FOI FEITA ESTA PESQUISA?
    NÃO PRECISA FALAR POR QUEM, PELO O INSTITUTO, NÃO PRECISA FALAR NADA. FALE SÓ O LOCAL.
    GAROTINHO COM 2%. ISSO É PIADA. NO MÍNIMO DEVERIA ESTAR ACIMA DO ÍNDICE DE ARNALDO E ROBERTO.
    A PESQUISA DEVE TER SIDO FEITA EM ALGUMA FIRMA TERCERIZADA.
    COM TANTAS FALCATRUAS E MAZELAS, É IMPOSSÍVEL QUE O POVO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES ACREDITE NESTA PESQUISA E REPITA A CATRÁSTOFE ANUNCIADA.
    SEGUNDO BACELLAR, NA ÚLTIMA, ATÉ JATINHO JÁ COMPRARAM E O SEU PILOTO RECEBEU INSTRUÇÃO, NOS ESTADOS UNIDOS, PAGA PELA PMCG. LOGO, O JATO ADQUIRIDO, PERTENCE AO MUNICÍPIO.
    A QUEM ELES ESTÃO QUERENDO ENGANAR?
    SE FOR EU, AINDA NÃO CONSEGUIRAM. CONTINUEM TENTANDO. NO FINAL EU VOTO COM MINHA CONSCIÊNCIA DE CAMPISTA.
    SOMANDO: EDUCAÇÃO+SAÚDE+TRANSPORTE+OBRA+ETC= VOTO CONTRA O DESGOVERNO. ISTO SIGNIFICA QUE VOTO À FAVOR DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.

  18. Edi Cardoso

    SINTO MUITO.
    ALOU T.R.E. E DRA. JUIZA. ISSO NÃO É PROPAGANDA ANTECIPADA????????????

  19. Vinícius Borges

    Pesquisa não quer dizer nada,mas numa coisa tenho que comcordar está sendo um bom governo!

  20. marcos vinicio

    Essa pesquisa é igual a casa da lapa!
    Como? Não sabemos pra onde estão indo os dois BILHÕES que a Prefeitura tem em caixa, alguém viu?

  21. Andre

    Rosinha de novo pelo o bem do povo

  22. Marcelo virgilio

    ROSINHA FAVORITA ? A SELEÇÃO BRASILEIRA TAMBÉM ERA NA COPA AMÉRICA . KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  23. vanessa

    Bem,se a prefeita colaborasse coma educação e saúde em chamar os concursados de 2008 da educação e do PSF,quem sabe poderia sair na frente,mais se continuar nessa de não chamar quem foi aprovado em concurso vai dançar,é muita família envolvida !!!Agora se continuar na tercerização pode ter a certeza que pessoas que estudam e sonham em passar em concurso nunca irá voltar nela!!!Pois falou tanto da tercerização e está aÊ,gente é muita gente entrando e os concursados aprovados a ver navio ver se pode!!!!

  24. Gustavo

    Eu entendo que o povo visa a continuação das melhorias de nossa cidade, por isso ela vai reeleger com folga. Ficamos anos sem crescimento e agora podemos ter esperança. A pesquisa simplesmente comprovou o que se ouve nas ruas, a aprovação do governo atual.

  25. MARCELO

    É PIADA ESSA PESQUISA , A POLITICA DE CAMPOS VIROU ZONA ! DEVERIA CHAMAR DE : O GOVERNO DA (…).

  26. ADEMIR ALVES(BX.GRANDE)

    NÃO ESTOU SENTINDO FIRMEZA NESTA PESQUISA.
    AQUI NO MEU BAIRRO(BAIXA GRANDE),A REALIDA
    DE É OUTRA.TAMBÉM ESTE GOVERNO NÃO FEZ NADA
    PARA NOSSA COMUNIDADE.

  27. Rodrigo Araujo de Souza

    Pois é Ricardo…Essa pesquisa ao menos tem fonte, diferente daquela “pesquisa recente” divulgada do Roberto Barbosa.
    Rosinha está com a máquina administrativa nas mãos, será difícil tirá-la de lá.

  28. Carla Rosa Faria

    As pesquisas so apontam o que ta na boca do povo: É ELA!!!

  29. Edson Silva

    Com Rosinha , uma cidade mais limpa,jardim bem cuidados,bairro legal,passagem social,ai, ai, e tamtas coisas boas feito com Amor, carinho , respeito, Ela vai ganhar no 1º TURNO .não quero voltar ao passado negro.Na hístoria do avião negro.

  30. Antônio Carlos

    A Prefeita esqueceu de colocar o Nome de CARLA MACHADO, nessa pesquisa, pois aqui em Nova Brasília estamos com ela, pois vemos que ela é a melhor prefeita da região, São João da Barra de roça atraves dela passa a ser o aportar da evolução, e Campos continua na mesma, com politícos querendo cada vez mais ficar milhonarios.

    É ela Que renova a Esperaça!
    É ela que representa a Mudança!
    Com ela Campos Vai crescer em Paz!

    CARLA MACHADO

  31. Eliseu Cardoso

    Acho que essa pesquisa é fruto do bom trabalho desenvolvido pela prefeita nos últimos anos. Nao vejo o porque dela nao ganhar novamente

  32. ralph

    Afinal pode nesta epoca fazer pesquisa eleitoral? E os orgãos de imprensa estão autorizados a divulgar?
    Só queria entender!

  33. Vinícius Borges

    Os Arnaldistas morrem de inveja com tudo isso!
    KKKKKKKKKK!!!
    Não fizeram nada né!!!

  34. Wagner

    Com matérias assim a Folha só contribui ainda mais para o populismo dos garotinhos!

  35. Victor Ribas

    Factóides!!!

    Todas sabemos o desespero que a bancada governista está sofrendo. Apelar para uma pesquisa fajuta de um Instituto(Im)Precisão é o cúmulo do desespero!

    O mais incrível, é que eu nunca respondi uma pesquisa do Instituto Precisão. E eu nao conheço uma pessoa sequer que já participou dessa pesquisa.
    De todas as pessoas que eu conheço, todas incluindo familiares, amigos pessoais, amigos de faculdade, todas sem exceção querem Roberto Henriques prefeito.

    O que eu mais ouço, é falar que o povo tem saudade do Arnaldo como Prefeito, mas o mesmo não tem mais gás pra assumir uma prefeitura e coisa e tal, que o único político com experiência, bagagem e apoio popular para assumir o Executivo Municipal de Campos é Roberto Henriques.
    Quem fala aqui é um jovem que não tem boquinha em lugar nenhum (antes que se manifestem falando isso). Mas é o que eu posso ver na ALERJ como Dep. Estadual, que o Roberto Henriques vem de maneira incansável nos representar com bons projetos e honrando o seu primeiro mandato.

    Eu voto em Roberto Henriques Prefeito!
    Eu e toda a minha família!
    Victor

  36. Aluysio

    Caro Wagner,

    Embora feito também por um diretor da Folha, este blog é de responsabilidade pessoal, tanto minha, quanto do chargista Zé Renato. Limites traçados, tenho opinião diversa da sua, ao considerar que, quando de posse de uma informação, a obrigação de um jornalista é publicá-la, não sem abrir mão de todos os questionamentos devidos à fonte, o que penso ter sido feito neste blog. Basta ler com mais atenção as ressalvas do post e, sobretudo, sua atualização.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  37. josé Luis do Carmo

    “Pode crer que é pesquisa dos TERCEIRIZADOS,toma cuidado pessoal o ‘HOMEM CORAGEM VEM AI PARA DESTILAR AS VERDADES SOBRE CAMPOS”Vamos lá Roberto Henriques vc teve coragem de desmascarar um monte de (…) da prefeitura vc é nossa esperança….Chega de mesmice fora a familia Garotinho Campos precisa ser passada a limpo…RH NELLES

  38. Marcos

    Coitada da ODISSEIA, praticamente não foi citada.
    Será que se reelege para vereadora?

  39. Gustavo

    Sinceramente, concordo com o Wagner. A folha dá muito mais enfase contra o governo atual do que a favor. Será que a folha não vê que este governo dá de 10 a 0 no governo anterior ?

  40. Márcio

    Vai começar o “CHORORÔ” das viúvas de Arnaldo.

  41. Márcio

    Pesquisa fajuta,será mesmo?Pelo que eu vejo O Precisão tem acertado todas nas últimas eleições.

  42. mauricio magalhes

    é muito difícil acreditar nessa ou naquela pesquisa,mais não cosigo entender como que a folha da manhã mesmo sabendo que é uma pesquisa tendenciosa ainda divulga tanta balburdia,em que país no mundo político alguém iria acreditar em tanta mentira,até porque essa é uma prática normal para essa gente.acredito sim que a prefeita lidera as pesquisas; mais dizer que leva no primeiro turno é piada , vou explicar: a oposição vem babando para tentar reverter o quadro político de nossa cidade e isso não é novidade para ninguém,ESTARÃO VINDO:::: ARNALDO VIANNA, PROFESSORA ODETE, ROBERTO HENRIQUES, DR MACKOL, DEPUTADO JOÃO PEIXOTO,e o que é pior , querem que haja o segundo turno, e aí que a coisa se complica. agora quero mandar o meu recado , moro no paarque aurora e não tem remédio para atender a população, o parque aurora não viu sequer uma obra em lugar algum.por tanto a eleição ainda não está ganha como dise o pudim no primeiro turno ,é melhor fazer as coisas direito e trabalhar mais; A OUTRA COISA PARE DE TIRAR DINHEIRO PARA FAZER APLICAÇÕES PORQUE A BOLSA DE VALORES CORRE O RISCO DE NÃO DAR CERTO.

Deixe um comentário