Fogueira das vaidades: oposição x governo, oposição x oposição

Pacto de fevereiro entre pré-candidatos a prefeito da oposição, visando eleição em outubro, começa a correr risco na primeira pesquisa de junho (foto: dibulgação)
Pacto de fevereiro entre pré-candidatos a prefeito da oposição, visando eleição em outubro, começa a correr risco na primeira pesquisa de junho (foto: divulgação)

Se as eleições serão daqui a pouco mais de três meses, o caldo já começa a ferver na sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR). Divulgada com exclusividade aqui e aqui, na Folha e neste blog, a pesquisa mais recente do instituto Pro4, feita entre 8 e 10 de junho, com 620 eleitores, nas sete zonas eleitorais de Campos, colocou lenha na fogueira não só entre oposição e um governo cada vez mais agarrado ao vice-prefeito Chicão (PR) como tábua de salvação, mas também entre oposição e oposição.

No primeiro caso, como o jornalista Alexandre Bastos registrou aqui, assustado com a liderança de Caio Vianna (PDT) tanto na consulta espontânea, quanto nos dois cenários estimulados pelo Pro4, o garotismo já começa a bater no filho do seu principal dissidente, o ex-prefeito Arnaldo Vianna. Aqui, na democracia irrefreável das redes sociais, o sempre combativo ex-vereador Marcos Bacellar (PDT) já começou a semana alfinetando:

— O alto índice de aceitação do pré-candidato Caio Vianna nas pesquisas para as eleições municipais em Campos dos Goytacazes tem deixado o Coronel Bolinha de cabelo em pé.

Bem, mas se essa era a parte esperada, a novidade ficou por conta do ex-prefeito Sérgio Mendes (PPS). Tão ligado ao vereador e pré-candidato a prefeito Rafael Diniz (PPS), quanto Bacellar a Caio, Sérgio foi mais sutil ao evitar nomes e apelidos, mas não menos contundente. Aqui, ele também usou seu perfil no Facebook para rasgar o verbo antes mesmo de desejar uma boa semana:

— Marido mandando na prefeitura no lugar da mulher: basta! Mulher mandando no lugar do ex ou do rebento: nem pensar! Penso que carecemos de alguém com vôo próprio, ética, coragem, competência, determinação, sobretudo independência, para uma efetiva mudança. Boa semana amigos!!!

Pelo visto, mal saiu a primeira pesquisa e já começa a perigar o acordo de paz entre Caio e Rafael, anunciado em 10 de fevereiro, aqui, também no Blog do Bastos. Na ocasião, os dois jovens e promissores políticos posaram para foto e ensaiaram o discurso conjunto:

—  A maturidade tem que prevalecer. Campos é maior do que desejos pessoais.

Bem, às certezas de que haverá segundo turno e de que o candidato governista, independente de quem for, estará nele, ameaça se repetir uma terceira: apostar na divisão da oposição é o segredo do sucesso de Garotinho.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 9 comentários

  1. NEILTON

    KKKKK PRA VER SE VAI

  2. marcos moreira

    duvido que a oposição leve esta,são muito orgulhosos e individualista.

  3. marcos moreira

    ADEMAIS,É MUITO GENERAL PARA POUCO SOLDADO,E OS POUCOS QUE TEM TAMBÉM SÃO INDIVIDUALISTA,ESTÃO COM FOME E NA HORA H ESFAQUEIAM TEUS GENERAIS PELAS COSTAS,QUANDO A SITUAÇÃO,ESTA NO MESMO PATAMAR DA OPOSIÇÃO,SÓ COM UMA DIFERENÇA,É UM GENERAL PARA MILHARES DE SOLDADOS,A COMANDAR ,MATEMATICAMENTE,É UM OU DOIS CANDIDATOS PEDINDO VOTOS,E VÁRIOS CANDIDATOS A VEREANCIA COMO CABOS ELEITORAIS,QUANTO A OPOSIÇÃO,SE QUER CONSEGUE FECHAR UMA BOA NOMINATA,E QUANDO O FAZ,OS FUTURAS CANDIDATOS SÃO TRAIDOS,SÓ DANDO CHANCE PARA APENAS SERVIREM DE MULAS AOS PROPOSITOS,DOS CARROS CHEFES DOS PARTIDOS,LEVANDO A POPULAÇÃO A CAIR NA MESMICE,SEM CHANCE DE TER BONS CANDIDATOS OS REPRESENTANDO,FICAM SEM OPÇÃO,TANTO PARA A VEREÂNCIA,COMO PARA A MAJORITÁRIA,OU SEJA PARA QUE CANDIDATOS,Não muda nada,A NÃO SER QUE HAJA INTERVENÇÕES EM PARTIDOS

  4. marcos moreira

    CAMPOS É A UNICA CIDADE QUE EXCEÇÃO É REGRA,PELO QUE SEMPRE APRENDI O LEGISLATIVO É QUEM CRIA AS LEIS,E FISCALIZA O PREFEITO PARA CUMPRI-LAS,PORTANTO O ATAQUE DA IMPRENSA TEM QUE SE EM CIMA DE QUEM FISCALIZA,A TODO INSTANTE SÓ VEJO A POPULAÇÃO E A MIDIA,ATACAR OS (trecho excluído pela moderação) DOS GAROTINHOS,E SEQUER UMA OBSERVAÇÃO AS FUNÇÕES DO LEGISLATIVO,DUVIDO QUE CAMPOS MUDE SÓ VAI MUDAR SE OS CANALHAS DOS VEREADORES TOMAREM VERGONHA NA CARA,E VOTAREM COM O POVO E PARA O POVO,AO INVÉS DE VENDEREM TUAS DIGNIDADES POR UM SACO DE FEIJÃO OU UM CARO NOVO PARA DESFILAREM NO FAROL COM O BRAÇO DE FORA,TALVEZ A SOLUÇÃO DE CAMPOS ESTEJA NA MISÉRIA QUE JÁ ESTA ,E A DESGRAÇA QUE SE ANUNCIA,COM A VENDA DO FUTURO,ASSIM TALVEZ ACABE O JABA,AI A SITUAÇÃO SE REVOLTE COM O TODO PODEROSO,PASSEM FOME E COMAM A PERNA DELE”CUIDADO SENHORES EDIS,NÃO QUEREM OUVIR AS QUEIXAS DOS DAQUI DE BAIXO,LEMBRO QUE VOCES NÃO SÃO, ESTÃO ,VEREADORES E NO FUTURO,PODEM ESTA AQUI JUNTO DE NÓS RECLAMANDO DOS MESMOS PROBLEMAS QUE NÃO QUISERAM OUVIR.

  5. paulo sergio de moraes

    só acho que deveria haver um acordo de mudar esse desgoverno de campos, independente do nome que fosse para o segundo turno com total apoio dos demais da oposição! que essa é a vontade da população e não ficar igual a esses sagueiros que batem cabeça é entrega o jogo: isso é não só vaidade, mais é principalmente burrice.

  6. paulo sergio de moraes

    já vão começar a se arranhar no primeiro turno? enquanto isso o povo se entristece e garotinho ri da cara de todos, se amadurecem e deixam o amadorismo caramba!!!!!!!!

  7. SÉRGIO PROVISANO

    Tive a oportunidade de aqui, no Opiniões, Aluysio Abreu Barbosa, de tecer algumas considerações, ao ler, os resultados da pesquisa da Pro4, relativa às pré-candidaturas do grupo governista, onde o doutor Chicão desponta como o favorito do grupo rosáceo. Dentre as considerações feitas por mim, deixei claro que o grupo rosáceo sabe que para o executivo, suas chances são menos que remotas e a estratégia deles estará voltada para as eleições proporcionais, para tentar ganhar a maioria na câmara e assim criar dificuldades para o próximo prefeito, que já iniciará a sua gestão sob a égide do endividamento e iniciará um governo dentro de uma terra devastada. E não é uma análise raivosa de minha parte não, ela é realista, as conjunturas atuais mostram claramente isso… Aí vejo essa metáfora trazida aqui, e que costumo usar também, da “fogueira das vaidades”, falei mais de uma vez sobre isso em postagens anteriores que fiz na irrefreável democracia das redes sociais, essa preocupação me incomoda, mas ao contrário do que muitos pensam, não mudarão o fato de que serão em dois turnos as eleições e ousarei dizer que a probabilidade do grupo rosáceo nem estar no segundo turno é grande, mas se houver unidade na oposição, aí nem segundo turno haverá. Mas como isso, a hipótese da unidade, pode não ocorrer, teremos mesmo dois turnos, mas posso garantir que haverá “savoir faire” entre o Rafael Diniz e o Caio Vianna, pois o divisionismo só interessa mesmo ao grupo que está encastelado no poder, e ninguém, apesar da juventude das duas lideranças, cairá na armadilha de uma guerra fraternicida.

  8. paulo cesar

    Quem e caio viana,foi o que na politica, foi vereador nao .a esqueci e filho de arnaldo,so isto mais nada .numca foi tao facil esta eleiçao.

  9. Juliana Silva

    Essa eleição se a oposição não se unir ganha o grupo de Garotinho. Enquanto isso ele só vai trabalhando quietinho empregando pessoas nas reuniões que acontecem a noite, e os bobos se alfinetando. Sabe o que vai acontecer eles irão ao segundo entre eles mesmo, e aí o final não preciso nem dizer. Espero que a oposição escolha um nome é aí sim quem sabe até consigam ganhar essa eleição no primeiro turno. #Acorda oposição!!!!

Deixe um comentário