Com governo aprovado por 68,4% da população, o prefeito de Conceição de Macabu, Valmir Lessa (Cidadania) é o favorito para se reeleger em 6 de outubro, daqui a apenas 42 dias, com 41,2% das intenções de voto na consulta induzida — com a apresentação dos nomes dos candidatos. É o que aponta a pesquisa Factum feita com 376 eleitores do município, entre 19 e 20 de agosto, com margem de erro de 5 pontos para mais ou menos, sob o registro RJ 05220/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Aprovação de governo = intenção de voto — Nessa relação direta entre aprovação de governo e liderança nas intenções de voto, Valmir é o oitavo prefeito da região que aparece nas pesquisas como favorito a se reeleger. Assim como (confira aqui) Wladimir Garotinho (PP) em Campos, Carla Caputi (União) em São João da Barra, Welberth Rezende (Cidadania) em Macaé, Geane Vincler (União) em Cardoso Moreira, Marcelo Magno (PL) em Arraial do Cabo, Fábio do Pastel (PL) em São Pedro da Aldeia e Maira de Jaime (MDB) em Silva Jardim.
Aprovação de governo e consulta estimulada — Além dos 68,4% de aprovação, o governo municipal de Conceição foi desaprovado por 28,7% da população, com 2,9% que não souberam ou quiseram responder. Na consulta induzida, atrás dos 41,2% de intenção de voto de Valmir, vieram o ex-prefeito Cláudio Linhares (PP), com 23,1%; Dr. Leopoldo (PDT), com 10,1%; e Tedi (PT), com 2,9%. Outros 12,3% se disseram indecisos, 7,5% disseram que votarão em branco ou nulo, e 2,9% não souberam responder.
Espontânea — O prefeito Valmir também liderou a consulta espontânea, em que o eleitor fala da própria cabeça em quem vai votar, com 34% de intenção e voto consolidada. Ele foi seguido por Cláudio, com 19,2%; Dr. Leopoldo, com 6,1%; e Tedi, com 2,1%. Outros 28,2% se disseram indecisos, 7,5% disseram que votarão em branco ou nulo, e 2,9% não souberam responder.
Rejeição — Além de liderar nas intenções de voto das consultas induzida e espontânea, Valmir apareceu na pesquisa com a menor rejeição entre os quatro candidatos a prefeito de Conceição. Apenas 10,1% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, atrás dos 10,4% de Dr. Leopoldo, dos 21% de Cláudio e dos 30% de Tedi, revelando uma rejeição ao PT que aparece cristalizada nas pesquisas em quase todos os municípios do interior do Estado do Rio.
Análise do especialista — “O controle da máquina administrativa e do orçamento municipal tende a favorecer os prefeitos que buscam reeleição, sobretudo aqueles que apresentam avaliação positiva acima de 50%. Nesse caso, o favorecimento é ainda maior nos municípios com turno único, isto é, aqueles com menos de 200 mil eleitores. Todas as pesquisas dos três institutos que mediram o cenário dos 8 municípios apresentados apresentam boa qualidade técnica e confiabilidade para a medição do cenário eleitoral até o momento. Destaca-se que novas pesquisas deverão ser realizadas nos próximos dias, com destaque para as duas que deverão ser divulgadas amanhã (26), pelos institutos Paraná Pesquisas e Real Time Big Data, que deverão confirmar a manutenção na liderança das intenções de voto de Wladimir Garotinho (PP) e seu favoritismo à reeleição no maior colégio eleitoral do interior do estado do Rio de Janeiro”, disse William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.