“Tenho muito respeito e amizade ao André Ceciliano (secretário de Relações Institucionais da Presidência), mas as informações dele (confira aqui) estão erradas. Entendo que ele tenha que fazer o jogo político do PT e do governo (Lula 3) que faz parte, mas não vamos ser entubados com inverdades. Teremos uma reunião em Italva nesta sexta (15), mas ele (Ceciliano) vai encontrar uma região unida (confira aqui) e preparada para lutar junta”.
Foi o que disse hoje o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), sobre o seu projeto enquanto deputado federal, de mudança da classificação climática do Norte e Noroeste Fluminense para semiárido. Que, na prática, abriria novas linhas de crédito para os produtores rurais de 22 municípios da região. E foi aprovado (confira aqui) pelo Congresso Nacional, mas vetado (confira aqui) pelo presidente Lula (PT).
— Não estamos inventando a roda. Ela já existe e já girou em outras oportunidades. Querem nos propor um novo projeto, de um deputado do PT para auxílio safra? Por quê? Esse projeto deles é muito inferior ao já aprovado e, não altera, por exemplo a classificação climática que é essencial para abertura de linhas de crédito mais baratas — questionou o prefeito.
— O projeto passou por todas as comissões e foi aprovado em todas. Portanto, não tem nenhum vício de constitucionalidade. Um ponto muito discutido é o auxílio safra, que é sazonal e só para período de calamidade comprovada, sem necessidade de previsão orçamentária anual. Já tivemos leis específicas aprovadas para pagamento desse auxílio na nossa região várias vezes. Como sempre foi sazonal, se abre crédito extra — explicou Wladimir.
Pingback: PT faz reunião com lideranças da região para debater veto ao projeto do semiárido - blogdoarnaldoneto.com.br
Pingback: Painel NF