Após Quaest e Paraná, Paes também lidera AtlasIntel a governador

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Outra pesquisa aponta o favoritismo atual do prefeito carioca Eduardo Paes (PSD) à eleição a governador de 4 de outubro de 2026, daqui a 13 meses. Depois dos institutos Quaest (confira aqui) e Paraná (confira aqui), ontem (2) foi a vez da AtlasIntel divulgar sua pesquisa, feita com 2.001 eleitores de 25 a 29 de agosto. Na qual Paes variou de 40% a 43,9% de intenção de voto nas duas consultas estimuladas a governador — com a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos.

Cenário 1 a governador — No cenário 1 da AtlasIntel a governador, Paes teve 43,9% de intenção. São 31,5 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), com 12,4%. Na margem de erro de 2 pontos para mais ou menos da pesquisa, o político de Campos ficou empatado tecnicamente com o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB), que teve 9,8%. Atrás dele, ficou a vereadora carioca Monica Benicio (Psol), com 6,6%.

Cenário 2 a governador — No cenário 2 da AtlasIntel a governador, Paes teve 40% de intenção. E sua liderança caiu para 7,2 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 32,8%. Atrás dele, todos empatados tecnicamente na margem de erro, vieram o ex-prefeito de Maricá Fabiano Horta (PT), com 5,6%; Bacellar, com 5,2%; Reis, com 4%; e Monica, com 3,6%. Na rabeira, ficou o ex-governador Wilson Witzel (PSDB), com 0,6%.

Rejeição a governador — Caso a eleição a governador ocorra em dois turnos, a rejeição determinará o crescimento ou não de cada candidato. Na AtlasIntel, ninguém é mais rejeitado do que Witzel: 69,2% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum. Entre os possíveis candidatos a governador, Flávio tem 48% de rejeição, Monica tem 39,8%, Horta tem 36,7%, Bacellar tem 33,5%, Reis tem 32,5% e Paes tem apenas 26,7%. O que, hoje, reforça o favoritismo deste para 2026.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE

Análise do especialista — “A AtlasIntel de agosto de 2025 testou dois cenários ao Governo do Estado, com Eduardo Paes liderando nas duas simulações. No cenário 1, sem Flávio Bolsonaro, Rodrigo Bacellar aparece na 2ª colocação, 31,5 pontos percentuais atrás de Paes. No cenário 2, é Flávio Bolsonaro que aparece atrás de Eduardo, mas com uma diferença bem mais apertada em favor do atual prefeito do Rio: 7,2 pontos”, resumiu William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário