Maioria contra anistia a Bolsonaro
A maioria de 46% dos brasileiros é contra a anistia aos condenados no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023. Os que querem a anistia geral que beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são uma minoria de 28%. Outros 18% querem uma anistia parcial, que reduzisse a pena só dos peixes pequenos dos atos golpistas.
Nova pesquisa Ipespe
Foi o que revelou a pesquisa Ipespe divulgada esta semana e realizada de 19 a 22 de setembro, com 2.500 eleitores e margem de erro de 2 pontos para mais ou menos. E confirmou a maioria da população brasileira contra a anistia que já tinha sido revelada por três outras pesquisas nacionais de setembro, com institutos e metodologia diferentes.
Maioria contra anistia na Atlas e na Quaest
Na Atlas, feita de 10 a 14 de setembro com 7.291 eleitores, 57% dos brasileiros são contra a anistia, com 40,6% a favor. Na Quaest (confira aqui), feita de 12 a 14 de setembro com 2.004 eleitores, 41% são contra a anistia, com 36% a favor para todos, incluindo Bolsonaro, e 10% a favor só para os presos pela invasão da Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Maioria contra anistia na Datafolha
Já pela Datafolha (confira aqui), feita de 8 a 9 de setembro com 2.005 eleitores, 61% dos brasileiros são contra a anistia, com 33% a favor. No agregado, a maioria da população contrária à anistia varia entre 41% e 61%. Com uma minoria, ainda relevante, variando entre 28% e 40,6% dos que se dizem favoráveis a uma anistia que inclua Bolsonaro.
Antes, durante e após condenação de Bolsonaro
Outro dado relevante é que a Datafolha foi feita antes da condenação de Bolsonaro (confira aqui) a 27 anos e 3 meses de prisão na 1º Turma do STF, por 4 votos a 1, no dia 11 de setembro. A Atlas foi feita antes, durante e após a condenação. Enquanto a Quaest e a Ipespe foram integralmente feitas após a condenação do ex-presidente e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.
Leitura do estatístico
“Na Ipespe, prevaleceram os contrários a qualquer tipo de anistia: 46% dos brasileiros. Essa posição é compartilhada por eleitores de esquerda, centro e direita, assim como pobres, classe média, ricos, eleitores que não votaram ou que votaram em Lula no 2º turno de 2022”, detalhou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.
Publicada hoje na Folha da Manhã.