“Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado”. Como nesses versos de Paulinho da Viola, servidores e estudantes do Instituto Federal Fluminense se preparam para comemorar os 20 anos da pós-graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, no dia 23 de outubro, a partir das 13h30, no auditório Miguel Ramalho, no Campus Campos Centro.
O evento, que é aberto a toda a população, alia o conhecimento acadêmico, com palestra e minicurso, aos festejos, que contarão com a presença de quem construiu esta história com afinco e dedicação. As inscrições podem ser feitas no site: https://eventos.iff.edu.br/20anos-poslmcs
Sem deixar as memórias caírem no esquecimento e sem interromper a oferta nesses 20 anos de existência, o curso em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, um dos mais antigos do IFFluminense, quando se trata de pós lato sensu, já deixou um legado importante para a cidade: foi responsável por registrar as paisagens de Campos dos Goytacazes, passando pelo rio Paraíba do Sul até chegar ao Bar Doce Bar, que existiu nos idos de 1970, e encontrando vários nomes que fincaram suas histórias na cidade, como Antônio Roberto Kapi, poeta, dramaturgo e ator, e a professora e poeta Ruth Maria Chaves Martins.
E não se pode falar sobre a especialização sem mencionar a professora Rita Maria de Abreu Maia, idealizadora da especialização, que germinou esse sonho em uma instituição, à época, majoritariamente tecnicista. Ela abriu caminhos para tantas outras e tantos outros tecerem manhãs e amanhãs.
Para a atual coordenadora da pós, professora Érica Luciana de Souza e Silva, o curso é um marco para os estudos ligados à literatura e à memória. Além disso, ela destaca a relevância das pesquisas desenvolvidas na especialização que contribuem para o conhecimento dos saberes de Campos e região: “O curso atua na formação de profissionais de diversas áreas, mas também forma cidadãos que queiram e estejam dispostos a pensar a memória cultural, a sociedade e a própria cultura do nosso país, especialmente a de Campos dos Goytacazes e região”.
Já o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus Campos Centro, professor Pedro de Azevedo Castelo Branco, ressalta a contribuição da especialização ao longo das últimas duas décadas, principalmente para o Ensino, ao afirmar que “durante esses 20 anos, formamos muitos profissionais que atuam hoje em várias áreas na nossa cidade e na nossa região, mas eu diria que a maior parte atua no ensino. Então, muitos desses profissionais estão ministrando aulas para a comunidade acadêmica de Campos e região”.
A pós-graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade é uma especialização com programa de caráter interdisciplinar que articula as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. A especialização tem como objetivo formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de analisar e compreender os diálogos entre literatura, memória cultural e sociedade no contexto contemporâneo. O público-alvo são profissionais graduados nessas áreas. Todos os anos, são disponibilizadas 30 vagas, e o ingresso se dá por meio de processo seletivo. Ao final do curso, depois da defesa pública de uma monografia, os estudantes recebem o título de Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade.
Com carga horária total de 360 horas, o curso é oferecido na modalidade presencial, com duração de 12 meses. As aulas acontecem às quintas-feiras, nos turnos da tarde e da noite, no IFFluminense Campus Campos Centro. A pós-graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade reafirma o compromisso do Instituto Federal Fluminense em oferecer formação gratuita e de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão em diálogo com a realidade cultural e social da região.
20 ANOS DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU “LITERATURA, MEMÓRIA CULTURAL E SOCIEDADE”
PROGRAMAÇÃO
16/10/2025
16h00: “A engraçada língua de preto – da colonialidade da linguagem ao racismo linguístico”
(Minicurso)
Carlos Eugênio Soares de Lemos (UFF)
23/10/2025
13h30: Abertura
14h00: “A memória e a cultura na construção das identidades em sociedades contemporâneas”
Júlio Menezes (Ipeafro-RJ)
Natalino da Silva de Oliveira (IF Sudeste Mineiro -Muriaé)
Mediação: Raquel Fernandes (IFF)
15h00: Sessão de autógrafos
16h00: Intervalo
16h30: “Vale quanto pesa: nossas memórias”
Helvia Pereira Pinto Bastos
Renata Ribeiro Gomes de Queiroz Soares
Vânia Cristina Alexandrino Bernardo
Sílvia Lúcia dos Santos Barreto
Mediação: Analice de Oliveira Martins (IFF)
18h30: Intervalo
19h00: “A análise da imagem fotográfica como construção da memória”
Leonardo de Vasconcellos Silva
20h00: “Fernandos” em busca de Pessoa (Apresentação cultural)
21h00: Encerramento