
Lula: “Houve uma matança”
“A ordem do juiz era uma ordem de prisão, não uma ordem de matança, e houve uma matança”. Foi o que o presidente Lula disse ontem (4), em Belém (PA), sobre a operação policial no dia 28, contra a facção Comando Vermelho, nos complexos de favelas cariocas do Alemão e Penha. Que, com 121 mortos, foi a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro.
Nas favelas, 8 em cada 10 aprovam operação
No sábado (1º), esta coluna divulgou (confira aqui) os principais números da pesquisa AtlasIntel. Entre os moradores de favelas no Brasil, 80,9% aprovam a operação, desaprovada por 19,1%. Entre os moradores de favela na cidade do Rio, essa maioria pela aprovação chega a esmagadores 87,6%, com apenas 12,1% de desaprovação.
Quaest: 64% no RJ aprovam operação
Divulgadas no final de semana, outras pesquisas. Feita apenas entre os eleitores do Estado do Rio, mas sem o recorte específico das favelas, a Quaest confirmou a maioria de 64% dos fluminenses aprova a operação. Que é desaprovada pela minoria de 27%, com 6% que nem aprovam, nem desaprovam.
Paraná: 69% do Rio a favor da operação
Por sua vez, feita apenas na cidade do Rio de Janeiro e também sem o recorte das favelas, a pesquisa do instituto Paraná registrou o apoio de uma maioria ainda maior à operação: 69,6% estão a favor. Os que são contra formam uma minoria de 25,8%.
Publicado hoje na Folha da Manhã.
