Operação no Rio foi “desastrosa” a Lula e “sucesso” à maioria

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Lula sobre operação: “Foi desastrosa”

“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, disse Lula ontem em Belém. Foi a primeira vez que ele se manifestou pessoalmente sobre a operação.

 

Castro sobre operação: “Foi um sucesso”

Embora não tenha nominado o destinatário, a declaração de Lula foi uma resposta direta ao governador Cláudio Castro (PL). Que, no dia 29, declarou: “Tirando a vida dos policiais (quatro morreram na ação), a operação foi um sucesso”.

 

Violência adequada a 52% no Brasil e 62% no RJ

No entanto, na pesquisa AtlasIntel, o nível de violência empregado pelas polícias foi adequado (confira aqui) para a maioria de 52,5% dos brasileiros, enquanto foi excessivo para 45,8%. A maioria na aprovação nacional da violência policial empregada sobe para 62,3% entre os habitantes da cidade do Rio de Janeiro, com 34,4% achando que foi excessiva.

 

Quaest: sucesso para 58% no RJ

Na pesquisa estadual Quaest, perguntados como classificariam a operação, a maioria de 58% dos fluminenses parece concordar com Castro: acha que foi um sucesso. Os que acham que foi um fracasso, em aparente concordância com Lula, são a minoria de 32%. Outros 6% responderam que depende e 4% não souberam opinar.

 

Paraná: sem exagero para 60% no Rio

Na pesquisa Paraná na cidade do Rio, perguntados se houve exagero por parte das forças policiais na operação, a maioria de 60,1% dos cariocas respondeu que não, contra a minoria de 29,4% que disse sim. Outros 7,0% responderam que houve exagero em partes, enquanto 3,5% não opinaram.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário