AtlasIntel: Lula lidera ao 1º e 2º turno, mas Flávio cresce

 

(Montagem: Joseli Matias)

 

A indefinição da direita brasileira sobre candidato a presidente em outubro, neste mês de janeiro, favorece à reeleição de Lula (PT). Se isso já tinha sido apontado nas pesquisas Ideia e Quaest deste mês, ficou mais claro na AtlasIntel divulgada ontem (21). Em que Lula venceu todos os cinco cenários de 1º turno e oito de 2º turno.

Ampla vantagem de Lula — Feita com 5.418 eleitores de 15 a 20 deste mês, com margem de erro de 1 ponto para mais ou menos e registrada no TSE sob protocolo BR 02804/2026, a pesquisa AtlasIntel revelou a ampla vantagem de Lula sobre os dois nomes da direita hoje mais cotados: o senador Flávio Bolsonaro (REP) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PSD).

Lula, Tarcísio e Flávio no 1º turno — Em cenário mais amplo de 1º turno, com Lula, Tarcísio e Flávio na disputa, mais vários outros possíveis candidatos, o petista teria hoje no 1º turno 48,4% de intenção de voto, contra 28,0% do senador e 11,0% do governador paulista.

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Lula x Flávio sem Tarcísio no 1º turno — Com Flávio e sem Tarcísio, Lula teria no 1º turno 48,8%, contra 35,0% do senador do RJ.

Lula x Tarcísio sem Flávio no 1º turno — Com Tarcísio sem Flávio, o petista teria no 1º turno 48,5%, contra 28,4% do governador de SP.

Flávio cresce e Lula patina ao 1º turno — Se os cenários são favoráveis a Lula, a comparação da série de pesquisas AtlasIntel revelou um ponto também favorável a Flávio: dos 29,3% que ele tinha de intenção ao 1º turno em dezembro, cresceu 5,7 pontos aos 35% de janeiro. No mesmo período, Lula patinou, oscilando 0,7 ponto para cima, dos 48,1% de dezembro aos 48,8% atuais.

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Com Flávio, matemática de 2º turno — Nessa simulação de 1º turno de Lula com Flávio e outros candidatos, mas sem Tarcísio, a soma de todos os presidenciáveis de oposição deu 49,3%, acima dos 48,8% do presidente. Ainda que seja um empate técnico na margem de erro da AtlasIntel, o 2º turno ficaria matematicamente garantido.

Com Tarcísio, Lula fecha no 1º turno? — Na simulação de 1º turno de Lula com Tarcísio, mas sem Flávio, a soma de todos os presidenciáveis de oposição deu 45,5%, abaixo dos 48,5% do presidente. Fora da margem de erro, embora próximo dela, o cenário indicou a possibilidade matemática de Lula liquidar a fatura em turno único.

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Tarcísio, como Lula, patina no 1º turno — Diferente de Flávio, que cresceu de dezembro a janeiro em intenções de voto ao 1º turno contra Lula, Tarcísio patinou: dos 28,3% do último mês aos 28,4% atuais. Assim como Lula, dos 48,8% de dezembro aos 48,5% de janeiro.

Passado e futuro do 2º turno — Como Lula se elegeu três vezes presidente, sem nunca conseguir levar no 1º turno, mesmo na reeleição de 2006, quando seu governo tinha muito mais popularidade do que hoje, a lógica aponta à existência do 2º turno em 25 de outubro de 2026. No qual, pela AtlasIntel de janeiro, Lula bateria Tarcísio e Flávio pelos mesmos 49% a 45%.

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Lula e Tarcísio patinam e Flávio cresce ao 2º turno — Na comparação entre dezembro e janeiro da série AtlasIntel, Lula (49% a 49,1%) e Tarcísio (45% a 45,4%) passaram o último mês patinando nas intenções de voto ao 2º turno. Como nas simulações de 1º turno, só quem cresceu no mesmo período foi Flávio. Ele ganhou 3,9 pontos de intenção dos 41% de dezembro aos 44,9% de janeiro.

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Contra Flávio, Lula cai no 2º turno — No cenário de um eventual 2º turno contra Flávio, ao contrário deste, Lula perdeu 3,8 pontos de intenção no último mês. Contra o filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista passou dos 53% de intenção em dezembro aos 49,2% de janeiro.

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Rejeição que definirá o 2º turno — Índice mais importante à definição do 2º turno, por limitar o crescimento dos dois candidatos que o disputam, a rejeição na AtlasIntel foi liderada por Bolsonaro: 50,0% não votariam nele de jeito nenhum. Em 2º lugar, Lula tem 49,7% de rejeição. É um empate técnico com Bolsonaro e, hoje, o maior obstáculo à reeleição do petista.

Atrás de Bolsonaro e Lula, Flávio também tem rejeição alta —  Atrás de Bolsonaro e Lula, vieram Flávio, com 47,4% de rejeição; Renan Santos (Missão), espécie de Pablo Marçal do MBL, com 45,6%; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 44,9%; o deputado Nikolas Ferreira (PL), com 44,7%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), com 43,4%.

Lista da rejeição — Seguiram a lista de rejeição da AtlasIntel os governadores de Minas, Romeu Zema (Novo), com 42,1%; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), com 41,7%; Tarcísio, com 41,1%; além dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 40,7%; e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 39,9%.

 

(Infográfico: Joseli Matias)

 

Rejeição é vantagem de Tarcísio sobre Lula e Flávio — A lista do índice negativo da AtlasIntel foi completada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 36,9% de brasileiros que não votariam nele de jeito nenhum. Mas a baixa rejeição de Tarcísio, 8,6 pontos a menos que Lula e 6,3 pontos a menos que Flávio, é sua maior vantagem num eventual 2º turno presidencial.

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE

Análise do especialista — “A AtlasIntel testou cinco cenários de 1º turno e oito cenários de 2º turno das eleições presidenciais de 2026. Em todos, Lula lidera as intenções de voto. No 1º turno, Lula abre 20 pontos contra Flávio: 48% x 28%. Mesmo com a inclusão também do nome de Tarcísio, que aparece em 3º, com 11%. Sem Tarcísio, Lula tem 14 pontos contra Flávio: 49% a 35%. Sem Flávio, Lula abre 21 pontos contra Tarcísio: 49% a 28%. Nos 8 cenários de 2º turno testados, Lula abre 3 pontos contra Jair Bolsonaro, por 49% a 46%; e 4 pontos contra Tarcísio, Michelle e Flávio: nos três casos, 49% a 45%”, resumiu William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário