“Garotinho não vai ganhar a discussão dos royalties no grito”

“Garotinho não vai ganhar essa discussão da partilha dos royalties no grito. Muito pelo contrário, sua atitude isolacionista e desagregadora, que repete a mesma que ele e Rosinha mantiveram quando governadores, só tende a piorar a situação”. A opinião é do professor Eduardo Peixoto, presidente municipal do PT, partido do ex-presidente Lula e da atual, Dilma Rousseff, atacados frontalmente nos discursos do casal Garotinho, no ato público de ontem, na Cinelândia, no Rio.

Eduardo afirmou não ter dúvida que foi o mau uso dos recursos do petróleo, inclusive em Campos, “em escândalos sucessivos e de repercussão nacional”, aliado às descobertas de novas jazidas de petróleo no Pré-Sal, o principal responsável pelo interesse dos estados não produtores pelos royalties, não a vontade do então presidente Lula em eleger Dilma, como acusou ontem a prefeita Rosinha:

— Muito pelo contrário, quando Lula sentiu que a pressão dos estados não produtores seria avassaladora no Congresso Nacional, até pela imensa maioria destes, ele usou seu poder do veto. E se contrariou o interesse da maioria, por óbvio, não agiu com motivo eleitoral. Levar essa discussão para o plano político, além de ser absolutamente infrutífero, é baixaria — alfinetou Eduardo.

O presidente do PT, no entanto, concorda com o senador fluminense do seu partido, Lindenbergh Farias, que ontem, em Brasília, cobrou de Dilma o papel de liderança na discussão, não apenas sobre o petróleo, mas em relação à questão federativa:

—  Desde a eleição (presidencial de 2010), nós ainda não tivemos um debate nacional; esse é o primeiro. Mas sou da mesma opinião do Lindenbergh, no sentido de que a presidente tem que ser o fiel da balança da discussão. Tenho certeza de que vai fazê-lo, assim que voltar de sua viagem ao exterior, ainda esta semana. Até porque, caso contrário, estará cometendo um erro grave. Agora, concordo também que o debate não pode se ater somente ao petróleo, devendo ser ampliado à necessidade de leis mais claras sobre o pacto federativo, sobre a nossa idéia de nação e da construção do próprio Estado brasileiro — pregou Eduardo.

Ainda em relação ao ato público do casal Garotinho, ontem, no Rio, com promessa de reedição em Brasília, o presidente petista ressalvou que a tendência natural de quem se recusa a participar de uma negociação, quando esta se consuma, é de ficar sempre com a pior parte. “Claro que se estados e municípios produtores sairem perdendo ao final das negociações políticas, haverá sempre a possibilidade de se recorrer juridicamente, mas só um tolo não vê que o mais importante agora, no lugar de acusar e berrar, é se sentar à mesa para conversar”.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 27 comentários

  1. jorge queiroz

    á presidenta dilma nao tem culpa pela divisao dos royalties,quanto forao gasto pela prefeita de aluguel dos onibus para levar os funcionario contratadoa para á cinelandia no RIO DE JANEIRO.,daria para fazer á creche municipal de santa maria,fazer um posto de saúde no distrito do espirito santinho, e construir um hospital no distrito de santa maria de campos,quanto esperdiçio de dinheiro jogado pelo ralo,será que o povo de campos nao ver isto., jorge queiroz

  2. marcelo

    NÓS , O POVÃO PERDEMOS . POR TER OS INHOS FANÁTICOS PELO PODER , E NÃO APROVEITAR OS MILHÕES DOS ROYALTIES , BEM APLICADOS EM SANEAMENTO BÁSICO , EDUCAÇÃO , SAÚDE , TRANSPORTE , ETC. AGORA NÃO ADIANTA COLOCAR CULPA EM CABRAL DILMA , LULA ,ENTRE OUTROS ADVERSÁRIOS . ASSUMA A RESPONSABILIDADE .

  3. Savio

    Não creio que a truculência misturada a verborragia sirva para alguma coisa, a não ser para “fazer onda” pré-eleitoral.
    Junte-se a isso tudo, atitudes insanas como a do “bispo” Crivela, incitando à violência! Quando este sugere “invadir a Petrobras”, toma atitude de anti-democrata e mostra sua incapacidade de diálogo.
    Se os royalties tivessem sido usados corretamente, não chegaríamos a toda esta discórdia. É o que dá, por exemplo, o que ocorre no nosso município com o que deveria ser o “Portal da Transparência”, onde de “transparente” não tem nada.
    Mas, esperar o quê de nossos políticos?
    Agora é aguardar as próximas eleições e fazer escolhas melhores, embora as “ofertas” surgidas até o presente momento não sejam nada animadoras.

  4. ANTONIO VIEIRA

    Não se pode afrouxar para Garotinho.O negócio de é antecipar canpanha eleitoral e isto está na cara só não vê quem é cego Muito obrigado.

  5. Charles

    Bando de (trecho excluído pela moderação)! Só pensam em tomar vantagem.

  6. Ricardo Alschefsky

    E tipico de garotinho fazer quizumba , estardalhaço, berrar e quem perde somos nos, o povo Campista ja ta saturado de prepotencia predominante desse Sr. Eu fico, como Campos Não se beneficia de nada com ele criticando e colocando lenha na fogueira como se quizesse ver o circo pegando fogo. Quem sofre é o povo , é o povo que literalmente paga a conta. Sabemos que é inconstitucional o que querem fazer com a gente mas concordo com o Professor que devemos agir dentro da lei dentro dos padraos da justiça. Um Presidente nao pode ir de contra a Legislação pq se nao agente vai deixar de ser um País democratico pra ser um País comunista dividindo tudo que se consta das produçoes viaveis do Brasil nos outros estados da constituição como carvão, minerio , cafe, e por ai vai … baixa um pouco essa lenha caro Deputado e para de usar nosso municipio como escudo pra suas artimanhas .

  7. davi

    pois eh gente, mas a prefeita gasta com acampamento, com alugueis caros de onibus para manisfestar..ok! so que gostaria de dizer a todos os leitores que eu sou funcionario da prefeitura e possa assegurar que quem somos nos funcionários. Vou explicar: recebemos uma gratificação graças a nelson naim nos dias que estava prefeito e estranhamente não recebembos a gratificação junto com o pagamento referente ao mês anterior, so recebemos dia 14 deste mês e…com menos 20% do valor real! o que ouve? sera mendingagem desta milionária prefeitura? ou e ou não para custear essa forma (trecho excluído pela moderação) de fazer politica desse casal louco por poder? ou vem alguem da prefeitura me explicar! sera que os leitores e imprensa geral de campos sabe disso? então divulgue! a verdade deve ser dita!

  8. AFONSO

    EU ACHO QUE TODOS OS CAMPISTAS MERECIAM MAIS RESPEITO QUANTO AO EMPREGO DA MILIONÁRIA ARRECADAÇÃO DOS ROYALTES, POR EXEMPLO: QUANTO A PREFEITURA RECEBE MENSALMENTE TODOS NOS SABEMOS POR INTERMÉDIO DA IMPRENSA, MAS, CADÊ A PRESTAÇÃO DE CONTAS, ACHO QUE ISSO DEVERIA SER FEITO MENSALMENTE FECHANDO RECEITA X DESPESAS, ESTOU CERTO OU ERRADO?, E PORQUE ISSO NÃO É FEITO?, NÃO QUERO DIZER QUE HAJA MÁ FÉ, MAS, OS ELEITORES FICAM SE PERGUNTANDO, SERÁ QUE TODOS OS PREFEITOS SÃO IGUAIS?, EU PREFIRO ACREDITAR QUE ISSO AINDA SERÁ FEITO, ANTES TARDE DO QUE NUMCA.
    AGINDO ASSIM ESTADO E MUNICÍPIOS SERÃO DERROTADOS NO CONGRESSO NÃO TENHAM DÚVIDAS.

  9. Genildo

    So nao podemos esquecer que os maiores (trecho excluído pela moderação) que esse municipio ja conheceu, foram os dois governos anteriores que eram alinhados com Cabral e Lula. Entao…

  10. Frederico Gonçalves

    O que muitos estão esquecendo, alguns, à toda evidência de propósito, é que esta questão está sepultada pela Constituição Federal desde 1988, cuja definição para royalties é inquestionável como sendo uma indenização devida aos produtores!

    Em seu dicionário, Aurélio Buarque de Holanda, define indenização como sendo ressarcimento por danos ou prejuízos, compensação …

    Com efeito, desculpem o meu radicalismo, mas esta tentativa de “apanhar” o que não é de sua propriedade, por analogia, é inclusive tipificada no Código Penal como crime de furto, e, no presente caso, qualificado por confiança.

    Vamos acompanhar se os Ministros do STF vão ver a Constituição Federal com olhos de enxergar!

    Como campista, o que me cabe fazer é agradecer a todos aqueles que fizeram alguma coisa, mínima que seja, para defender o que é nosso, de fato e de direito.

  11. Almir

    Pessoal sou funcionário da Petrobrás e, a melhor forma de dividir os royalties é distribuí-los entre os que ajudam, esta empresa, suam seus uniformes, se expõem todos os dias em sua tarefas árduas, independente dos brasões nos macacões.
    Desta forma, estaríamos diretamente distribuindo a riqueza por todo país, haja vista, termos colegas nas unidades, de todo Brasil.
    Hoje, só o rei e seus amigos estão sendo beneficiados, por isto os desentendimentos e ganâncias.
    Saudações tricolores.

  12. João

    Tivemos uma herança de 8 anos do antigo prefeito com mal uso dos Royalts e completo abandono da Cidade, e impugnado nas últimas eleições ainda quer voltar. A continuidade do mal uso continua, será que acabando os Royalts sobraria uma candidatura fora do eixo dos super interessados? Não acabaria essa fome pelo poder? Então o povo tem muito pouco a perder.

  13. Bruno

    Com o ódio decretado há “Família Garotinho”, conseguimos entender até a pactuação do Sr. Cabral em aceitar somente perdas aos Municípios (Campos,Macaé), e nenhuma perda para o Estado, no final será imputado todas as devidas perdas a esta família, como fanáticos que o povo brasileiro é por futebol, saiba que cabe ao torcedor é gritar pra ve se o time acorda, caso contrário o Juiz(a, Dilma) se faz de “morto(a)”.

  14. Amaro junior

    Olha quem fala, logo o Presidente regional do PT, credibilidade zero neste depoimento que visa tentar defender integrantes do seu partido, quanto á má administrção dos recursos dos royates e os escândulos nacionais foram todos na gestão anterior! Agora ao invés de ficar criticando deveriam se aliar para defender o nosso município e o nosso estado que vai perder e muito com essa nova proposta de partilha dos Royates.

    Claro, essa resposta é só pro moderador mesmo, pois sei que assim como todos os meus outyros comentários, esse também será excluido ou só liberado depois que já tiver outras dezenas de comentários da oposição.

  15. celso

    Hahahahaha, a boquinha vai acabar. O royalty vai acabar. Os contratos de professores incapazes na PMCG vai acabar. O exército de puxa-sacos vai acabar. Hahahahaha. Vão ter que trabalhar. Vão ter que estudar para uma vaga no serviço público ganhar. A cambada de parasitas vai acabar. Royalties vão tarde, vão pra +$%&¨#$@!
    Aleluia!!!

  16. luis

    toma vergonha casal garotinho,vçs querem tomar conta do brasil todo,sera que esses povo que creditem em vçs não vai cair á ficha deles,gente chega de garotinho esse homem que se diz crente é muito (trecho excluído pela moderação),e os bobos iludido por causa de um real,gente pensa pra frente.

  17. José Ribeiro

    Este (trecho excluído pela moderação) do Garotinho quer que aconteça com os royalties o mesmo que aconteceu com o pólo petroquímico,ele só faz besteira em vez de ajudar a nossa cidade ele só atrapalha, brigando com o poder,para ele só a palavra dele que é válida, ele é um grande DITADOR imaginem este homem na presidência.Mais pensando bem a culpa não é dele e sim dos idiotas que neles votaram

  18. Márcio

    Quem é Eduardo Peixoto?Eu não o conheço.

  19. Diego

    A manifestação foi muito importante, infelizmente os políticos do estado do Rio não estão unidos. Rosinha, Garotinho, Crivella, entre outros que estiveram presentes, estão lutando o bom combate. Temos de manter o foco, tudo está indicando que iremos perder os Royaltes, então é necessário botar o bloco na rua, e mostrar que o povo do Rio não vai admitir essa ilegalidade!!!

  20. Aguinaldo

    Rosinha e Garotinho ainda não sabem fazer política,brigam com o governo do estado e federal, quem perde com isso é a população campista,que vê São João da Barra, Macaé e o nosso vizinho estado do Espírito Santo,tornando-se verdadeiras potências indústriais.

  21. rose

    meu caro diego eles so forao la no rio fazer politicagem sera que vc nao ve isto? os dois so sabem atacar os acima deles em vez de se jutarem para resolverem. e ainda obrigam ameacando os contratados a irem pq senao perdem o servico a participar dessa palhacada.

  22. ANTONIO VIEIRA

    O que atrapalha O Garotinho é o seu discurso raivoso que conserva contra os seus adversários. Ele não poupa nem o irmão e nessa leva inclui Sérgio Cabral,Lula e até Dilma. Eduardo Peixoto tem suas razões não podemos nos abaixar pra o menininho não .

  23. Fjunior

    Professor Eduardo Peixoto, presidente municipal do PT, vc defende que Campos então perca os royalties,é isso?
    Vc afirfa que o Garotinho desagrega, certo? O Cabral então é o agregador?
    [Se ele é,pq teve que ir para o Lula vetar?]
    Que perfil de público vc quer iludir.
    Amigo, eu tenho 2 formações acadêmicas e coisas a + q não vem ao seu interesse.
    Pela omissão de vcs, inclusive sua q se afirma ser PT é q está como está.
    E vc q papael tem em Brasília ou tenta p manter os Royalties pq é o seu partidop q tenta distribuir os Royalties não? ( Aquela ideia comunista disfarçada de social q no final é pura corrução, certo?
    Enfim, vc deve estar acopstumado mesmo a um Partido de Corruptos e Omissos, e p esseso Garotinho será mesmo desagregador pq ele nmão aceita o q VCs impõe..
    Faça qq pesquisa em Campos e veja se alguém o conhece q tal?
    Vc seintitulça professor mas não isso, amigo, não quer dizer nada..
    Seria melhor vc ficar calado..

  24. lcecilia

    Como o povo de Campos é sem noção.Ainda bem que temos políticos como Garotinho.Eduardo Peixoto eu conheço bem é o marido da veresdora e foi meu professor na FAFIC, aliás um péssimo professor.Devia trabalhar e não ficar (trecho excluído pela moderação) do SEPE.

  25. junior

    CAMPOS TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA… KD A MUDANCA? KD A TRANSPARENCIA? MAIS UMA VEZ OOS GAROTINHOS ENGANAM A POPULACAO! HUMILHA NOSSO POVO OBRIGANDO OS CONTRATADOS ACAMPAR NA PREFEITURA E PEGAR MTA CHUVA NA CINELANDIA… FORA ROSINHA.

  26. ANTONIO VIEIRA

    ESTAMOS PERDENDO A GUERRA POE CULPA DA INTROMISSÃO DE GAROTINHO NOS FATOS.ELE SE METEU DA DISCUSSÃO SEM O MÍNIMO CONHECIMENTO DO ASSUNTO. SÓ RESTA A ELE TECER SUAS AGRSSÕE BARATAS A QUEM DE FATO COMPROU A BRIGA DESDE O INICIO , QUE FOI O PRESIDENTE LULA, SÉRGIO CABRAL E AGORA A PRESIDENTE DILMA.

  27. Neinha Freitas

    Se grito adiantasse alguma coisa,porco nenhum morreria.

Deixe um comentário