Campos dos Goytacazes,  14/08/2018

 

por Aluysio Abreu Barbosa

Marcão é o pré-candidato do governo Rafael a deputado federal

 

 

Charge do José Renato

 

 

Sai César, entra Marcão

Sai o empresário César Tinoco (PPS) e entra o vereador Marcão Gomes (Rede). Se antes mirava a Assembleia Legislativa, o preidente da Câmara de Campos será o pré-candidato a deputado federal do governo Rafael Diniz (PPS). Após anunciar (aqui) sua pré-candidatura à Câmara Federal em entrevista à Folha, publicada em 17 de dezembro, Tinoco agora vai assumir a chefia de gabinete de Rafael. Ocupante do cargo, o jornalista Alexandre Bastos vai para a secretaria de Governo. Hoje responsável pela pasta, o advogado Fábio Bastos vai para a superintendência de Relações Governamentais, para cuidar do planejamento e captação de recursos.

 

Articulação interna                   

Segundo César, Marcão e o próprio Rafael falaram à coluna, a decisão foi de todo o grupo político. “Tenho certeza de que o César Tinoco desempenharia um grande papel na disputa eleitoral, já que tem a política no sangue e uma grande capacidade de agregar, mas hoje ele é uma peça fundamental em nossa gestão e tem nos ajudado muito no processo de reconstrução da cidade”, admitiu o prefeito. Um dos seus colaboradores mais próximos, se César fosse eleito, temia-se que o governo perdesse capacidade interna de articulação.

 

Nova missão

“Não há mais espaço na política para quem pensa apenas em si mesmo. É preciso ter maturidade, entender o processo e, principalmente, colocar a cidade à frente de qualquer interesse. Vamos ajudar Rafael Diniz na construção de um alicerce sólido, com projetos importantes não só para os próximos anos, mas para as próximas décadas. Apesar de todas as dificuldades, já nos próximos meses iremos ajudar o prefeito a desenvolver um pacote de ações em áreas como Educação, Saúde, Transporte e Social”, justificou César Tinoco.

 

Alvo: Wladimir

Vereador de Campos mais votado em 2016, Marcão é um dos nomes de maior densidade eleitoral no grupo governista. Sua entrada na disputa à Câmara Federal traz um objetivo político: se opor ao também pré-candidato Wladimir Garotinho (PR), que vinha liderando todas as pesquisas a deputado federal em Campos. Caso o filho dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho se eleja em outubro, não se espera que traga benefícios a uma Campos governada pela oposição aos seus pais. Diferente, por exemplo, do deputado Paulo Feijó (PR), eleito com apoio dos Garotinho, mas que tem conseguido recursos federais à gestão Rafael.

 

Armas na disputa

Ainda que não assuma Wladimir como alvo da mudança da sua pré-candidatura, de deputado estadual a federal, Marcão adianta os elementos que usará no embate com o filho do casal Garotinho na disputa pelo mesmo voto: experiência e retorno do eventual mandato a Campos e região. “Sou advogado, servidor público federal do IFF e contador. Estou no meu segundo mandato, fui o vereador mais votado do município e hoje tenho a experiência de presidir a maior Câmara do interior do Estado. Campos, o Norte e o Noroeste Fluminense precisam de deputados que tenham compromisso com a nossa terra”, pregou o edil.

 

Aliado em Brasília

Assim como Marcão, Rafael não foi direto, mas apontou distinções que considera existir entre as pré-candidaturas do seu grupo político e dos Garotinho: “Durante muitos anos Campos contou com políticos que pensavam mais nas eleições do que na gestão, muitas vezes utilizando a cidade como trampolim. Marcão deixa sua pré-candidatura à Alerj e se coloca como pré-candidato a deputado federal. No atual momento da cidade e da região, é a hora de construir pontes, não muros. Por isso, ter aliados na Câmara Federal é fundamental para viabilizar parcerias e colocar projetos em prática, como já estamos fazendo”.

 

Dobradas

O que Rafael, Marcão e César não disseram, na troca do terceiro pelo segundo como pré-candidato do grupo a deputado federal, é que a saída do presidente da Câmara Municipal da corrida à Alerj abre espaço para articulações políticas importantes. Assim, alguns dos pré-candidatos a deputado estadual que já estavam pensando em fazer dobrada com Wladimir, ou com o empresário Marcelo Mérida (PSD), podem ser agora seduzidos pela possibilidade de fazê-lo com o novo pré-candidato do governo. É o que determinarão as próximas pesquisas e, sobretudo, o voto nas urnas. Mas ninguém duvida que 2020 passa antes por outubro de 2018.

 

Publicado hoje (25) na Folha da Manhã

 

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • PDF
  • Technorati

16 comments to Marcão é o pré-candidato do governo Rafael a deputado federal

  • Seria ótimo o Deputado Bruno Dauaire deixar o Garotinho de lado por ser um ditador e um tira voto e vir para o do prefeito de Campos Rafael ! Sendo o candidato a deputado Estadual da nossa região !!!!

  • Marcão disputando uma vaga para deputado federal? Kkkkkkkk, esse cara grande (trecho excluído pela moderação) não ganha nem para vereador mais!
    Ele não é digno de merecimento do voto de ninguém .

  • Jokleyr

    Acho que a cidade de Campos merecia um candidato melhor que o Vereador Marcão. Está na hora de mudança, vamos tirar esses oportunista de ação.
    Só pensão neles, nunca na cidade. É só vermos como nossa cidade esta, mato para todo lado, e, eles juntando dinheiro para campanha, e, aumentando impostos.

  • Jokleyer

    Para onde se anda, é só mato e lixo nas ruas, praças e avenidas. Sem falar nas ruas com iluminação precária, mas em aumentar a taxa de iluminação publica o Presidente da Câmara, junto com Prefeito sobe muito bem fazer, como o aumento exagerado na conta de um bem necessário a vida, e, nas necessidades diárias, que é a água.

  • Uma pena ele se desgastando com Garotinho , passou maior vergonha em SJB ! Hoje não precisa disso !

  • O ex Prefeito de fato Garotinho deixou nossa cidade FALIDA ou como sua esposa falou QUEBRADA !!! Como fazer manutenção pagamentos em dia se não tem dinheiro !! O ESTADO TEVE CABRAL O MUNICÍPIO DE CAMPOS TEVE GAROTINHO NO COMANDO !!! ESTADO E CAMPOS QUEBRADOS !! Aqui o PEZÂO seria CHICÂO !!! Ai só com intervenção também !!! Graça o Rafael ganhou e primeiro tem que arrumar a desordem que foi deixada em Campos !!!

  • joziel

    so candidato fraco sem candiçoes

  • Jokleyer

    Senhora Maria Bonita, aceito sua defesa para seus políticos, bem como, quero que a senhora fique sabendo que; NÃO CONHEÇO ESSE TAL DE GAROTINHO, MUITO MENOS A MULHER DELE, e acredito que esse casal, devem ser (trecho excluído pela moderação). Estou falando da Prefeitura hoje, ou a senhora quer que esperamos que a Prefeitura leve quantos anos para o prefeito atual arruma-la. Esta em nossas mãos, deixarmos de lado o favorecimento momentâneo e pessoal, e, pensarmos nos quatro anos que vamos ficar com a saúde precária, a educação desprovida, e, a continuação de um povo sofrido. ESTAMOS NA ERA DA MUDANÇA, SENHORA Maria Bonita.
    Só a senhora que não ver que estão utilizando do passado para fazerem caixa para campanha, mas espero que o Ministério Publico Federal, possa estar de olhos bem abertos.
    E boa sorte para a senhora Maria Bonita.

  • Alex

    Sinceramente e com todo respeito ao Marcão, acho um nome fraco para deputado federal. Trata-se de um político que acabou ficando igual aos outros vendo apenas benefício próprio. … Me decepcionou.

  • Alex

    Ainda completando meu texto acima… Gostaria que alguém citasse apenas 01 vereador que esteja à altura de seu mandato. Os que não estão envolvidos com a operação Chequinho, estão metidos em outras questões obscuras no governo Rafael. É um jogo de EGO. Cito por exemplo o Cláudio Andrade… Péssimo parlamentar que se escora num jornal da cidade divulgando pesquisas compradas… Tenho até pena desse tipo de gente que acha fácil uma campanha ao legistativo estadual ou federal. Aliás, defender o governo municipal hoje já é um péssimo caminho para quem deseja disputar a Alerj ou Câmara Federal. O jovem prefeito se perdeu em sua vaidade e orgulho. Cavou sua cova política e certamente será um dos piores gestores do município…

  • Sr Jokleyer . não defendo o Rafael , mas sem recurso não da para fazer muito e só se passou um ano ! Mas a choradeira tem que parar pq Saúde não espera ! E no caso se estiverem fazendo caixa para campanha , denuncie e que vá cadeia qualquer um responsável pela ilegalidade Sr. Jokleyer ! Mudança sim mas com responsabilidade !!!

  • A verdade está ai para todo mundo ver, até os que defendiam Rafael no começo do seu governo, hoje estão decepcionados como ele governa a nossa cidade

    • Quando vcs vão perceber que o povo de Campos NÃO QUER MAIS OS GAROTINHOS !!!! Vai precisar (trecho excluído pela moderação) para ele largar o osso ou desenhar para vocês entenderem!! Ainda fala em presidência , governador e desfazendo de Senador e Dep Federal !!! SE TOCA !!!

  • Wladimir e Caio seria uma pule 10 o primeiro federal, o segundo estadual gente nova na politica,vamos sepultar Feijó,João Peixoto e outros mais chega de enganação, o povo já está de saco cheio desses politicos

  • Agradeço a folha da manhã por publicar minhas opiniões em especial a você Aluysio Abreu Barbosa,ainda tenho esperança que alguma coisa boa ainda está para vir para nossa cidade

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>