Opiniões

PSF: Rosinha busca alternativa a concurso

Conforme apurado pelo repórter Thiago Gomes e noticiado pela jornalista Thais Aguiar em seu blog (aqui), virá a Campos, na próxima semana, uma equipe do programa Estratégia Saúde da Família, que gere o Programa Saúde da Família (PSF) no ministério da Saúde. A informação foi passada pela subsecretária muncipal de Saúde Lúcia Maria Rebel Wagner, no final da reunião do Conselho Municipal de Saúde, encerrada agora há pouco. Segundo a subsecretária, a equipe vem a pedido da Prefeitura, para tentar “encontrar uma solução para o PSF”.

Suspenso em Campos desde 26 de março, por decisão da Justiça Federal, é estranha essa insistência do governo Rosinha em buscar outra maneira de reativar o PSF, que não seja a já determinada pelo Ministério Público Federal (MPF): convocar os aprovados no concurso público feito no final do governo Mocaiber.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 17 comentários

  1. O MS visitará novamente Campos (fizeram uma visita no ano passado e nada foi resolvido quanto ao PSF). Devem ter ouvido somente as “mentiras” do governo campista. Espero que desta vez a oposição se posicione e não deixe que as mentiras sejam unanimidades!!!
    Por quê não cumprem logo a determinação da justiça federal e acabam logo com este suplício? Que resistência descabida!!

  2. A preocupação de Rosinha e com a LRF,não tem como pagar salários de concursados sem aumentar a arrecadação própria do município,já se os recursos forem federal,não há por que não chamar os concursados, mesmo sabendo que o concurso foi um jogo de cartas marcadas.

  3. O pior é que ela tem dinheiro sim, vejam porque:

    Além dos royalties, existe também uma compensação chamada “participação especial”, paga em áreas com alto potencial de produção e rentabilidade. Esse mês foi de R$151.656.643,88!!!!
    Levando a discussão ao Concurso do PSF, se não me engano diferentemente dos royalties que não podem ser usados para pagar funcionário, essa participação especial pode sim ser utilizada para pagamento do servidor, além disso o município conta com verba federal do programa PSF e claro da municipal …será que a prefeita não tem realmente dinheiro pra assumir os concursados?
    Participação especial + verba federal do PSF + verba municipal…fala sério ein…
    Vamos homologar esse concurso logo prefeita!

  4. Cartas marcadas ou não eu passei e posso ser até a ultima a entrar mas quero minha vaga.

  5. Caro, Márcio
    Esse papo de concurso com cartas marcadas é apenas uma desculpa para os proissionais que não estudaram e não tem capacidade de passar em um concurso público. Eu estudei e passei e posso garantir que não recebi ajuda nenhuma. Portanto, tenha certeza antes de ficar dissendo besteira.

  6. coisa facil de resolver, convoca logo os concursados porque dinheiro há. se o psf é co-financiado entre municipio e Uniao, logico nao deve ser mais caro que terceirizar….e o povo e que se dane

  7. Muito boa a sua resposta Diogo, são argumentos sérios assim que devem provar à população e as autoridades que nós candidatos só queremos o que é nosso por direito e verdade. Acho que justamente por NÃO ter sido um concurso de cartas marcadas está gerando toda esta dificuldade. Com excessão dos ACS, que moram todos em Campos, existem candidatos aprovados de outros municípios e de outros estados, o que comprova mais uma vez que não tiveram “apadrinhados” neste concurso, se fossem cartas marcadas, teriam sido aprovados somente os candidatos de Campos, o que não aconteceu!

  8. Nós profissionais que estudamos e fomos aprovados no concurso,só queremos valer nossos direitos enquanto cidadãos e candidatos e tivemos a capacidade de sermos aprovados.Que a saúde hj em Campos está um caos,todos sabem e sofrem com isso especialmente aqueles que dependem dela.Entendo até o argumento daqueles colegas que não estudaram o suficiente e/ou não tiveram mesmo a capacidade de serem aprovados como nós isso chama-se inveja.
    Quanto aos politicos que hj nos prejudicam por não fazer valer a lei que é claro em todos os seus aspectos ,especialmente no que se diz respeito a realização do concurso ( edital….) eles que nos aguardem pois voto nosso e dos nossos familiares e amigos: NUNCA MAIS.

  9. Quem anda falando de cartas marcadas deveria provar! só sei que eu passei com muita luta e esforço foi meses de estudo e quero a minha vaga por direito.

  10. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL?EXPLIQUE MELHOR,POR TODOS OS ÂNGULOS,PORQUE DESSA FORMA, COMO O COMENTARISTA DAS 20:34 AFIRMOU,TIVE A IMPRESSÃO QUE O MESMO É PAGO PARA DEFENDER OS INTERESSES DESSE GOVERNO.A PROPÓSITO,SE IDENTIFIQUE E DIGA O MOTIVO OU INTERESSE DE SUA DEFESA.SE O CONCURSO FOI INCONSTITUCIONAL,MOSTRE ALGUMA COISA SOBRE AS AÇÕES DA JUSTIÇA.SEMPRE É BOM RESPEITAR O DIREITO DOS OUTROS.Ô DA 20:34,QUEM SE MISTURA COM PORCOS “LAVAGEM” COME.

  11. Dinheiro para pagar aos concursados ela não tem,mas para comprar programa de computador que é doado pelo governo federal ela pode?Pesquisem isto.E a preço exorbitante..

  12. ATENÇÃO APROVADOS DO PSF ! A PREFEITA ROSINHA CONVIDOU PESSOAS DELA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E VCS DEVEM FICAR ATENTOS , OS APROVADOS DO PSF PODE LEVAR UMA RASTEIRA DA ROSINHA , ELA QUER Q O MINISTÉRIO DA SAÚDE INDIQUE OS TERCERIZADOS . ASSIM OS APROVADOS FICAM DE FORA . A JUSTIÇA HOJE NÃO FAS NADA ! VCS ESTUDARAM ATOA ! ESTÁ FALTANDO VERGONHA DA JUSTIÇA E TER PULSO PRA HOMOLOGAR OS APROVADOS DO PSF . FIQUE COM DEUS !!!

  13. Muito simples , basta homologar o concurso público já realizado, e nomear àqueles que foram aprovados. Mas não querem posto que pretendem , no momento leitoral,indicar seus apadrinhados, mesmo que venha a ferir frontalmente a previsão Constitucional além da questão moral e ética.

  14. GENTE!!!!!!!!!
    É SÓ ELA NÃO AMPLIAR A BR 101 QUE JÁ PERTENCE A AUTOPISTA.
    FÁCIL, FÁCIL.

  15. Algum candidato foi à reunião do conselho de saúde ontem(terça-feira)????? O que foi discutido??? Temos que ficar de olho nesta visita do MS para que dados e verdades não sejam escondidos!

  16. Para os gestores despreparados que ainda têm dúvidas

    “O acúmulo técnico-político dos três níveis de gestão do SUS, na implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e da estratégia de Saúde da Família, elementos essenciais para a reorientação do modelo de atenção, tem possibilitado a identificação de um conjunto de questões relativas às bases conceituais e operacionais do que se tem denominado “Atenção Básica à Saúde” no Brasil, e de suas relações com os demais níveis do sistema. Esta discussão fundamenta-se nos eixos transversais da universalidade, integralidade e eqüidade, em um contexto de descentralização e controle social da gestão, princípios assistenciais e organizativos do SUS, consignados na legislação constitucional e infraconstitucional.

    A expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela estratégia Saúde da Família, compõem parte do conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde. Esta concepção supera a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença, desenvolvendo-se por meio de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipes, dirigidas às populações de territórios delimitados, pelos quais assumem responsabilidade.

    Os princípios fundamentais da atenção básica no Brasil são: integralidade, qualidade, eqüidade e participação social. Mediante a adstrição de clientela, as equipes Saúde da Família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co-responsabilidade destes profissionais com os usuários e a comunidade. Seu desafio é o de ampliar suas fronteiras de atuação visando uma maior resolubilidade da atenção, onde a Saúde da Família é compreendida como a estratégia principal para mudança deste modelo, que deverá sempre se integrar a todo o contexto de reorganização do sistema de saúde.

    Deprtamento de Atenção Básica do MS

  17. Sou do interior de São Paulo e passei, cadê a carta marcada. Quero minha vaga q conquistei a duras penas, caso contrário a prefeitura será processada por mim e mtos outros. Cumpram a lei. A justiça federal tem q ter pulso firme tb.

Deixe uma resposta

Fechar Menu