Orçamento recorde para Campos em 2011 — Discussão tem que ir à Câmara

Depois que o jornalista e blogueiro Ricardo André Vasconcelos divulgou aqui, desde quarta, a pubicação em Diário Oficial (DO) da proposta orçamentária de Campos para 2011, foi aberta a temporada de especulações sobre as aplicações da cifra recorde na história do município: R$ 1,8 bilhão. Diante de tal volume de dinheiro público, que ficará à disposição de quem for eleito no pleito suplementar, ou por Rosinha (se conseguir ter êxito em seu recurso no TSE), os questionamentos são apenas só legítimos, como necessários. Todavia, para que ultrapassem a esfera da disussão virtual, é fundamental a mobilização das entidades da sociedade civil organizada, já que o prazo de 10 dias para inscrição à (única) audiência pública de 18 de outubro, comecará a contar a partir da segunda publicação em DO, provavelmente na próxima segunda (dia 27) ou terça (28).

Para o Orçamento deste ano, por exemplo, insituições importantes de Campos como CDL, OAB, Acic, Firjan, Carjopa e sindicatos, optaram por lavar as mãos. Para se ter uma idéia, das oito entidades incritas, apareceram apenas seis: Associação de Moradores e Amigos do Parque Nova Brasília, Associação dos Moradores do Xexé — Farol de São Tomé, Associação de Moradores Criança Feliz do Parque Real, Associação de Moradores do Parque São Mateus, Obra do Salvador e o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente  

Na ocasião, antes de assumir interinamente a Prefeitura, mas já como presidente da Câmara, Nelson Nahim fez um desabafo: “Estávamos disponíveis para um amplo debate sobre o Orçamento. Muitos pessoas gostam de ficar de fora, criticando. Dizer que não quer discutir, é uma desculpa esfarrapada”.

As palavras duras do hoje prefeito estavam e continuam prenhes de razão.

 

Atualização às 14h47 de 25/09/10: A data da audiência pública para discutir a proposta orçamentária na Câmara será 18 de outubro, não 13, como previsto na primeira publicação no DO. A nova publicação, no início da próxima semana, trará a nova data, adiantada agora pelo blog.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 8 comentários

  1. kidaro muniz

    É necessário que todas as camadas , eu disse todas!!!, sociais da nossa cidade discutam e se comprometam em ver como vão ser aplicados todo este dinheiro e tem que haver cobrança e é necessário também criar uma comissão idônea para fiscalizar a certíssima “gulosidade” que tal montante vai atrair e espero que este jornal sério fique “em cima como carrapato” para informar até mesmo um espirro que for, em relação a este caríssimo e legítimo interesse do povo campista

  2. Quando digo que essa tal de “Sociedade Civil Organizada” é uma piada e já tiram o seu “quinhão” de alguma forma da Prefeitura,quiz fazer parte dessas discursões e um vereador (acho que até amigo,mas indelicado,ele sabe que estou falando dele,pois isso aconteceu na presença de Arnaldo e Benedito Marques)disse na minha cara que o povo não PODE SUBIR NA TRIBUNA SENÃO VIRA BAGUNÇA !Pergunto se,bagunça não é ser antidemocrático e teve a resposta imediata de BENEDITO,que a partir daquele instante,EU,(DOUTOR COMO O VEREADOR)poderia ir representando a SANTA CASA,entidade pela qual luto por atender POBRES com a maior DIGNIDADE.A CÂMARA NÃO É DO POVO? QUE O POVO DISCUTA ESSE ORÇAMENTO ANTES DE APROVADO!

  3. josé Renato Rangel Duarte

    O prefeito, sabe muito bem, que não adianta ir para lé endossar o que pretendem fazer e na verdade não modificam substâncialmente nada.
    Qunado uma às entidade propo~em alguma mudança justifica-se que não pode alterar, e mais, se algum rpojeto form proposto, este

  4. josé Renato Rangel Duarte

    * O prefeito sabe muito bem que não adianta ir para lá endossar o que pretendem fazer. Na verdade não modificaram substancialmente nada.
    Fiz a inscrição da Entidade que represento, o IPRODECOM, a fim de apresentar proposta e fiquei sabendo que, para ser aprovada iria para às mão de uma comissão de Vereadores e depois eles apresentaria em plenário, COMO SE DELES FOSSEM O PROJETO, esta é a previsão do regimento Interno, da casa.
    O nome da entidade sequer constaría do projeto.
    Pensam que o povo é bobo.
    Depois, vêm para a midia, dizer que não participamos.
    Querem que coloquemos ” EMPADA NA BOCA DO LEÃO”, e quando fechar, dizer que está bom. Brincadeira né!!!

  5. Maurício Formiga

    Parabéns Nelson (Prefeito)!
    Os covardes ficam de fora criticando, mas não vão a Câmara discutir olho no olho o que eles acham, ou onde deve ser usado o dinheiro público.
    Mais uma vez deparamos com aquela velha história, “lavo as minhas mãos”.
    Que o povo se levante e vá discutir as coisas de interesse de todos, pois aí teremos uma cidade com governantes e com cidadãos que atuem em prol dos mesmos objetivos.
    Maurício Formiga,
    25 de setembro de 2010.

  6. Wayder

    A peça orçamentária a muito tempo deixou de ser mera ficção. hoje temos que nos pautar em informações precisas de como e quanto o governo municipal irá aplicar no Município. Campos realmente está perdendo muito com a falta de debates dos representantes da sociedade na Câmara, pois o orçamento é participativo e o povo deve lutar por seus direitos e exigir as melhorias para uma Campos melhor.

  7. George A. F. Gessário

    Enquanto nem prefeito fixo temos, as obras e acções de infra estrutura, e as reformas de base, como no sistema educacional, continuam estacionadas, digo até inexistentes, pra preparar CAmpos pro impacto social e econômico que será sentido com o Porto do Açu e o complexo Farol-Bara do Furado, infelizmente caminhamos para o caos, e parece que poucos se importam com isso, e mesmo os que se importam pouco fazem, ACORDA CAMPOS!!! O TEMPO JÁ PASSOU, e diria até acorda Norte e Noroeste fluminense, pois poucas vezes se viu uma eleição pra governador onde os candidatos conhecessem tão pouco, bem pouco se importassem para essas regiões, mostrando a mínima força q temos nas decisões tomadas no ambito estadual.

  8. CARLOS ALEXANDRE

    PREVISÃO ORÇAMENTARIA DE 1,8 BILHÃO P/2011 SÓ ESSE DINHEIRO SENDO BEM UTILIZADO DARIA PRA DEIXAR A NOSSA CIDADE COM UMA BELA INFRA-ESTRUTURA,O GRANDE PROBLEMA É QUE NESSAS HORAS TODOS QUEREM PUXAR P/SEU LADO,SEMPRE TEM AQUELE QUE SÓ PENSA EM SEU BENEFICIO,E CLARO QUE TEM AQUELES QUE PREFEREM SE OMITIR,SE ESCONDER,POIS FICAR DE FORA CRITICANDO É BEM MAIS FACIL,Ñ PARTICIPO DE NENHUM PARTIDO POLITICO,E ACHO TRISTE ESSES CARAS QUE HOJE DIZEM QUE AMAM A CIDADE DE CAMPOS DOS GOITACAZES,QUANDO TEM O PODER NAS MÃOS,QUANDO TEM A OPORTUNIDADE DE DEIXAR SEU NOME NA HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE,FAZENDO UM BELO GOVERNO,DEIXANDO A CIDADE MODERNIZADA,SERVINDO DE MODELO P/AS OUTRAS…QUANDO TEM ESSA OPORTUNIDADE ELES SÓ PENSAM EM SEU PROPRIO BENEFICIO,E ENTRAM SIM ´PRA HISTÓRIA,MAIS INFELIZMENTE POR DESVIAR,ROUBAR,…ESPERO QUE TUDO DÊ CERTO,POIS AINDA TENHO ESPERANÇAS…TEMOS QUE LUTAR POR UMA CIDADE MELHOR,PARA TODOS,TEMOS QUE LUTAR POR MELHORIAS EM TODOS OS BAIRROS,E Ñ SÓ EM ALGUNS,MELHORIAS NA EDUCAÇÃO,SAÚDE,TRANSPORTE,TEMOS QUE TER DIGNIDADE E Ñ TER VERGONHA DE FALAR QUE SOMOS DE CAMPOS…O QUE INFELIZMENTE HOJE MUITAS PESSOAS TEM…UM ABRAÇO A TODOS…

Deixe um comentário