TSE bate o martelo: Rosinha volta à Prefeitura

Acabou de sair a decisão do ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Rosinha volta à Prefeitura de Campos!

Abaixo, a íntegra da decisão…

 

Cuida-se de ação cautelar, com pedido de liminar, ajuizada por Rosângela Rosinha Garotinho Barros Assed Matheus de Oliveira e Francisco Arthur de Souza Oliveira, prefeita e vice-prefeito do Município de Campos do Goytacazes/RJ, eleitos no pleito de 2008, visando à suspensão dos efeitos de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) que, em sede de ação de impugnação de mandato eletivo (AIME), cassou os mandatos dos autores, por abuso do poder econômico em razão do uso indevido dos meios de comunicação.
Noticiam que o juiz eleitoral extinguiu a ação sem julgamento do mérito, por entender incabível AIME para apurar uso indevido dos meios de comunicação, e que no julgamento do recurso eleitoral o TRE/RJ afastou a preliminar de descabimento e, passando ao exame do mérito, com base no art. 515, §§ 3º e 4º, do Código de Processo Civil, julgou, por maioria, procedente a ação, cassando os mandatos dos ora requerentes e determinando a realização de novas eleições.
Informam que ajuizaram nesta Corte a Ação Cautelar nº 154.990, que foi negada, em razão da ausência de fumus boni juris.
Ressaltam que, na sessão de 14.12.2010, este Tribunal, por maioria de votos, deu provimento ao RESPE nº 262.467, interposto por Anthony Garotinho, para cassar o aresto proferido pelo TRE/RJ, em virtude da violação ao art. 515, § 3, do CPC, ¿considerando inadmissível a utilização, para fins decisórios, dos fatos envolvidos na demanda (uso indevido dos meios de comunicação nas eleições do Município de Campos dos Goytacazes/RJ, nas eleições de 2008), pela primeira vez (e única!) pelo Regional” (fl. 5).

 

Asseveram que tal decisão repercute diretamente sobre o caso dos autos, a autorizar a apresentação de novo pleito cautelar e o esperado deferimento da medida liminar requestada.

 

Defendem a forte probabilidade de êxito do Agravo de Instrumento nº 249477/RJ, ao qual se pretende a atribuição de efeito suspensivo, diante da identidade da matéria com a discutida nos autos do REspe nº 262.467.

 

Argumentam que “a aplicação sistemática do julgamento direto da causa, na espécie, consubstanciaria indevida supressão de instância, eis que realizada fora da hipótese legal (matéria de direito), a revelar severa agressão ao princípio do devido processo legal e à ampla defesa e ao contraditório, notadamente tendo-se em jogo mandato eletivo, resultado da vontade popular manifestada” (fl. 13).

 

Informam que já estão afastados dos cargos e que o TRE/RJ determinou a realização de novas eleições, marcadas para o dia 6.2.2011.

 

Requerem a concessão da liminar (fl. 16).

 

para emprestar efeito suspensivo ao agravo de instrumento nº 249477/RJ, em trâmite no E. TSE, suspendendo os efeitos do acórdão proferido pelo Col. TRE/RJ nos autos da AIME nº 605/2009 (Recurso Eleitoral nº 7343), a fim de restituir imediatamente, os Requerentes, Prefeita e Vice-Prefeito eleitos do Município de Campos dos Goytacazes/RJ, ao (sic) seus cargos, até que o recurso seja definitivamente julgado pelo Eg. Tribunal Superior Eleitoral.

 

É o relatório.

Decido.

 

Neste exame preliminar, entendo que se faz presente o fumus boni juris.

 

Na espécie, o juiz eleitoral extinguiu, sem julgamento do mérito, a AIME proposta em desfavor dos ora requerentes, por considerar ser incabível o exame de abuso dos meios de comunicação social em sede da referida ação constitucional (art. 14, § 10, CF).

 

No julgamento do recurso eleitoral, o Tribunal a quo, aplicando a teoria da causa madura, com base no art. 515, §§ 3º e 4º, do CPC, reformou a sentença e, passando ao mérito da causa, com a análise das provas já colhidas pelo juízo monocrático, julgou procedente a ação, para cassar os mandatos dos impugnados, ora autores. Destaco do acórdão regional (fl. 99):

 

Malgrado tais considerações, o caso em exame não exige dilação da instrução probatória, eis que, conquanto envolva situação de fato e de direito, apresenta elementos suficientes ao seu imediato julgamento, nos estritos termos das regras prescritas nos arts. 515, §§3° e 4°, do Código de Processo Civil, que consagram a chamada “Teoria da Causa

Madura”. Releva observar que o recurso é um ato postulatório, e como tal, fixa os limites da atividade judicante a ser empreendida pela Corte, razão pela qual a melhor doutrina toma por indispensável a formalização de pedido expresso de um novo julgamento, providência devidamente observada pelos recorrentes (fls. 1372 e 1380). Todavia, ainda que a impugnação recursal em comento se restringisse a enunciar impropriedades da sentença, claro estaria que o retorno dos autos para prolação de um novo ato decisório seria providência inútil e flagrantemente infensa aos Princípios da Economia Processual e da Duração Razoável do Processo, posto que já reunidas as condições necessárias para seu imediato julgamento. Trata-se de concepção que tem encontrado respaldo na jurisprudência pátria.

 

Defendem os autores a violação do mencionado art. 515 do CPC, que autoriza o exame pelo tribunal ad quem do mérito da ação extinta na primeira instância com fundamento no art. 267, VI, do CPC, somente quando a causa versar matéria de direito, e não de fato, como ocorreu no caso em exame.

 

Argumentam que o julgamento do mérito pela Corte Regional acarretou vulneração aos princípios do duplo grau de jurisdição, do devido processo legal e da vinculação, este último insculpido no art. 132 do CPC, segundo o qual o juiz que colhe a prova deve julgar a lide.

 

Frise-se que a Ação Cautelar nº 423810, ajuizada pelos ora requerentes, também visando à suspensão dos efeitos do acórdão regional proferido no RE nº 7343, teve seu seguimento negado, oportunidade em que não vislumbrei a fumaça do bom direito, considerando, em princípio, o acerto do acórdão regional no que tange à incidência do art. 515 do CPC à hipótese.

 

Entendimento similar assentei no voto que proferi nos autos do REspe nº 262467, interposto por Anthony Garotinho, que visava à reforma de aresto regional prolatado em sede de ação de investigação judicial eleitoral (RE nº 7345), no qual fora decretada a inelegibilidade do recorrente, dos ora requerentes e de outros, em razão de abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

 

Naquele caso, a Corte Regional, também reformando a sentença que julgou extinta a causa, dessa vez por ilegitimidade de parte, passou ao exame do mérito, com fundamento no art. 515 do CPC, decidindo pela procedência da ação.

 

Ocorre que na data de ontem, no julgamento do referido recurso especial (262467), decidiu este Tribunal, contra o meu voto, pelo acolhimento das razões recursais, em razão da violação ao art. 515 do CPC, determinando a anulação dos acórdãos do TRE/RJ, bem como o retorno dos autos ao magistrado de primeiro grau, para apreciar o meritum causae.

 

Na oportunidade, o e. Min. Marco Aurélio, inaugurando a divergência, adotou como fundamento precedente do STJ, de relatoria do e. Min. Aldir Passarinho, assim ementado:

 

PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE TERCEIRO. PROCESSO EXTINTO EM PRIMEIRO GRAU POR ILEGITIMIDADE ATIVA. ACÓRDÃO ESTADUAL QUE AFASTA A PRELIMINAR DE CARÊNCIA E DE LOGO JULGA O MÉRITO, ACATANDO A IMPENHORABILIDADE. DECISÃO QUE EXTRAPOLOU O ÂMBITO NO ART. 515, § 3º, DO CPC. MATÉRIAS DE FATO NÃO APRECIADAS NA INSTÂNCIA SINGULAR.

SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA. PRINCÍPIO DO DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO VIOLADO. ANULAÇÃO PARCIAL.

I. A inovação trazida pela Lei n. 10.358/2001, ao acrescentar ao art. 515 do CPC o § 3º, permite que o Tribunal de segunda instância, de logo, dê solução à causa quando “a causa versar questão exclusivamente de direito”, o que não ocorre no caso dos autos, em que o juízo singular se limitou a julgar extinto o processo por ilegitimidade ativa ad causam e a fundamentação do aresto objurgado, ultrapassando a preliminar, adentrou o mérito avançando em matéria fática relevante, não abordada no grau monocrático.II. Configurada a supressão de instância e desrespeitado o princípio do duplo grau de jurisdição, é de ser anulado parcialmente o aresto regional no que ultrapassou a preliminar de carência, determinada a devolução dos autos à Vara de origem para que tenham curso os embargos de terceiro.

III. Recurso especial conhecido e provido.

(REsp nº 611.149/RS, DJE de 2.2.2009, rel. Min. Aldir Passarinho Júnior).

 

Diante desse contexto, faz-se imperioso reconhecer a plausibilidade do direito ora pleiteado, tendo em vista o novel pronunciamento deste Tribunal sobre o tema, contrariamente ao que decidiu a Corte Regional na espécie.

 

Ante o exposto, defiro a liminar para suspender os efeitos do acórdão regional proferido no RE nº 7343 e determinar o retorno dos autores aos cargos de prefeita e vice-prefeito do Município de Campos dos Goytacazes/RJ, bem como a suspensão da realização das novas eleições marcadas para 6.2.2011, até o julgamento por esta Corte do Agravo de Instrumento nº 249477, ou do recurso especial, caso seja provido o agravo.

 

Comunique-se, com urgência, ao egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

 

Cite-se. Publique-se.

 

Brasília-DF, 15 de dezembro de 2010.

 

 

Ministro Marcelo Ribeiro, relator.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 61 comentários

  1. Paulo Vizela

    Parabéns pelo furo.

    Paulo Vizela

  2. JOSÉ MARIA AIDNA DE OLHO NA TERRINHA

    A EU JA SABIA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, TÔ CHORADO TANTO RIR KKKKKKKKKKK,JÁ TEM GENTE MUDANDO DE CAMPOS DAS ROSINHAS, POIS VAI TER QUE ENCOLIR A ROSINHA COM ESPINHO E TUDO MAIS KKKKKKKKKKKK HA EU JA SABIA, EU JA SABIA QUE IA DAR ROSINHA, KKKKKKKKKKKKKK, O NUMERO DE VIUVOS E VUIVAS DELAS VAI AUMETAR KKKKKKKKKKKKKKKKKK, E NIGEM CALA O CHORORO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Moisés Júnior

    Parabéns !!!!

  4. saulo pessanha

    Aluysio.

    No jornalismo, um furo tem o sabor de um gol de placa, quando o campo de atuação é o futebol.
    Parabéns.
    Saulo Pessanha

  5. Moisés Júnior

    fazer o que,basta reconhecer a inteligência dos advogados de Rosa e do (…), Parabéns e ate 2012 🙁 !!!!

  6. Lilian Santos

    sinto muito nossa cidade nas mãos de Garotinho de novo,Campos não merece isso…………….

  7. joão

    É ELA,NÓS VILA NOVA ESTAVAMOS TORCENDO PARA QUE ELA VOLTASSE,POIS COMEÇOU A REFORMAR A QUADRA E ASFALTAR AS RUAS,E DEPOIS QUE ELA SAIU AS OBRAS FORAM PARALIZADAS,AGORA ESTAMOS TORCENDO PARA QUE ELA VOLTE A TERMINAR AS OBRAS.

  8. Isa

    Gostaria de saber se Rosinha vai chamar os concursados do PSF,já que a população espera esse retorno!!!Ou será que ela vai dar uma desculpa e não vai querer convocar os concursados?????O Dr Paulo Irano deu várias entrevistas falando bem da estratégia,será que agora ele vai mudar de opinião??????

  9. alessandro almeida

    agora vamos comemorar,a justiça foi feita.valeu rosinhaaaaaaaaaa.

  10. Nilson

    Não sei quanto vocês, mas eu e minha família não aguentamos mais esta cidade e os que se locupletam desse politica viciosa e sem proporções. Quando elegeram essa dupla de pequeninos foi para que acabassem com os desmandos que aconteciam com as velhas raposas da politica da época(Zezé Barbosa, Rock, …) que se fartavam neste galinheiro. Depois disso e do advento dos Royalties o que se vê é uma briga pela galinha dos ovos de ouro, mas não há ninguem que faça alguma coisa pela cidade e pelo povo. OH CIDADE ATRAZADA!!!!
    (Todo povo tem o governante que merece)

  11. marcelo

    Vamor ver quem vai rir no final. Lembrem-se disso, um dia voltarei e direi: QUEM RI POR ULTIMO RI MUITO MELHOR.

  12. Paulo

    Parabéns, Campos!!
    Parabéns, Rosinha!! Finalmente a justiça foi feita, o povo de Campos merece ter a sua vontade respeitada.

    Parabéns, Folha da Manhã, é tão fácil e bonito a imprensa ter como compromisso unicamente informar e dar a sua opinião sem ser radical.

  13. alessandro almeida

    é verdade nilson.mas agora o atrazo da minha cidade que eu amo vai acabar, pq a prefeita voltou.valeu nilson

  14. Sabrina

    Belo furo de reportagem. Parabéns, Aliás a F.Manhã está sempre em primeiro lugar!!Abçs

  15. Marinete

    Graças a Deus, até que enfim foi feito justiça em Campos, se nós a elegemos porque ficar sem ela. A vontade do povo não é magnânima?
    È ela, ……..

  16. Gustavo

    VIRÓRIA ! VITÓRIA ! VIVA A NOSSA QUERIDA ROSINHA !
    DEIXEM A MULHER TRABALHAR… FICAMOS PARADOS NO TEMPO DURANTE 8 ANOS. DEIXEM A CIDADE PROGREDIR… PARABÉNS ROSINHA. OS CAMPISTAS ESTÃO FELIZES COM O SEU RETORNO. E TEM MUITA GENTE AÍ AGORA COM DOR DE COTOVELO. SAI PRA LÁ URUBU…

  17. Sergio Azevedo

    Agora a cidade volta a retroceder, as benfeitorias realizadas por Nelson foram por agua abaixo!

  18. leonardo

    VÃO TER QUE ENGOLIR O CASAL! TEM QUE GANHAR NO VOTO, NA URNA. QUE VENHA 2012 E DISPUTE COM ROSINHA QUEM TIVER CAPACIDADE E TRABALHO.

  19. ANDRÉA

    Até quando vai ser essa zona,Campos merece coisa melhor,o povo apanha e não aprende,colocou ela lá agora aguenta.onde esta justiça e ela ainda fala d Deus!

  20. salvador

    O PSF BABOU!!! essa turma não gosta de concursos, eles gostam mesmo é de fazer acordos e encher a maquina de terceirizados. não só o PSF, mas e a educação? ´com essa turma de volta ficará na mesma.CAMPOS ADEUS CONCURSO PÚBLICO, daqui a seis anos talvez. falaram tanto dos outros governos anteriores, mas a cartilha que os outros implataram é a mesma que foi ensinada por eles. pelo menos os outros fizeram alguns concursos, dando igualdade de condicoes a todos.

  21. Cláudio Moraes

    Tenho vergonha dessa cidade. Tenho vergonha de infelizmente ter nascido nessa cidade. Ainda bem que estou de mudança para o sul do Brasil. Lá se tem qualidade de vida, menos corrupção, o povo pensa diferente porque quer mudança e mudança para melhor. Lá são poucos os casos de troca de votos por sacolões, tijolos, cimento… A cidade é limpa! A cultura é diferente! O serviço público funciona, tem ônibus novos, tem secretário de saúde competente, a Guarda Municipal é eficiente, não se tem bilhões de royallties do petróleo mas tudo funciona bem, não faltam medicamentos, insumos, não tem briga pelo poder… Enfim, lá se tem evolução para melhor em tudo. Fica aqui o convite para quem quiser morar no sul do Brasil, ou seja, para quem pensa em evoluir.

  22. baldino

    Eu nunca vi tanto pucha-saco de: rosinha, garotinho, Arnaldo, Mocaiber e cia deve ser falta de serviço.

  23. marcos boa morte

    Alô Bastos! alô Roberto Barbosa! Alô Odiosseia! Bacellar! e outros e outros…. Há Há Há Há….. Que pena, não deu para voces…..

  24. Léo Campos

    Essa decisão do tse(em minúsculas) me lembra uma frase famosa: “Os bons advogados conhecem as leis, os melhores advogados conhecem os juízes e desembargadores”!!!!!!!!!!!!!!!!Só rindo!!!!!!rssssssssssssss

  25. Léo Campos

    Me refiro acima, às decisões sobre rosinha, garotinho e feijó!!!! Que coincidência, né????? Só rindo mesmo!!!!!

  26. Savio

    Lastimo profundamente, por todos os cidadãos de Campos.
    __Meus PÊSAMES, campistas!

  27. Wagner Câncio

    Queremos Nahim como prefeito!!!

  28. Marcos Paulo

    Hiii… já era… PSF, farra dos milhoes continua… e aguentar o patrao… mais dois anos… eee… Campos

  29. gustavo

    Claudio Moraes, vai com DEUS, vc deve ter perdido a boquinha e agora ta chorando kkkkkkkkkkkkkkkk.

  30. GENÁSIO

    ESTA VITÓRIA TEM SABOR DE MEL.
    BOA SORTE!

  31. GENÁSIO

    A FILA ANDOU E ROSINHA VOLTOU.
    TODA AUTORIDADE É CONSTITUIDA POR DEUS, QUE SEJA FEITA A VONTADE DO PAI.

  32. chagas

    A JUSTIÇA DIVINA MAIS UMA VEZ PREVALECEU A FAVOR DO BEM!
    CAMPOS VAI VOLTAR A PROGREDIR COM ROSINHA GAROTINHO NO MANDADTO DE NOVO.
    QUE DEUS ABENÇOE MUITO VC ROSINHA A NOSSA CIDADE AGORA VOLTA A BRILHAR E SORRIR.

    MAIS UMA VEZ A JUSTIÇA DO HOMEM PD FALHAR MAIS A DE DEUS NUNCA FALHA!

    FORÇA ROSINHA E QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PARABENS PELO O RETORNO DO PROGRESSO DA CIDADE DE CAMPOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    JESSUS É CONTIGO!!!!!!

  33. ADRIANA

    Parabéns!A justiça foi feita.Engraçado ninguém fala mais dos governantes anteriores que roubaaaaaaaaaram e enriqueceram muita gente.Olha o despeito gente, Rosinha ganhou no voto, na vontade da maioria em 2012 terá novas eleições então trabalhem para concorrerem com ela más não se esqueçam Rosinha é sempre Rosinha!PARABÉNS PREFEITA!

  34. Lenildo Azevedo Filho (Maninho)

    Tenho orgulho de morar nesta Cidade, Campos dos Garotinhos, agora sim, A JUSTIÇA FOI FEITA ROSINHA È A PREFEITA, Parabéns Campos, quem ganha mais uma vez é a População.

  35. luciano

    eu sabia q a nossa prefeita iria voltar..
    estou muito feliz,,,

  36. ADRY

    Parabéns Rosinha! Fico Feliz que a Justiça dos homens tenha sido Feita, pois a justiça de Deus não falha. Este cargo foi conquistado, é seu por direito e merecimento. Que DEUS te ilumine para que seu trabalho seja desenvolvido com essa garra e determinação que são marcas registradas de sua personalidade.Um abraço!

  37. Marcos

    Gostaria apenas de saber quanto custou cada sentença, estou pensando seriamente em ir embora da cidade e talvez de país (planos para 2011), porém gostaria de ir e nunca mais ouvir falar em Campos, é uma decisão difícil mas não dá para viver e criar meus filhos numa cidade/país onde a corrupção e a Camorra imperam….
    Cláudio Moraes qual cidade está pensando no Sul, penso em Nova Petrópolis….

  38. RICARDO ASILVEIRA

    JUASTIÇA FOI FEITA! ERA INADMISSÍVEL AFASTAR UMA PREFEITA POR TER DADO UMA ENTREVISTA EM UM PROGRAMA DE RÁDIO. SERÁ QUE ESTA ENTREVISTA FOI FUNDAMENTAL PARA DAR A ELA A VITÓRIA ESMAGADORA QUE TEVE NAS ELEIÇÃO PASSADA? HOJE EM DIA QUASE NIMGUÉM MAIAS HOUVE RÁDIO. ERA PURA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. PARABÉNAS ROSINHA. SEJA BEM VINDA AO CARGO DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAIDO.

  39. Augusto Aquino

    Leonardo só te corrigindo DISPUTE COM ROSINHA QUEM TIVER mais dinheiro que ela pois esse casal investiu muito na campanha e em outras coisassssss……..

  40. Jorge Henrique

    A democracia é a representação da vontade do povo, nesse caso o povo de Campos dos Goytacazes elegeu com maioria a prefeita Rosinha, por conta disso que seja feito a vontade do povo. Pois cada povo merece os seus governantes que foram eleitos democraticamente.E que o governante governe e o povo se sujeite.

  41. guilherme

    Parabens rosinha Pela Vitoria

  42. Julio Ramos

    Existe corregedoria para a 1.a instância ?

  43. Nádia

    E agora como fica a questão PSF? Seriamos chamados nesta sexta-feira dia 17, mas agora com a volta de Rosinha como ficará? HO MEU DEUS! Até quando está estabilidade! Aguardo minha resposta!

  44. SANDRA

    Parabéns PREFEITA!!!
    Vc orou e DEUS respondeu o seu clamor
    pois ele é fiél e justo..Estamos te esperando..
    Abraçossssss

  45. MARCOS

    PSF já era! Antes mesmo de ser eleita a Rosinha se posicionou contra o concurso. Agradeci a Deus que o Nelson Nahin teve a coragem de ver o caso alem dos interesses políticos. Mas como visto nós trabalhadores honestos, que nos esforçamos para esse concurso corremos o risco de continuar no prejuízo. A questão é está homologado se não nos chamarem temos agora uma arma a mais para reivindicar nossos direitos.

  46. Antonio Carlos

    Só imagino quanto deve ter custado uma canetada dessa,aja royalts pra pagar tudo isso!e a cidade continua a merce dessa quadrilha só DEUS pra da jeito nisso.

  47. GERLANE

    ninguem merece rosinha!! intervenção jaaaaaaa!!

  48. Ricardo Alschefsky

    DEUS é justo ,Parabens Rosinha mostra seus meritos e desenvolva o tempo perdido e desgastante dos anteriores que nao fizeram nada e so sugaram os cofres publicos da nossa cidade e nao receberam o que realmente deviam receber a cadeia . Vai em frente e deus te Abençoe mto bjo

  49. Flávia

    o que é fazer acordo com Várias cupulas do governo, agora que passou a eleição os políticos envolvidos com o acordo estão cumprindo , até hoje em minha vida achei realmente que existia a lei divina agora vejo que a única lei que existe de verdade é a do DINHEIRO , então vamos fechar as portas das igrejas e começar abrir bancos de almas ja foram vendidas mesmo é só uma foto pra identificar quem se vendeu, vai dar mais lucros, bjs no coração de todos Flávia, e favor publicar ja ta gravado,

  50. ENOQUE TELES

    HOJE EU VEJO NAS MANCHETES OS PRÓPRIOS POLÍTICOS AUMENTANDO SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS NA MÉDIA DE 150% COM UMA FACILIDADE GRANDE,MAS NA HORA DE AUMENTAR O SALÁRIO DOS TRABALHADORES,DIZEM QUE NÃO TEM VERBA NO ORÇAMENTO PARA QUE O SALÁRIO MÍNIMO CHEGUE A R$580,00.
    AGORA VEJO,GAROTINHO VOLTAR,ROSINHA VOLTAR…SEMPRE ENTRANDO NA JUSTIÇA RECORRENDO E CONSEGUINDO O QUE QUEREM!É LAMENTÁVEL TUDO ISTO!
    TENHO PENA DESSA GENTE,POIS ROSINHA E GAROTINHO,ESTÃO NA POLÍTICA DE CAMPOS JÁ FAZ TEMPO E O QUE TEMOS EM CAMPOS? UMA CIDADE ATRASADA EM TUDO!A SAÚDE UM CAOS,A SEGURANÇA PIOROU,NÃO HÁ POLICIAIS BEM PREPARADOS PARA NOSSA CIDADE,O TRANSPORTE PÚBLICO UMA TITICA,A CIDADE ESTÁ INFESTADA DE COMBES VELHAS SERVINDO OS CAMPISTAS!NÓS MERECEMOS ISTO?
    PARA AQUELES QUE SÃO PUXA-SACOS DESTA DUPLA,TOMEM VERGONHA NA CARA.SABEMOS QUE ESTÃO ATRÁS DE UMA BOQUINHA E QUE SE DANEM O RESTO NÉ? MAS O NOSSO DEUS MAIOR,ESTÁ VENDO TUDO ISTO.PODE VOLTAR ROSINHA,PODE VOLTAR GAROTINHO,QUE SE VOCÊS NÃO FIZEREM UMA MUDANÇA EM SUAS VIDAS,OLHAR MAIS PELO POBRE,IRÃO TERMINAR DERROTADOS DENTROS DE SEUS PRÓPRIOS “BUNKERS” COMO ACONTECEU COM O NAZISTA HITLER!
    PODE TER CERTEZA DISTO.DEUS NÃO DORME NENHUM DIA,ELE DÁ O QUE MERECEMOS!
    ISTO TUDO É UMA…VERGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOONHAAAAAAAAAAAAAAA!

  51. Aluysio

    Cara “Cidadã Campista”, (comentarista das 22h02 e 0h11, IP: 189.24.32.142),

    Nenhum dos blogs hospedados na Folha Online pode publicar comentários anônimos, sob uso de pseudônimos. Se quiser repetir os seus, bem como fazer quaisquer outros, sobre este ou qualquer outro post, solicitamos que o faça com seu nome verdadeiro.
    Liberdade, pelo menos nos blogs da Folha, é obrigada a rimar com responsansabilidade para ser exercida.

    Abraço e grato pelas colaborações!

    Aluysio

  52. Aluysio

    Caro “João Batista Campos” (comentarista das 0h42, IP:187.89.112.77),

    Como o e-mail utilizado por vc não existe, a lógica leva a concluir que igualmente falsa é sua identidade. Não por outro motivo, optamos por não publicar seu comentário. Se quiser repetí-lo, bem como fazer qualquer outro, sobre este ou qualquer outro post, necessário que vc use nome e e-mail verdadeiros.
    Liberdade, pelo menos nos blogs hospedados na Folha, tem que rimar com responsabilidade para ser exercida.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  53. Paulo Sá

    Justiça Diabólica
    Primeiramente. quando se fala em Justiça, tem-se em consideração a ação conjunta do Poder Judiciário e do Ministério Público, que é o órgão encarregado de promovê-la.
    E o que assistimos hoje é a paganização desses operadorres do direito – Magistrados e Promotores de Justiça. Com o seu rompimento com Deus, essas autoridades vão perdendo os padrões de valores morais cristãos e adotando as regras criadas pela humanidade, na sua luta diária pela sobrevivência. Até a linguagem jurídica se distancia da realidade das pessoas comuns. Até mesmo uma infinidade de advogados, de Promotores de Justiça e de Magistrados têm dificuldade de entender as formas de expressão empregadas pelos Ministros das Cortes Superiores.
    A Justiça brasileira está se transformando numa “Torre de Babel”. E isso favorece interpretações diversas em casos idênticos e provoca o aumento de recursos às Cortes Superiores.
    Desse modo, as decisões dos Tribunais Regionais são invariavelmente submetidas aos Tribunais Superiores, resultando nessa marmelada barata que aconteceu com o casal Garotinho, onde as filigranas jurídicas se impuseram a verdadeira justiça.
    Que Garotinho usou o rádio e o jornal O Diário para para exaltar Rosinha e para detonar o seu principal adversário, Arnaldo Vianna, nas eleições municipais de 2008, não são poucos os campistas que testemunharam esse fato.
    Portanto, não foi apenas uma entrevista que gerou à condenação do casal pelo Tribunal Regional Eleitoral do nosso Estado.
    Eles abusaram no uso indevido dos meios de comunicação sim e as campanhas que fizeram antecipadamente favoreceu à eleição de Rosinha. Essa é a verdade. Então, foi justa a condenação que eles sofreram. O que não é justo é a miscelânia que o TSE fez, beneficiando-os indevidamente.
    É por isso que a nossa cidade está sde transformando numa favela, sob todos os aspectos, não obstante posuirmos o 14º PIB entre as cidades brasileiras. São dois bilhões todos os anos, desviados para os bolsos dessas facções políticas que há vinte e doius anos se revezam no controle da nossa prefeitura.
    Estamos sob pesadas maldições, frutos nocivos das iniquidades que prosperam em nossa cidade e que só tendem a se agravar.
    Os miseráveis festejam as esmolas que recebem da prefeitura e os que não dependem dela ñão se importam com o que os nossos políticos fazem, isto é, com os males que eles nos fazem e ao nosso município.
    Se a sociedade campista não acordar e mudar o rumo da política local, defenestrando definitivamente os políticos que estão e os que já ewstiveram no poder, não haverá futuro para a nossa cidade.
    Finalment, que fique bem claro: Garotinho e Rosinha não foram inocentados e nem os processos contra eles foram encerrados. O que o TSE decidiu foi pelo retorno dos autos à 100ª Zona Eleitoral, para instrução e julgamento.
    Só que aqui em nossa cidade, o casal tem o apoio de juízes que são parentes de Rosinha e de Promotores de Justiça que são simpáticos e amigos deles.

  54. LUCIANO

    QUE BOM!!
    ELEIÇÕES AGORA SÓ EM 2012. O BELEZA!! NINGUEM AGUENTA MAIS ELEIÇÕES EM CAMPOS. QUE A OPOSIÇÃO DESCANSE E EM 2012 TENTE DE NOVO, DE UMA FORMA JUSTA INDIQUE UM CANDIDATO LIMPO, QUE LUTE PELO POVO. ATÉ 2012!!!!!

  55. marcelo

    Parabéns Rosinha. O lugar é seu, dado pelo povo e confirmado por Deus. Agora é trabalhar para melhorar a vida de nosso povo.

  56. Michael Johnson

    Pois é!
    Mais uma vez a população campista vai ficar abandonada!
    O histórico dessa cidade é deplorável. Compra de voto, perseguição entre candidatos, baixaria, entre outras.
    Ou o povo de Campos aprende a votar ou essa cidade vai se afundar mais e mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Uma população unida, com princípios e educação, não permite ESSA RAÇA DE POLÍTICOS!
    A população de Campos ainda é muito desunida!!!!!!!!
    Uma cidade que tem tudo pra crescer, agora só vai se afundar mais e mais.

  57. Aluysio

    Caros Christiano, Vizela, Moisés, Saulo, Paulo e Sabrina,

    Agradeço às lembranças pela decisão do TSE pelo retorno de Rosinha ter sido noticiada em primeira mão pelo blog. Todavia, o crédito pessoal é devido à jornalista e blogueira Suzy Monteiro, primeira a ver a notícia no site do TSE e repassá-la à repórter Jane Ribeiro, que então me informou.

    Ocorre que, algumas horas antes, tinha pedido a ambas para monitorarem o site do TSE, avisando que a decisão sairia a qualquer momento. A informação me fora passada pela mesma fonte que informou sobre o ingresso da medida cautelar no TSE, também ontem, pela defesa de Rosinha, como o blog também noticiou em primeira mão.

    Assim, por uma questão de ética, como fôra avisada por mim, Suzy optou por repassar a confirmação da decisão para este “Opiniões”, minutos antes dela mesma divulgá-la em seu “Na curva do rio”. Esta, aliás, é a orientação seguida por todos os blogueiros hospedados na Folha Online, sobretudo entre aqueles que também trabalham na redação do jornal: repassar os desdobramentos de um assunto a quem primeiro o levantou.

    Pena que, na blogosfera local, pelo que se pôde ver hoje, à honrosa exceção do também jornalista e poeta Fernando Leite, no que se refere à repercussão em primeira mão não só da posse de Rosinha, como da decisão do TSE, também ontem, que permitiu a diplomação de Paulo Feijó como deputado federal, esse mesmo comportamento ético de conferir o devido crédito a quem chegou primeiro à notícia, ainda não seja a tônica.

    De qualquer maneira, mais do que individualmente da Suzy, da Jane ou meu, o crédito devido por chegar primeiro é coletivo. E pertence aos 33 anos de bom jornalismo praticado pela Folha.

    Abraços e grato pelas colaborações!

    Aluysio

  58. adriana

    Fico muito feliz com o retorno dela,só espero que ela não se esqueça de que o concurso do psf foi homologado pelo então prefeito Nelson Nahim, que ela faça juz a este ato.
    Pois da mesma forma que ela esperou pela justiça, nós também esperamos que ela seja justa….

Deixe um comentário