Opiniões

Ecos da notícia do retorno de Rosinha

Não raro as discussões geradas nos comentários, entre os leitores e o blogueiro, geram assuntos tão ou mais interessantes do que aqueles abordados nas postagens de um blog. Não que, desde a noite de ontem, quando o ministro Marcelo Ribeiro decidiu pela recondução de Rosinha à Prefeitura, haja alguma coisa que atraia mais o interesses de todos do que o próprio fato em si, a ser consumado com a posse da prefeita, programada para daqui a pouco, às 19h, na Câmara. Mas, de qualquer maneira, até em nome da ética que deveria orientar todos aqueles, profissionais ou não da área, que pretendem atuar enquanto comunicadores, penso não ser irrelevante reproduzir alguns dos mais de 60 comentários dos leitores e um do blogueiro, ensejados pelo post que noticiou em primeiríssima mão a decisão pelo retorno de Rosinha.

Não por motivos diversos, vamos aos comentários…

 

[…] às 21h47 de 15/12/2010: Mais uma vez a frente, o jornalista Aluysio Abreu acabou de informar aqui a decisão do ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, reconduzindo Rosinha como prefeita de Campos. Por […]

 

Paulo Vizela

Parabéns pelo furo.

Paulo Vizela

 

Moisés Júnior

Parabéns !!!!

 

saulo pessanha

Aluysio.

No jornalismo, um furo tem o sabor de um gol de placa, quando o campo de atuação é o futebol.
Parabéns.
Saulo Pessanha

 

Paulo

Parabéns, Campos!!
Parabéns, Rosinha!! Finalmente a justiça foi feita, o povo de Campos merece ter a sua vontade respeitada.

Parabéns, Folha da Manhã, é tão fácil e bonito a imprensa ter como compromisso unicamente informar e dar a sua opinião sem ser radical.

 

Sabrina

Belo furo de reportagem. Parabéns, Aliás a F.Manhã está sempre em primeiro lugar!!Abçs

 

Aluysio

Caros Christiano, Vizela, Moisés, Saulo, Paulo e Sabrina,

Agradeço às lembranças pela decisão do TSE pelo retorno de Rosinha ter sido noticiada em primeira mão pelo blog. Todavia, o crédito pessoal é devido à jornalista e blogueira Suzy Monteiro, primeira a ver a notícia no site do TSE e repassá-la à repórter Jane Ribeiro, que então me informou.

Ocorre que, algumas horas antes, tinha pedido a ambas para monitorarem o site do TSE, avisando que a decisão sairia a qualquer momento. A informação me fora passada pela mesma fonte que informou sobre o ingresso da medida cautelar no TSE, também ontem, pela defesa de Rosinha, como o blog também noticiou em primeira mão.

Assim, por uma questão de ética, como fôra avisada por mim, Suzy optou por repassar a confirmação da decisão para este “Opiniões”, minutos antes dela mesma divulgá-la em seu “Na curva do rio”. Esta, aliás, é a orientação seguida por todos os blogueiros hospedados na Folha Online, sobretudo entre aqueles que também trabalham na redação do jornal: repassar os desdobramentos de um assunto a quem primeiro o levantou.

Pena que, na blogosfera local, pelo que se pôde ver hoje, à honrosa exceção do também jornalista e poeta Fernando Leite, no que se refere à repercussão em primeira mão não só da posse de Rosinha, como da decisão do TSE, também ontem, que permitiu a diplomação de Paulo Feijó como deputado federal, esse mesmo comportamento ético de conferir o devido crédito a quem chegou primeiro à notícia, ainda não seja a tônica.

De qualquer maneira, mais do que individualmente da Suzy, da Jane ou meu, o crédito devido por chegar primeiro é coletivo. E pertence aos 33 anos de bom jornalismo praticado pela Folha.

Abraços e grato pelas colaborações!

Aluysio

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem um comentário

  1. E pensar que o dotô ctrlc+ctrlv ainda teve a cara de pau de colocar a decisão do tse pela volta de Rosinha, meia hora depois de você, ALuisio, como se fosse exclusivo do blog dele, onde quese todos os comentários são anônimos, feito pels duas irmãs. Achava o cara era só burro, apurador medíocre e escritor pior ainda. Mas o caso é mais simples: é cretinice mesmo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu