Quissamã: Armando revela números de Fátima e Arnaldo na pesquisa que Octávio lidera

Em relação à pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), coordenada pelo cientista político Geraldo Tadeu, professor da Uerj, ouvindo mil pessoas em Quissamã, nos dias 18 e 19 de julho, visando o pleito majoritário de 2012, o blogueiro teve acesso a alguns números, passados por telefone pelo prefeito daquele município, Armando Carneiro (PSC). Embora só tenha revelado os percentuais atingidos por seus então dois pré-candidatos, a veredora Fátima Pacheco (PT) e o ex-prefeito e secretário de Educação Arnaldo Mattoso (PMDB), que fizeram definir seu apoio desde já pela primeira, Armando admitiu que o ex-prefeito Octávio Carneiro (PP) lidera as amostragens espontânea e estimulada. Abaixo, o que foi revelado ao blog…

 

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Na verdade, através da sua assessoria, Armando Carneiro entrou em contato com o blogueiro para questionar alguns pontos da matéria publicada hoje, na edição impressa da Folha, noticiando a definição de Fátima Pacheco como sua pré-candidata em 2012, a partir da pesquisa do IBPS. A ressalva do prefeito se centrou, sobretudo, na informação que creditava a escolha também a uma opção pessoal da secretária de Saúde e primeira dama daquele município, Alexandra Moreira.

Embora não assinada, a matéria foi apurada e redigida pelo editor de Política da Folha, Cilênio Tavares, profissional da maior competência e seriedade, com passagem de destaque em outros jornais, como os extintos A Cidade e Monitor Campista, além do carioca O Dia. Sigilo de fonte, como o blogueiro explicou ao prefeito, é uma garantia constitucional. De qualquer maneira, ao ter o cuidado de colocar a susposta intervenção pessoal de Alexandra na condicional, o repórter abriu a devida margem ao contraditório, reforçada hoje não só pela negação veemente de Armando, como no desconhecimento dessa versão por parte do próprio Arnaldo Mattoso, também ouvido pelo blog.

Em relação à pesquisa, o prefeito esclareceu que, embora a alternância entre Fátima e Arnaldo, nos números entre espontânea e estimulada, aponte para o equilíbrio, o que definiu a escolha da primeira pré-candidata foram as possibilidades de crescimento de ambos a partir dos índices de rejeição, na qual o secretário de Educação apareceu com diferença negativa de 10,1% em relação à concorrente. Ainda segundo Armando, este foi o raciocínio do cientista político Geraldo Tadeu na exposição da pesquisa feita ao vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e ao ministro da Pesca, Luiz Sérgio (PT), que levou os quatro a se definirem conjuntamente pela vereadora do PT.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 9 comentários

  1. roberto

    Porque não revelam o percentual do Sr Otávio? Será que os tres somados perderiam ,com a palavra o Sr Prefeito e a sua primeira Dama.

  2. Jose Francisco

    Roberto,

    Com certeza não foi revelado o percentual do Sr. Otávio pelo fato se juntar todos não vai chegar perto do Sr. Otávio que ainda tem O Marcelo Batista que conserteza vai ser veriado eu particulamente acho que deveria vim com Vice-prefeito Otávio Carneiro / Marcelo Batista foi um exelente veriado infelizmente na ultima eleição foi o terceiro mais votado mais não se reelengeu por falta de legenda, mais mesmo assim continuou no lado do Povo e contra esta prefeitura.

  3. José

    Essa é maisuma novidade da política regional “PERCENTUAL NÃO REVELADO”. Que psquisa é essa? Fala sério!

  4. Paulo Sá

    Quissamão, como Campos, São João da Barra, São Fidélis, S Fcº de Itabapoana e quase todos os demais municípios da nossa região, vive a falta de opções novas para as eleições municipais de 2012.
    Há décadas, essas mesmas figurinhas comuns dominam os cenários de seus municípios. No poder serão irão repetir as práticas que mantêm o atraso sócio-economico e cultural de nossas cidades.
    É preciso dar vez e voz às novas lideranças.

  5. Aluysio

    Caro José,

    Creio que seu questionamento é respondido pela deixa do comentarista Roberto: “com a palavra o prefeito”…
    Como dito no post, foi Armando Carneiro quem revelou ao blog os percentuais dos seus dois pré-candidatos: Fátima Pacheco e Arnaldo Mattoso. Da mesma maneira, foi ele quem preferiu não revelar os percentuais dos pré-candidatos da oposição: Octávio Carneiro e Juninho. Destes, Armando só admitiu que o primeiro lidera as pesquisas espontânea e estimulada.
    Essas foram as informações passadas por uma fonte identificada e invulgar: o prefeito de Quissamã, cuja credibilidade é endossada quando assume que um candidato da oposição está à frente dos seus. Entre publicar os percentuais por ele revelados, ou não publicar nada pela imcompletude dos dados, este blogueiro e jornalista foi da opinião que revelar parte da informação é melhor do que não revelar informação nenhuma.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  6. Edson andrade

    A primeira dama secretaria de saúde felizmente minha chefe (…), pessoa (…) adora colocar as pessoas no chão. Mais deixa está justiça tarde mais não falha, Essa (…) vai sair Armando Fátima, fique tranquilo a vitória não serão de vcs hahah. Coisa de dela essa pesquisa vcs não acham?

  7. edson andrade de oliveira

    Não tenho nada a comentar sobre essa pesquisa. Somente que, eu não sou essa pessoa que se identificou como EDSON ANDRADE. Alguém tentou passar-se por mim… não reconheço essas afirmativas como minhas…

    Quem conhece meu discurso sabe que não me expresso dessa maneira.

    Logo, é isso aí. Parabéns Fátima Pacheco por sua posição na pesquisa… e boa sorte pra ela. Acho até que ela é bem preparada para debates, pois se mostra com bons argumentos, e tem equilíbrio emocional.

  8. Sorraia

    Quissama esta perdida nas maos desses politicos (…), que se acham os donos da verdade. espero anciosamente 2012 chegar para mudarmos esse quadro, espero tbm que o povo nao seja ingenuo novamente e nao acreditem nessas promessas ridiculas que eles fazem.ja tao começando a empregar gente de novo (compra de voto), nao sabendo esses ingenuos que depois das eleiçoes serao mandados embora.
    Deus olhe por nós e que Octavio ganhe para nos livrar dessa córgia.

  9. Antoniquinho

    Tá tudo em casa. Mattoso abraça Octávio em 2012 e ganha. Em 2016 Octávio faz Arnaldo seu sucessor que fará Armando em 2020. E eles continuam.

Deixe um comentário