Opiniões

Médicos de Campos que se negarem a atender pelo SUS serão presos

(Foto de Mariana Ricci)
(Foto de Mariana Ricci)

“Na próxima semana, depois do feriado, vou enviar o GAP (Grupo de Apoio à Promotoria) para conferir o atendimento médico em todos os hospitais conveniados de Campos. Se for constatado que algum médico não está atendendo pelo SUS (Sistema Único de Sáude), só pelo social, ele será preso por corrupção passiva. Se não estiver atendendo nem por um, nem por outro, o médico omisso será preso por prevaricação”. Foi o que garantiu agora há pouco ao blogueiro, por  telefone,  o promotor estadual Marcelo Lessa, que na edição impressa de hoje da Folha, publicou uma nota de esclarecimento em resposta a um manifesto, publicado ontem no jornal, assinado por 32 médicos, ameaçando suspenderem o atendimento pelo SUS, em solidariedade à prisão do colega Hugo Manhães Arêas, por cobrar consulta de pacientes da saúde pública.

O promotor ressaltou que nenhum médico é obrigado a atender pelo SUS, mas entende que aqueles que quiserem se descredenciar da saúde pública, precisam antes cumprir os atendimentos já agendados. Marcelo destacou seu apoio à classe médica na reivindicação de melhor remuneração pelo atendimento público, lembrando o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado por ele, durante o governo Arnaldo, que vigora até hoje, garantindo uma complementação municipal ao valor pago pelo SUS.

“Sempre estive ao lado dos pleitos dos médicos, categoria pela qual tenho o maior respeito e admiração. Não entendo que ela seja representada pelos 32 que assinaram uma nota mentirosa e em solidaridade a um crime contra a parcela mais carente da população. E eu não vou permitir que ela seja afetada nos seus direitos. Se essa queda de braço, que não desejo, é comigo, que me acionem, muito embora a  correção da prisão efetuada seja endossada pelo simples fato de que, até agora, ela se mantém. Quem achar que pode se solidarizar negando atendimento, vai ser solidário na cadeia ”, garantiu Lessa.

 Abaixo, a nota assinada pelos 32 médicos e a de resposta do promotor…

 

Um grito de socorro em favor da dignidade na saúde

 

Neste momento em que se discute a imoralidade dos honorários pagos pelo SUS aos médicos e aos hospitais, nos deparamos com uma situação já condenada anteriormente por autoridades, inclusive do Poder Judiciário, que consideram absolutamente desnecessária e exagerada a prisão “com colocação de algemas”, no banqueiro “X”, por ele não configurar pessoa perigosa. No entanto, o “médico” Hugo Manhães Areas foi algemado e ainda não vimos nenhuma autoridade ou instituição se pronunciar publicamente contra o fato. Será que Dr. Hugo é um criminoso mais perigoso que o banqueiro “X”? Será que os valores relativos às denúncias contra Hugo Areas, são maiores que o do banqueiro? Ou será que ele está sendo usado com “Boi Baguá”? Que ao ser derrotado e desmoralizado levaria toda uma categoria a “morrer de medo” e aceitar qualquer esmola do SUS?

Queremos, antes de tudo, deixar bem claro que se um dia tivermos uma gangrena na mão direita, preferimos amputar todo o braço a fazermos um acordo com o “diabo” para aliviá-la. Não estamos defendendo o “crime” caso ele tenha ocorrido, pois este será julgado pela Justiça ao seu tempo. Estamos, sim, completamente estarrecidos com o tratamento dado ao cidadão Hugo Areas que é medico do SUS. Todos os dias se vêem políticos, juízes, promotores, líderes sem terra e bandidos de crimes hediondos serem tratados com mais condescendência. Será que todos os inúmeros pacientes operados e ajudados por Hugo Areas também concordam que ele é esse criminoso ou gostariam de falar publicamente sobre isso?

O nosso maior pesar é ver que as nossas instituições: Sindicato dos Médicos, Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia e todos as demais que pagamos para que proteja, acima de tudo, a moral médica, ficarem mais uma vez inertes e não se pronunciarem publicamente, nem tomarem condutas como mobilizar seu departamentojurídico em defesa do colega e sócio. Pois pela lei, todos têm o direito de defesa até que tenham sido condenados pela justiça. Ou será que colegas que estão na direção destas instituições já colocaram toga e já condenaram Hugo Areas   sumariamente.

Reiteramos a nossa postura de não estarmos defendendo um “crime”, caso ele tenha corrido, pois caberá a justiça fazer esse julgamento. O que exigimos é que Dr. Hugo Areas tenha direito amplo de defesa, como é facultado a todos, inclusive aos que praticam crimes hediondos, porque Dr. Hugo Areas não é merecedor de tamanha injustiça.

Por último gostaríamos de convocar todos os colegas médicos a não fazer trato com o “diabo” e sim amputar a gangrena.

Vamos todos suspender o atendimento ao SUS até que haja dignidade nesse atendimento, principalmente para os pacientes, bem como para os hospitais e para os médicos.

 

Lista médicos (Abaixo assinado)

Alcides Guimares, Marcos Gonçalves, Jefferson Mansini, Ralph Pessanha, Paulo Romano, Geraldo Ribeiro, Rodrigo Rambaldi, Roberto Carvalho, João Américo, Marcelle Maron, Sérgio Salfk, Antonio Alexandre, Marlon Ribeiro, Carlos Hamilton, Jaime Bello, Euclere Bello, João Jorge Rodrigues, Paulo Cesar Rocha, Sérgio Ronaldo, Marisa Eiko, Rodrigo Venâncio, Rocklane V. Areias, Marcelo Rufino, André Bousquet, Jose de Oliveira, Victor Cortes, Fabrício Cardoso, André Lobo, Jairo Perissé, Victor Perissé, Marcio Rufino e Fábio Porto

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Em relação à “nota de repúdio” à prisão do Dr. Hugo Áreas, assinada por 32 médicos, tenho a esclarecer o seguinte: 1º) O médico preso não foi algemado, ao contrário do que mentirosamente se afirmou, já que tal medida não foi necessária. Se fosse, o seria, como qualquer cidadão está sujeito a ser.

2º) A má remuneração do SUS aos procedimentos médicos, causa contra a qual, ao longo desses mais de 10 anos na Tutela Coletiva, sempre briguei ao lado da classe médica, não justifica a exigência de “propina”, eufemicamente chamada de “consulta social”, a pacientes atendidos pelo SUS, que ainda que pouco, já pagou pelo procedimento, do qual a consulta pós-operatória para retirada de “pinos” e de gesso é uma consequência natural, a não ser que se deseje mumificar os pacientes ortopédicos.

3º) Considerando que Campos e Região tem em exercício muito mais do que 32 médicos, não reputo representativa da opinião da Classe a “nota de repúdio” em comento, que não impedirá o Ministério Público de prosseguir exigindo o respeito, também pelos médicos, à dignidade e ao sofrimento dos seus pacientes.

4º) Finalmente, quanto à anunciada paralisação no atendimento aos pacientes do SUS, lembro aos interessados que o médico é responsável criminalmente, por sua simples omissão, por eventual morte ou agravamento de eventual lesão de seus pacientes, na forma do art. 13, § 2º, “a”, do Código Penal, pelo quê podem estar sujeitos a novas prisões em flagrante, até mesmo por crime de homicídio doloso, conforme o caso.

5º) Espero que tal episódio não ocorra, porém não me furtarei às devidas reações caso necessário. O episódio em destaque deveria servir de reflexão e não de manifestações obnubiladas por lamentável e acrítico corporativismo, que nada contribui para a merecida valorização da classe médica, da qual sou declaradamente fã e está muito acima dos maus profissionais que parecem renegar o Juramento de Hipócrates.

 

Marcelo Lessa Bastos
Promotor de Justiça

 

Atualização às 17h35 de 14/11/11: No dia seguinte, o post foi copiado aqui, sem o crédito ou a atualização de datas devidos.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 42 comentários

  1. Quem deveria ser preso eh este promotor que so quer aparecer para a platéia. A cidade esta cheia de políticos que cometem as mais assombrosas falcatruas e nada dele reclamar. Mas quando um fato merece ‘plateia’ aí sim ele faz o diabo. Ou seja, eh um (trecho excluído pela moderação)! Só joga para o publico! Vai prender político seu (trecho excluído pela moderação)!

  2. ESTE ANO VI UMA ENTREVISTA DO EX-MINISTRO DA SAÚDE DR. ADDIBI JATENE (NEM SEI SE É ASSIM QUE ESCREVE CORRETAMENTE O NOME DELE), ELE INFORMOU QUE UM MÉDICO GANHA ATUALMENTE CERCA DE R$ 7,00 POR UM ATENDIMENTO NO SUS. ISSO SIM É UMA VERGONHA!! QUER DIZER QUE PARA JOGAR DINHEIRO FORA COM OBRAS HIPER-FATURADAS PARA RICARDO TEIXEIRA FAZER A COPA DO MUNDO EXISTE DINHEIRO, PARA REALIZAR OLIMPÍADAS EXISTE DINHEIRO. AGORA PARA CUMPRIR A META “BÁSICA” DE UM GOVERNO DE QUALQUER PAÍS SÉRIO POSSUÍ, QUE É “SAÚDE, EDUCAÇÃO E SANEAMENTO BÁSICO” NÃO EXISTE GRANA!!! ISSO É SEM DÚVIDA UMA VERGONHA MUNDIAL!!!!! MÉDICO NÃO TEM QUE TRABALHAR DE GRAÇA, E R$ 7,00 POR CONSULTA DO SUS É RIDÍCULO!!ENQUANTO ISSO A POPULAÇÃO MAIS POBRE (80%) CONTINUA SENDO “EXTERMINADA” NOS HOSPITAIS PÚBLICOS. AS UPA´S SÃO PARA ENGANAR E PARA GRINGO VER..QUALQUER UM QUE TEM UM PROBLEMA DE SAÚDE MAIS SÉRIO ELES SÓ DIZEM: – PROCURE SEU MÉDICO!! QUE MÉDICO!!???? AFINAL A UPA SERVE PRA QUÊ????????

  3. Sr. Promotor, alem de médico também sou advogado. Cabe relatar que: 1- Crime de concussão é cometido por funcionário público. Nós médicos quando atendemos nos Hospitais filantrópicos somos autônomos e sem vínculo público, portanto não somos funcionários. Recebemos o que produzimos.
    2- Como relatado acima somos autônomos e não somos contratados pelo hospital ou pela prefeitura para atender nos hospitais filantrópicos. Não recebemos vínculo público para isso, apenas a produção. Portanto podemos atender quando quisermos e a quantidade que quisermos assim como nos nossos consultórios.
    3- Somos autônomos e não temos carga horária a cumprir e o Hospital é filantrópico, ou seja o Hospital é particular que presta serviço ao SUS (não é hospital público), portanto podemos atender só sus, sus e social ou só social. Também podemos suspender o atendimento quando quisermos, não temos contrato, assim como no consultório quando quero não vou e cancelo todas as consultas. Isso seria prevaricação??? Corrupção???
    4- Por que o Senhor não tem coragem de prender o secretário de saúde quando vários pacientes morrem no HGG de AVC devido o tomógrafo estar quebrado a meses? Quando o endoscópio do HGG está quebrado a meses e pacientes morrem de hemorragia digestiva??? Quando pacientes morrem no HFM esperando vaga de CTI?? Teria o secretáio de saúde contato com políticos influentes o que poderia causar a transferência do promotor??
    5- Quando a prefeita de campos obstrui a BR 101 causando transtorno a tutela coletiva e desobedece a ordem de um policial rodoviário federal perante a imprensa não seria caso do promotor prendê-la?? Coragem….
    6- Sr. Promotor não venha para o confronto, você tem plano de saúde e não precisa de nós que atendemos SUS, quem perderá será o povo humilde. Suas declarações arrogantes e ditadoriais causará revolta nos médicos, já está causando. Venha para conversa, nos dê a oportunidade de falar da situação da saúde de Campos. Teremos uma reunião quinta feira 20 hs na Santa Casa venha a reunião, mas de coração aberto, sem achar que é todo poderoso porque anda cercado de policiais (que com sua ordem já prenderam até um pobre coitado do vigia do aeroporto, lembra….).
    7- Não seria o caso de prender o Ministro da Saúde por prevaricação por pagar ao Médico R$ 2,56 por uma consulta?
    Não defendo o crime , se Dr. Hugo errou deverá pagar pelo erro. Não concordo com a forma que foi feito e as ameaças sem fundamento técnico. Não estamos do lado do erro ficamos assustados como o Promotor vai pessoalmente prender um médico e não tem a mesma atitude com políticos corruptos.

  4. Nós médico apartir de hoje encaminharemos ao MP da tutela coletiva todos os casos de pacientes que estão esperando a prefeitura disponibilizar exames e medicamentos e estão nos corredores dos hospitais aguardando vaga.Será que o senhor vai ter coragem de prender o secretário de saúde. Dúvido.

  5. Por que o Senhor promotor não prende o secretário de finanças quando ele demora 1 mês a repassar o dinheiro dos hospitais filantrópicos?? Não seria apropriação indevida do dinheiro enviado pelo ministério da saude aos hospitais filantrópicos.Coragem…

  6. Realmente, esses médicos têm razão.

    Sou professor da prefeitura, a partir de hoje vou falar com meus alunos: gente aqui é escola pública, eu já recebo para lecionar, mas a minha aula pode ser melhor, por isso eu vou cobrar um dinheirinho por fora…

  7. Promotor, vá olhe o que acontece em campos, cade o dinheiro do PETRÓLEO,uma penca de políticos em campos metendo a mão e até agora o MP,não faz nada, será porque????Guardas municipais nas ruas contra a lei,e ai nada,porque??? e diga de passagem são arrogantes, ignorantes,folgados,abusados e despreparados. Isso omissão,prevaricação,abuso de autoridade quando da apoio a uma coisa que não é legal e ai como fica?????

  8. A etica é tao seria que muitos nao entendem a açao corajusa, petinente, propositiva do Promotor de Justiça. Sem polemizar, fui vitima de propina cobrada pelo dr. (trecho excluído pela moderação), PARA COLOCAR CATETER, ja que estava internado pelo SUS. Soube que pelo mesmo motivo esse profissional responde por varios processos no justiça. Posso provar na justiça se necesario.

  9. A etica é tao seria que muitos nao entendem a açao corajusa, petinente, propositiva do Promotor de Justiça. Sem polemizar, fui vitima de propina cobrada pelo dr. (trecho excluído pela moderação), PARA COLOCAR CATETER, ja que estava internado pelo SUS. Soube que pelo mesmo motivo esse profissional responde por varios processos no justiça. Posso provar na justiça se necesario.

  10. Eu só pergunto como são feitos os plantões na cidade.
    Será que um plantão com 4 médicos é cumprido ou pelo menos 2 ficam em casa ?

    Eu vou pedir para meu patrão ficar em casa metade do meu horário de trabalhao.

    Será que os médicos de plantão ficam as 24 horas ou as 12 horas que deveriam ficar no hospital ?

    Peço que esta d. procuradoria se digne a fazer uma ronda e verificar que muitos médicos não cumprem seu horário.

    sem contar o tempo de espera….

    médicos, nós precisamos, mas nem sempre temos o atendimento a altura…

    culpa de políticos somente ?

    OUTRA PERGUNTA ?
    o que é salario justo ?

    R$ 4.000,00 por mês ?

    por um plantão ?

    é isso que muitos recebem

    à sua apreciação

  11. Quero externar cada vez mais a minha admiração pelas suas atitudes em relação ao menos favorecidos. Aproveito para pedir que verifique a quantidade de processos para exames que estão sendo negados, por falta de pagamento da Prefeitura, só conseguindo os mesmos através do pagamento social.

  12. A etica é tao seria que muitos nao entendem a açao corajoza, pertinente, propositiva do Promotor de Justiça. Sem polemizar, fui vitima de propina a qual foi cobrada por dr. (trecho excluído pela moderação), para colocar cateter, já que estava internado pelo SUS. Segundo soube, esse profissional já responde por varios processos na justiçs no mesmo sentido. Se necesario provo na justiça.

  13. Se de fato ocorreu tal situação, que se apurem os fatos e se aplique a Lei.
    Mas, que o Promotor atue em maior amplitude, e que outros fatos conhecidos também sejam combatidos com o mesmo rigor. Por exemplo, qualquer cidadão sabe o uso do atendimento da Saúde Pública com atitudes eleitoreiras dos vereadores de nossa cidade.
    Basta que o Promotor faça sindicâncias com qualquer funcionário de qualquer hospital público. Diariamente chegam pacientes com “bilhetinhos”, sem falar em “cotas” de atendimentos em toda área hospitalar. Em outras palavras, “atendimento hospitalar” é moeda de troca eleitoral em toda a rede pública.
    Entendo que tal atitude também é imoral e igualmente corrupção e também merece o amparo e o rigor da Lei.
    Infelizmente, atendimento pelo SUS, mas também os dos planos de saúde, passam pelo mesmo problema! O próprio médico sinaliza “que não dá para efetuar determinado procedimento” pelo plano, e tem que ter “um por fora”!
    E tudo isto é dito na maior franqueza e “normalidade”. Quem concorda, participa da corrupção e colabora com ela.
    Aprendi com os meus pais, desde cedo, que “não há meio certo nem meio errado”. Certo é certo, e não há o que discutir.
    Se o SUS paga mal, se plano de saúde paga mal, então aquele que se sente prejudicado encerre o contrato e saia, o que não pode é criar meios ilícitos!

  14. Está de parabens o promotor! Até que enfim,é um absurdo ter pagar pelo social em um hospital do sus. Já passei por isso, onde fui a um determinado hospital, onde não tinha mais agendamento pelo sus e somente pagando 80,00 a consulta. Se o sus paga pouco( e isso nem se discute), que ele vá trabalhar somente em seu consultorio e cobrar o que lhe convém. Agora usar o hospital para fazer tal ato, me poupe né. Até para tirar um gesso els estão cobrando social. Faça como muitos médicos , não atendem mais pelo sus, montaram suas clinicas particulares e lá atendem pelo preço que quiserem e paga quem pode e necessita.

  15. RESPEITO A TODOS POIS OS C$50.000,00 QUE GANHAM E POUCO ENTAO MANDA ESSES MEDICOS PARA CUBA E TBM AO SR MARVELO LESSA TEM MUITA ONG VOANDO ALTO E OLHANDO LE DE CIMA A CURRUPÇÃO AQUI EM BAIXO E FAZENDO PARTE DESTA.

  16. PARABÉNS DR MARCELO

  17. Estao no SUS porque querem

    ninguem é obrigado a atender pelo SUS

  18. Todo mundo irmao de maçonaria!!!

  19. No Brasil só perseguem Médicos e Professores.Ajustiça dorme!!!!!!!

  20. FICO CHOCADA AO VER TANTOS COMENTARIOS SEM COERENCIA, DIGO QUE ESSE TAL MÉDICO HUGO AREAS, FOI PRESO DEVIDO A COBRANÇAS A PESSOAS QUE COM TANTOS SACRIFICIOS CONSEGUEM UMA CONSULTA, FICANDO ALTAS HORAS EM FILAS, É DIGNO UM MEDICO RECEBER PELO SUS E MAIS VALORES COBRADOS PELAS CONSULTAS????????? QUANTO AO VALORES PAGOS PELOS DUS, CABE A CLASSE LUTAR PARA MELHORIA OU PASSAR A CADEIRA PARA OUTRO MEDICO!!!! O QUE NÃO PODE É A POPULAÇÃO FICAR SEM ANTENDIMENTO E OU PAGAR POR ELA O QUE TEM DIREITO!!!!!!!!!!!!
    MARCELO LESSA NÃO O CONHEÇO, MAS O ADMIRO MUITO E TENHO ORGULHO POR ESTAR NESSA CIDADE, VOCE FAZ A DIFERENÇA, CONTINUE ASSIM. ESPERO UM DIA QUE CAMPOS POSSA CRESCER N SO EM MELHORIA FISICA OU PRINCIPALMENTE DEIXANDO DE SER UM POVO TAO OMISSO. PARABENS M.LESSA!!!!!!!!!

  21. Na verdade, a cobrança de “consulta social”,é feita de maneira transparente por “todos” os hospitais da cidade, conveniados ou não ao SUS . Essa consulta minimiza o descaso em que a saúde é tratada, pelo menos em nossa cidade. Parte do dinheiro fica com a instituição e o resante vai para o médico. Os exames que são solicitados nessas consultas são feitos e cobrados por um preço também social, e esse valor fica com os hospitais integralmente. Nessas consultas, não são feitos fichas, prontuários ou cobranças pelo SUS. Não há a cobrança simultânea da “consulta social” e da consulta pelo SUS. Não há desvio de pacientes do ambulatório do SUS para o Social. As duas opções são claras para o paciente. Essa consulta, como disse acima, é uma alternativa mais rápida para aqueles que podem pagá-la, pois a demanda de pacientes é bem menor. A solução, ao meu ver, é o cancelamento de todas as consultas sociais, de todos os exames cobrados dessa forma, de todas as internações e cirurgias sociais para que tenhamos o retrato mais claro possível do caos que é o atendimento do SUS puramente, sem esses “desvios de conduta” ou “crimes”, como é do entendimento do Dr Marcelo Lessa. A nossa população, independente do Governo Federal, tem o direito de ter um atendimento público de qualidade, tendo em vista a “riqueza”, ( pelo menos financeira), de nossa prefeitura.

  22. Ele foi preso, merecidamente mais tem que cobrar tb aonde esta indo a grana da prefeitura, porque ele não mete o dedo nisso, a cidade esta um lixo, hospital HFM precário, gosta muito tb dos holofotes na mídia, só de grana do petróleo estimado esse ano R$ 540.000.000,00,(milhões), fora o fundo de participação e impostos estaduais e federias que campos tb leva uma parte, e então como fica. Quero ver a cidade toda na linha, quero ver se ele tem coragem para isso !!!

  23. O nosso Promotor de Justiça, Dr Marcelo Lessa, pode estar sendo, talvez sem ter noção disso, o “estopim” para que a classe médica detone uma “Bomba” de auto-estima, de respeito próprio, e deflagre um movimento de classe como nunca houve aqui em Campos, onde será mostrado à população todas as entranhas do Sistema Público de Saúde, onde o desrespeito à população e aos próprios médicos são a tônica desse governo. Vários fatos já são conhecidos do Promotor mas até agora sem a mesma eficiência em tratá-los. Existem denúncias feitas por médicos que trabalham no Ferreira Machado ao Promotor, mas que até o momento não tiveram a mesma atenção dada ao Dr Hugo Arêas. Para o Ministério Público, crimes contra a população feitos por Secretários de Saúde, Presidentes de Fundação, Diretores de Hospitais Público, não são “Crimes de Concussão?

  24. já virou máfia, a maioria dos médicos que atendem pelo SUS cobram para atendimentos, quem não possui dinheiro morre.Mesmo pagando ainda é mal atendido,jogam as pessoas nas enfermarias e só voltam para dar alta a consulta e via enfermeira. Gostaria de solicitar a justiça para verificar os médicos que dão oplantão em casa, q

  25. Caros, vocês não estão entendendo. Os hospitais filantrópicos são hospitais PARTICULARES que TAMBÉM atendem SUS. Portando a consulta social e legal e não é imoral. Para ficar mais claro, se o hospital Dr. Beda começar a atender SUS e conseguir o título de filantroíco, por exemplo, poderá haver consulta social e particular e sus. Os médicos que quiserem atender sus podem atender, os que não quiserem podem atender só social. Se o paciente chegar lá e não houver mais vaga pelo sus ou ele reclama na prefeitura ou paga social. A falta de vagas para consulta é problema da prefeitura.
    Atendo 12 pacientes do sus marcados pela prefeitura, quem quiser ser atendido naquele dia sem marcar vai pagar.
    Se houve cobrança dupla, ou seja o paciente marcou consulta pelo sus e ainda teve que pagar po fora o médico deverá pagar pelo que ocorreu. Mas pelo que os funcionários da Santa Casa relataram e que o médico estava fazendo seu ambulatório social, como o paciente não conseguiu marcar consulta pelo sus pois a agenda estava cheia resolveu pagar.

  26. Esse juiz esta certo:Ja houve um caso de emergencia em minha familia de amputaçao e o vascular disse que nao era emergencia no Ferreira Machado. Tivemos que pagar a consulta com dificuldades para o meu irmao conseguir fazer a cirurgia!

  27. Aluysio,

    O tal Dotô Ctrl+C/Ctrl+V não tem mesmo jeito. Teve a cara de pau de publicar o seu post no blog dele, inclusive com os trechos em primeira pessoa, sem dar o crédito devido a vc ou ao seu blog.
    Como alguém tão recalcado e desprovido de ética pode querer ser presidente de uma instituição séria como a OAB? Foi por essas e muitas outras que esse (trecho excluído pela moderação) já tomou uma coça do Felipe Estefan na última eleição e, caso se mesta a besta de tentar novamente, pode preparar o lombo para levar outra.
    Se quiser mesmo ser prefeito de Campos, com certeza o deputado Roberto Henriques precisa procurar assessor melhor.

  28. Esse é o mesmo médico que a pouco tempo atirou em uma pessoa vizinha que o estava incomodando com o som alto
    Parabéns Dr Marcelo lessa

  29. GOSTARIA QUE O GAP INVESTIGUE PORQUE O RECIBO DO VALOR DE UMA CONSULTA PELO SOCIAL DA SOCIEDADE BENEFICENCIA PORTUGUESA QUE HOJE E PASME 60,00 REAIS VEM COM VALOR ZERO NO RECIBO IMPRESSO EMITIDO PARA O PACIENTE.E ISTO JA VEM ACONTECENDO A TEMPO SERA QUE NAO RECEBEM DUAS VEZES?….FAVOR ALGUEM ME ESCLAREÇA…..

  30. EU APOIO A ATITUDE DO MARCELO LESSA, POIS EXISTE MUITO MÉDICO POR AÍ QUE, ALÉM DE COBRAR POR CONSULTAS, TRATA O CIDADÃO COMO CACHORRO! NÃO ADIANTA UMA PEQUENA CLASSE TENTAR SE REBELAR CONTRA O MP, POIS ESTE ESTÁ DESEMPENHANDO O SEU PAPEL. O MARCELO LESSA ESTÁ NA RAZÃO DELE, CUMPRINDO COM O SEU DEVER COM A SOCIEDADE. VI QUE ALGUNS COLOCARAM COMENTÁRIOS SOBRE DESCASO EM HOSPITAIS E PROCESSOS DE ALGUNS PACIENTES, MAS CONFESSO QUE QUEM ADMINISTRA A SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPOS É MÉDICO TAMBÉM, O PAULO HIRANO. ENTÃO, ALGUNS MÉDICOS, PAREM DE POLEMIZAR E ASSUMAM OS SEUS POSTOS DE TRABALHO, POIS MUITOS DE VOCÊS RECEBEM PARA TRABALHAR DETERMINADAS HORAS DO DIA E NÃO TRABALHAM, NÃO APARECEM E AINDA POR CIMA QUANDO VÃO UM DIA O OUTRO, ASSINAM OS SEUS PONTOS PELO MÊS TODO E TRATAM MAL A SOCIEDADE. EU FALEI ALGUNS MÉDICOS! DIGO ISSO, POIS TEM MÉDICO QUE TRABALHA DE VERDADE E NÃO PARTICIPA DE MOVIMENTO MIXURUCA QUE ALGUNS ESTÃO FAZENDO, POIS SABEM QUE NÃO SERÃO AFEADOS PELA LEI, POR JÁ SE ENQUADRAREM NELA. PAREM DE PICUINHA E VÃO TRABALHAR CONFORME MANDA O SEU CONTRATO. QUER UM EXEMPLO DE MÉDICO QUE ESTÁ FORA DA LEI? VAI NO CENTRO DE SAÚDE ESCOLA DE CUSTODÓPOLIS E FAÇAM UM LEVANTAMENTO DA VIDA DE CADA MÉDICO DE LÁ. VOCÊS IRÃO DESCOBRIR (trecho excluído pela moderação). POR QUE VOCÊS NÃO SE REÚNEM E RESOLVEM ESSE PROBLEMA, HAJA EM VISTO QUE VOCÊS DIZEM SER UNIDOS? A UNIÃO DE MUITOS DE VOCÊS É STATUS, DINHEIRO NO BOLSO E TRABALHO ZERO. VÃO TRABALHAR E CUMPRAM A LEI!!!
    PARABÉNS MARCELO LESSA POR TER INICIADO ESSE TRABALHO QUE JÁ DEVERIA TER SIDO INICIADO LÁ ATRÁS E SÓ O SR. TEVE ESSA INICIATIVA E CORAGEM DE PEITAR MUITOS MÉDICOS QUE SÓ QUEREM MORDOMIA.
    AOS QUE TRABALHAM E CUMPREM A LEI, FAVOR DESCONSIDERAR MEUS COMENTÁRIOS.

  31. DISCORDO DO COMENTÁRIO DO BRUNO, ONDE ELE DIZ:
    “Se o paciente chegar lá e não houver mais vaga pelo sus ou ele reclama na prefeitura ou paga social. A falta de vagas para consulta é problema da prefeitura.”

    BRUNO VOCÊ ESTÁ DANDO UM PÉSSIMO EXEMPLO POIS SE O SR FOR MÉDICO, JÁ ESTÁ ESCRITO O SEU PERFIL DE TRABALHO. ONDE ESTÁ O JURAMENTO QUE FEZ NA FACULDADE EM ATENDER AS PESSOAS COM DIGNIDADE? SERÁ QUE DIGINIDADE PARA VOCÊ É $$$$$ NO SEU BOLSO? É POR ISSO QUE O MP ESTÁ FISCALIZANDO VOCÊS. SE O PACIENTE SAIR POR AÍ PEREGRINANDO POR ATENDIMENTO ELE MORRE POIS A MAIORIA DOS MÉDICOS PENSA COMO VOCÊ ONDE DESQUALIFICA SUA CLASSE. ASSIM OS PROBLEMAS IRÃO PERSISTIR! SE EU FOSSE MÉDICO EU ATENDERIA FAZENDO A MINHA PARTE. DANE-SE OS OUTROS MÉDICOS EM CONTRÁRIO! IRIA HONRAR O JURAMENTO E PRESTAR UM TRABALHO SÉRIO. NÃO CUSTA NADA PARA OS MÉDICOS ATENDEREM COM CORDIALIDADE À SOCIEDADE! A MAIORIA DOS MÉDICOS TRABALHAM SOB SALA COM TV E AR CONDICIONADO. SE FOSSE UM TRABALHO PESADO SOB SOL QUENTE E PESADO COMO DE UM PEDREIRO, PODERIA QUESTIONAR, MAS MESMO ASSIM, PODEMOS OBSERVAR O TRABALHO DURO DE UM PEDREIRO QUE SOL E CHUVA ESTÁ ALI CONSTRUINDO MUITOS PALÁCIOS PARA VOCÊS MÉDICOS SEM QUESTIONAR QUALQUER COISA. SEJA PROFISSIONAL E HONRE COM SEUS COMPROMISSO E SEU JURAMENTO COM DEUS, POIS NÃO ADIANTA VOCÊS QUEREREM BUSCAR STATUS POR AÍ QUERENDO TOMAR O LUGAR DE DEUS, POIS ESTE VOCÊS NÃO VÃO CONSEGUIR. VÃO TRABALHAR!!
    AOS MÉDICOS QUE NÃO SE ENQUADREM NO COMENTÁRIO, FAVOR DESCONSIDERAR O MESMO!

  32. PARABÉNS MARCELO LESSA!!! PRA CIMA DELES!!!!

  33. Caro Eduardo, comentarista das 20h20 de 13/11/11,

    Sem entrar no mérito da política de classe ou partidária, não vejo nenhum problema em fazer Ctrl+c/Ctrl+v dos fatos aqui apurados e noticiados em primeira mão, desde que a repercussão seja acompanhada do devido crédito, como sempre foi a prática, até por motivos éticos, adotada neste blog. E continuará a ser, a despeito de qualquer eventual falta de ética alheia.
    No mais, concordo contigo, que a coisa parece ainda mais feia, ao se adotar o crédito apenas parcial ao site da Folha, quando se “chupa” uma nota escrita na primeira pessoa, como o post acima evidencia a qualquer um que saiba ler (e fazer as distinções entre as pessoas que conjugam o verbo).
    De qualquer maneira, como até para se fazer Ctrl+c/Ctrl+v, com ou sem o crédito devido, há de se ter um mínimo de competência, a cópia deste blog, por vc corretamente identificada, demonstrou flagrante desleixo por só ter sido feita no dia seguinte à publicação original, mas sem a devida atualização de datas, gerando confusão cronológica aos leitores de quem copiou.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  34. em eclesiastico esta escrito que todos cairam nas maos dos medicos , podem ser ricos , pobres, famosos ,pdoerosos…Infelizmente isto causa inveja ,porem podem haver ranger de dentes , calunias e defamacoes … isto nao mudara . Tratem de abencoar aqueles que os terao e os que vcs mais gostam nas maos !!! pois assim sereis recompensados, abencoando serao abencoados !
    O PIOR É QUE ENQUANTO ISTO , DESVIAM-SE DINHEIRO DE MERENDA ESCOLAR , DE ONGS , DE TUDO … E LEVAM COMO CONSEQUENCIA A MORTE NAO SO FISICA COMO DA DIGNIDADE HUMANA … E O QUE É FEITO .. NADA …

  35. PARABÉNS MARCELO LESSA!!!

  36. Estou com o Promotor!!!`Precisamos colocar ordem nos hospitais públicos!!! O nome já está dizendo!!! Não pode haver cobrança!!! Inclusive esse médico já teve uma clínica particular (trecho excluído pela moderação)

  37. Que (trecho excluído pela moderação) este promotor!!!
    Quer mostrar sevico vai prender este monte de (trecho excluído pela moderação) na prefeitura de campos!!!!
    Este monte de juiz e promotor q (trecho excluído pela moderação)!!!
    Agora prender Medico q se propõe a atender o SUS e briga p remuneração digna e uma palhaçada !!!!
    Colocar este (trecho excluído pela moderação) p ganhar 6 reais p consulta!!!!

  38. Parabéns,ao Dr. Marcelo Lessa pela atitude de mostrar que o MP não está alheio a tudo que vem acontecendo em Campos, o médico que se acha mal remunerado vai atender em seu consultório, e cobrar o valor que lhe convén, e deixa a vaga dos hospitais públicos para aqueles que são dignos a profissão(ainda existem MÉDICOS, poucos, mas existem),
    E ainda, tem mais, muitos destes médicos dão plantões, de 24h ao mesmo tempo em mais de um hospital, e outra prática comum na rede municipal, em um plantão de 24h onde 5 (cinco) médicos deveriam estar na casa só existem 2, pois os outros estão em casa para faserem revesamento de 12h.Prática muito comum nos PU Guárus e Saldanha Marinha.

Deixe uma resposta

Fechar Menu