Embora tenham respondido com declarações infelizes à forte reação contra o aumento salarial máximo concedido pelos atuais vereadores aos próximos, o fato é que os oposicionistas Nelson Nahim (PPL) e Odisséia Carvalho (PT) colocaram a cara na reta. Combativos representantes de uma minoria em luta inglória para manter suas cinco cadeiras na Câmara de Campos, mesmo com o total delas passando de 17 para 25, os dois edis tiveram mais coragem que a maioria da situação, cuja opção foi simplesmente ignorar o que não quer ouvir e não tem como responder.
Longe de novidade, a atitude passiva dos governistas reproduz sua negligência nos questionamentos mais elementares diante de tudo que vem da administração Rosinha Garotinho (PR). Os demais oposicionistas, Rogério Matoso (PPS), Marcos Bacellar e Ilsan Vianna (ambos do PDT), não entraram na discussão. O primeiro, embora também tenha votado a favor do reajuste salarial, dele não usufruirá, pois é vice na chapa de Arnaldo Vianna (PDT), enquanto os outros dois desistiram de tentar a reeleição e sequer participaram da sessão do último dia 28, na qual o aumento foi aprovado.
Sem apoio da máquina municipal, que sempre pesa mais na periferia, alvo preferencial do tudo a R$ 1,00 (subsidiado com dinheiro público) dos Garotinho, Nahim e Odisséia precisam mais do voto da “pedra”, geralmente mais consciente e, portanto, mais crítico. Por isso, neles, o golpe da reação ao aumento salarial foi mais acusado. Não por outro motivo, poderiam ter pensado um pouco melhor antes de terem subestimado a indignação popular, à flor da pele nestes tempos de julgamento do Mensalão.
De qualquer maneira, por questão de merecimento pessoal e equilíbrio coletivo, alvissareiro seria se ambos conseguissem se reeleger, possibilidade que o deputado federal Anthony Garotinho (PR) tem se empenhado pessoalmente para impedir, tanto ou mais do que em eleger seus candidatos. Todavia, como as redes sociais e seu eco na Folha têm provado, não basta ter teflon com meia dúzia de blogueiros, inconciliavelmente comprometidos com a militância política de oposição, para calar quem ainda teima em pensar por conta própria.
Publicado na edição de hoje da coluna Ponto Final, da Folha da Manhã.
Não importa,os dois fazem parte de um turma que queremos LONGE da Câmara dos Vereadores.Nada fizeram até agora e nada farão….
É Maria,você com certeza absoluta desconhece o trabalho da vereadora Odisséia.A vereadora que mais tem projetos aprovados na Câmara a favor do povo.
Mas pisou feio na bola….