Makhoul endossa Ricardo: Cultura dos shows é para fazer campanha eleitoral

“Eu concordo com o Ricardo André: existe gastança generalizada do governo Rosinha com shows, que não trazem nenhuma evolução à cultura do município, para se criar um clima de campanha eleitoral permanente nas ruas”. A opinião é do ex-candidato a prefeito e pré-candidato a deputado estadual pelo PT de Campos, Makhoul Moussallem, que endossou as críticas não só do jornalista Ricardo André Vasconcelos (aqui), mas dos demais entrevistados na série de entrevistas na Folha em que já falaram os professores Artur Gomes (aqui), Adriano Moura (aqui), Deneval de Azevedo Filho (aqui), Arthur Soffiati (aqui) e Cristina Lima (aqui), além dos diretores teatrais José Sisneiro (aqui) e Antonio Roberto Kapi (aqui).

Como todos os entrevistados, Makhoul também acha que foi danosa a extinção das Fundações Zumbi dos Palmares e Trianon, além da secretaria de Cultura, na última reforma administrativa de Rosinha, que centralizou toda a administração cultural na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL):

— Em alguns casos, sou até favorável à centralização, no sentido de se dar uniformidade às práticas administrativas. Mas não na arte e na cultura, que são multifacetados, desde sempre, aqui e em qualquer outro lugar do mundo. No caso de Campos, a Fundação Zumbi cuidava mais das questões culturais da afrodescendência. Já a Fundação Trianon, se ocupava mais da questões teatrais, enquanto a secretaria cabia pensar a cultura como um todo, cabendo parte das suas execuções à Fundação Jornalista Oswaldo Lima. Críticas vão sempre existir, mas penso que a organização anterior era mais democrática, cuidando das manifestações culturais de Campos, que são riquíssimas, em todas as suas especificidades.

Para o petista, o critério para se avaliar a atuação do município na cultura teria que ser a relação custo/benefício. No caso, a priorização na contratação dos shows, com nomes nacionais e cachês dispendiosos, até no carnaval, tem gerado muito pouco benefício ao desenvolvimento cultural de Campos, com custos altos aos cofres público:

— Até para se rever isso, para se fazer uma autocrítica sempre necessária, o governo teria que se  abrir ao debate com aqueles que vivem e fazem, de fato, a cultura no município. Esse discurso, que percebo ser ecoado no governo e na sua representação na Câmara (aqui e aqui), de que a prefeita foi eleita para fazer o que bem entender, é arrogante na cultura, na saúde, na educação, no transporte público. Mas como se trata de um grupo político que chegou ao poder vindo do teatro, no caso da cultura chega a ser irônico. Com esse grande número de críticas vindo de vários representantes da classe artística de Campos, continuar agindo assim, com prepotência, sem compromisso democrático, não é só falta de cultura; é falta de inteligência.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 7 comentários

  1. Leonardo T O

    Quem é Makhoul ? oq fez em Campos pra dizer isso !
    já Bastas ouvir José Geraldo falando besteira !
    Makhoul aprenda a falar em debate primeiro , pra falar alguma coisa .

  2. santos

    Eu não tenho a menor dúvida que a cultura dos shows tem por o objetivo fins eleitoreiros.
    Estou vindo de paízes que as crianças bem pequenas , frequentam teatros, óperas, museus. ,p alestras.etc….
    Os predios são restaurados. , não vimos ruínas
    como em Roma

  3. Marco

    Concordo plenamente os shows são meramente para arrecadar votos e digo mais além destes também os asfaltos mal feitos , as inaugurações de creches, pracinhas e demais.
    Makhoul precisamos de alguém como você para botar a boca no trombone e mostrar para estes bandos de puxa-sacos o que esta acontecendo nesta cidade de Campos minha cidade meu Horror…

  4. Leo

    O problema não é de hoje, como resultado temos o IDEB e 200.000 votos de pessoas sem cultura, sem educação, sem saúde.

  5. Jo Mares

    PRIMEIRO VOLTO A ESTE ESPAÇO MAIS DO QUE DEMOCRATICO, PARABENS BASTOS! vamos ao comentario do ilustre Dr Makhoul endossando comentario anterior de um tal Ricardo, como disse EU TÔ TINDO, logo assim que ” ELA FOI ELEITA” vai começar os blá blá blá, Dr. está com dor de cotovelo como diz o ditado popular, chegou em segundo, vice! vice! vice! é só, comparar o brasil com paises exteriores BRASIL E GRANDE E TEM UM POVO LINDO, meia duzia de maus intencionados e igual a laranja ruim, cai no meio das boas se não tirar rapido estraga tudo, rapaz, faz tempo que não vejo NOSSA CAMPOS DOS GOYTCAZES EM NOTICIARIOS NACIONAIS COMO TEMPOS ANTERIORES LEMBRAM, POLICIA EDERAL, ETC ETC, por isso tô rindo prova que e bom nada, T.C.U. TUDO OK!, T.C.E TUDO OK! choro de perdedor e assim mesmo, tudo e ruim, ai manda fazer uma perquisa séria e veja se o povo acha ruim o governo dela, mais pesquisa indepedente, to rindo a toa kkkkkkkkkkkk

  6. Franco

    Vou lembrar que a colocação da FCJOL e FME na secretaria de educação, já é pensando em utilizar a verba do pré sal destinada a educação na contratação e pagamento destas duas fundações, já que as mesmas hoje estão dentro da educação, sendo assim mais uma vez o dinheiro que deveria ir para a educação se desviará para esses outros fins. Isso é lógico se tratando de quem é.

  7. chico bernardino

    o que mais me entristece com o nosso povo é a falta de vergonha vendo tudo de errado em nossa cidade vem defender esse grupo politico que até agora não demonstrou o que fazem com tanto dinheiro que e destinado a nossa cidade conta de luz impostos dinheiro do governo federal para fazer casinhas e o petroleo , ja são quatro anos e nove meses onde foi parar tanto dinheiro ,nas obras na educação na saúde,temos 21 vereadores que com todas essas inverdades aprovam sim as suas contas porque daqui a dois anos serão beneficiados ou seja são dois anos da prefeita e dois dos vereadores ,mesmo com o segundo lugar tem seriedade e respeito a nossa população é o que precisamos confiança~e respeito que até agora não conseguimos ver em nossa cidade eles só querem para eles e mas ninguém fica enganando a população com passagem a um real temos que mudar o espirito desça nossa cidade para que todos tenham igualdade e condições de viver uma vida digna,temos dinheiro suficiente para isso.

Deixe um comentário