Opiniões

Flagrante da bandalha oficial da Guarda Civil Municipal

Numa cidade na qual a necessidade urgente de um plano viário é sentida, na pele e diariamente, por todos os motoristas e caronas submetidos a engarrafamentos constantes nos horários de pico do trânsito, mesmo neste período de férias escolares, a coisa fica ainda mais complicada quando o poder público municipal, além da inação, é responsável também pelas bandalhas que só agravam o problema. É o caso, por exemplo, do flagrante feito pelo empresário Ruby Ribeiro Netto e divulgado aqui, na democracia irrefreável da redes sociais, numa das áreas de maior fluxo de Campos. No entorno do Jardim São Benedito, hoje, em plena luz do dia, um carro da Guarda Civil Municipal, responsável por coibir as irregularidades no trânsito, estava calmamente estacionada num das calçadas mais movimentadas (por pedestres, óbvio) da cidade.

Abaixo, como a imagem não deixa dúvidas sobre a bandalha oficial, bem como sobre a placa do carro da Guarda (KNB-7485), fica a dúvida sobre que medidas serão adotadas para punir os responsáveis.

 

A bandalha oficial da Guarda Civil Municipal no flagrante de Ruby Ribeiro Netto

 

Atualização às 17h15 de 06/01/14, para dar a versão da Guarda Municipal de Campos, creditada ao seu comandante, major Francisco Mello, e enviada por e-mail à jornalista Larissa Jabick, repórter da Folha. Mesmo que, na opinião do blogueiro, se trate de uma daquelas respostas em que nada é dito, em respeito ao contraditório, segue abaixo sua íntegra:

O secretário municipal de Paz e Defesa Social e comandante da GCM, major Francisco Mello, explicou que é equivocado qualquer parecer sem a devida apuração do fato, inclusive, com a apresentação das imagens registradas. Ele salientou que a presença de uma viatura do órgão em local irregular pode não significar infração cometida pelos agentes, uma vez que, de forma a não atrapalhar o trânsito de veículos no local, tenham parado para fiscalizar os carros que encontravam-se infringindo as leis de trânsito. F. Melo reiterou que, caso contrário, os agentes em situação de descumprimento da legislação de Trânsito são submetidos a sanções administrativas.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 44 comentários

  1. É muito fácil “explicar o inexplicável” para essas ‘otoridades”…em dezembro desse ano que passou,quase fui atropelado por um ônibus ao deparar com uma kombi da postura “estacionada” na 15 de novembro após o sinal da entrada da rua Br. do Amazonas(na porta daquele novo shoping).Se eu quase não “pegasse” a kombi,seria pego pelo ônibus…e tinha uns 8 caras com aqueles coletes da postura…e ainda riram da minha cara,bom afinal “eles’ são otoridades,tem o direito de “atrapalhar” o trãnsito,não é major?

  2. Vamos todos rir pra não chorar! Tenho pencas de fotos assim, de guarda, polícia, e todo tipo de veículo. Estamos numa terra sem lei!

  3. Nunca que serão punidos!!! Essa cidade está cada dia pior, esses guardas fazem o que querem e e são um poço de ignorância e estupides, não sabem tratar as pessoas como deveriam.

  4. Campos lembra muito a Passárgada de Manuel Bandeira.

    Aqui quem é amigo do rei pode tudo, vide a GMC, a Postura, a proprietária do bar-prostíbulo-ponto de venda de drogas da esquina aqui perto de casa e por aí vai…

  5. Isso quando não dirigem falando ao celular!!!

  6. “otoridades”estão desobrigadas de usar cinto de segurança??????? Ñ usam.

  7. A guarda municipal de Campos, deveria ser treinada para ter
    elegância e gentileza no trânsito, essas pessoas não tem nenhuma informação e formação.

  8. Deveria se rebocado em minha opiniao eles aprontam e muito e não são punidos ok.Alias ficam nos sinais multando isto quando sinal funciona porem quando sinal da defeito eles somem dos sinais.

  9. cadê o pátio norte nesta situação o exemplo tem de ser deles ok.Nunca vi um carro da PM da PM estacionado errado.É osso ok.

  10. sinais também com defeito ok artur bernades e em frente a osmar machado.

  11. ATENTEM PARA O ITEM VII, PARA DEPOIS CRITICAR,
    ESTÁ NO CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO
    Art. 29 – O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    I – a circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;

    II – o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;

    III – quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

    a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

    b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

    c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;

    IV – quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

    V – o trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento;

    VI – os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação;

    VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

  12. Em frente ao Folha Seca, é também uma loucura. Os carros estacionam as 4 rodas na calçada.Pedimos aos guardas para tomarem providência e eles disseram que ali não adianta multar, pois Neném tira a multa.

  13. Os guardas em Campos, não sabem educar, só sabem multar.

  14. Em frente ao Folha Seca, os carros são estacionados com os 4 pneus em cima da calçada. Quando pedimos aos guardas municipais para tomarem uma prividência, eles responderam que ali não adianta multar, pois Neném tira a multa.

  15. Isso tudo é uma tremenda ignorância!!! Como podemos ser fiscalizados por pessoas desse tipo,completamente mal treinadas,que não aprenderam sequer cumprimentar os cidadãos. Em uma determinada situação,parado próximo ao shopping popular, me deparei com dois guardas,conversando sobre quem tinha mais quantidades de multas, ou seja,estão trabalhando para prencher talões e não para melhorar o trânsito.

  16. A GCM é o setor mais mal preparado e que pior funciona na PMCG. Deveriam ser ao menos civilizados, pelo menos para vazer jus ao C do nome; mas não o são… via de regra são (trecho excluído pela moderação) despreparados… é lamentável. O pior, somos nós quem os paga.

  17. Se estavam em ocorrência, no minimo, o giroflex teria que estar ligado…Fazem o que querem em “nossa cidade”…sem dizer que se acham autoridades!!!

  18. Este comentário do referido comandante é mera desculpa sem causa! Este “procedimento” é comum na mesma calçada! Enquanto isso, vagas de idosos são ocupadas por quem não detém tal direito, onde é obrigatório cadastramento e colocação visível no painel do carro! No entanto, em recente pesquisa que fiz pessoalmente, pelo menos 10 vagas estavam ocupadas sem a referida “credencial”.

    De resto, tenho visto carros da referida Guarda Municipal avançando sinal fechado, desrespeitando faixa de pedestres, e por aí vai. De agora em diante, a cada vez que presenciar o ‘abuso oficial’, farei registro fotográfico, divulgarei nas redes sociais e enviarei para publicação nos blogs!

    __Conta outra, comandante! Ao invés de defender o indefensável, cumpra com o seu papel e advirta aos seus comandados! No mínimo, é esperado o exemplo!

  19. Quero me solidarizar com todos, que publicaramm…vou mais além..o descaso com a BR nas imetiações imperial..é uma vergonha..03 anos se passaram e nada…a Br101 em 03 anos realizou 41km…são fatos..

  20. TECNOLOGIA E HORÁRIO MULTAS APLICADAS REF. DIA E HORA É FACIL SABER SE ESTAVAM EM ATUAÇÃO OU NÃO e MAis UMA PERGUNTA?O PORQUÊ?NÃO UTILIZAR TECNOLOGIA P/ EVIDENCIAR NO ATO MULTA?

  21. Esse comandante esta de sacanagem com a cara das pessoas ou ta tirando a sociedade de burra. Para aqueles que não conhecem a legislação pode até passar essa desculpa. Primeiro que se os guardas municipais estivessem fiscalizando, a viatura deveria estar com o giroscópio ligado e com o alerta ligado. Uma vez que não esta sinalizada desta maneira, o veiculo esta estacionado em cima do passeio.
    O comandante tem pessoas que entendem de legislação de transito que lê o jornal. Se prepare mais para dar explicações.

  22. o nivel é tão ruim que já vi um multando adoidado quem já foi
    servente na antiga Fundição goytacaz, a impressão que tenho é
    que eles ganham comissão.

  23. ESTÁ NO CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO,
    ESTUDEM O CÓDIGO PARA DEPOIS CRITICAR

    Art. 29 – O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
    ;

    VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

  24. OBSERVANDO MELHOR, ESTA FOTO DEVE TER SITO TIRADA NUM DOMINGO, QUE A CIDADE ESTÁ COMPLETAMENTE MORTA, COMO BEM VEMOS NA FOTO,,,
    E NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS,
    E DEIXEM OS CARAS TRABALHAREM…

  25. nao e por ai, logo colocaram o sinal, no mercado, beira valao c/
    mercado mun. eu e nao bercebi a placa entrei na formosa mas logo um motorista falou, levou multa, parei estacionei e voltei a pé,
    falei com o guarda, me desculpa aí, esse sinal é novo e tal. Ele falou, comigo não tem jeito eu multo mesmo. to aqui para isso. É uma pena que muitos desses guardas pensam assim. Enquanto poderiam dar outra oportunidade. Mas não ficou por aí fui falar com o chefe. Ele é gente boa.

  26. Guarda municipal antigamente era para servir a população,
    orientar o pedestre atravessar os idosos e deficientes e quem
    precisar de ajuda, hoje o guarda é sinal de multa e reboque,
    me lembro de um fato que vi na televisão quando uma mãe chegou no
    hospital carregada no colo por sua filha ao lado um guarda olhando. É onde nós vamos parar….

  27. Como já foi falo está melhor lidar com os Policiais Militares do que estes guardas municipais, pois parece que estão com um rei na barriga, ignorantes, não conhecem nadada lei e irresponsáveis, pois um dia eu presenciei naquela passagem de pedestres quase em frente a rodoviária, um guarda mandou um pedestre atravessar e já havia feito sinal para o carro seguir, quase que o carro joga a pessoa para o alto.

  28. É major, pela foto vê-se muitos carros infringindo as leis de transito. Em algumas situações é melhor calar do que justificar.

  29. Lamentável é a empresa Pátio Norte que nunca multa os motoristas que estacionam em fila dupla em frente ao Supermercado na esquina da rua do Gás x 28 de Março.

    São incontáveis os casos de apropriação indébita de veículos que mesmo após regularização são retidos por pura burocracia e agora presenciamos este episódio lamentável de um carro oficial (fora de serviço) cometendo essa infração.

  30. Os nossos guardas do (FBI) campista, que não tem um pingo de educação, completamente despreparados, e estão ai espalhados pela cidade ameaçando multar todos que desconsidere a sua patente de GCM parece que são generais do exercito russo.

  31. KKKK… só rindo…
    Estou cansada de ver grupos reunidos em dois carros, parados, no Pq. Tamandaré, batendo papo.
    Deveria haver fiscais para fiscalizar também os guardas municipais e multá-los, diante das infrações deles.

  32. Uma guerra não se ganha com apenas um tiro, vamos denunciar sempre, quem sabe um dia o MP não compra nossa briga?.
    Vc sabia que a GMC de Campos, não reconhecida pela Constituição?.

  33. Primeiramente gostaria de parabenizar a Folha da Manhã por não está se submetendo aos donos desta cidade, ou melhor aos que se acham donos desta cidade.Assim como o sr. Julio em um breve comentário acima, muito bem colocado “Aqui quem é amigo do rei pode tudo”. Pode tudo mesmo!!! Essa foto é só a ponta do iceberg da podridão desta cidade.

  34. Os Guardas Civis Municipais, quando em transito pelas ruas da cidade nas viaturas oficiais, não usam o cinto de segurança que é obrigatório pela Lei Nacional de Transito. Levando-se em consideração que o exemplo vem de cima, fica a pergunta: por que?

  35. nesta cidade o errado passou a ser o certo e o certo passou a ser o errado

  36. Acho extrema hipocrisia, tentar sempre colocar os agentes da lei como vilões! Por que não avaliar como possível que realmente os agentes estivessem em atividade de fiscalização, sem outro lugar para parar a viatura?
    Em caso de estrito cumprimento do dever, os policiais tem, sim, autorização para infringir algumas leis de trânsito! Deveriam, nesse caso, estar sim com o dispositivo de sinalização luminosa ligado. Mas devem deixar de cumprir com seu dever de fiscalizar, só porque não existe lugar para parar a viatura?
    Acho que os que só criticam devem ser, no dia a dia, infratores contumazes, ansiosos para justificar suas bandalhas flagrando situações como a da foto! Ricardo, Junior, Julio, Silvana, são condutores? Cumprem rigorosamente as leis de trânsito, ou mesmo outras regras mais simples, como não jogar lixo na rua, não furar fila em supermercado, não marcar lugar no restaurante?
    Vamos olhar o próprio rabo, antes de reparar o dos outros!

  37. Eles sempre sao os certos nos e que estamos vendo errado tal descumprimento da propria lei !!!!!! Aqui tudo pode (trecho excluído pela moderação) !!!

  38. Isso é um dos absurdos que acontece em Campos. Esse pessoal da guarda municipal coloca uma fardinha e se sente a “otoridade”. Mas em Campos é assim mesmo, qualquer um que coloca um fardinha infla o peito e se acha uma “otoridade”, seja ele segurança de banco, da rua e guarda municipal. Andam de moto sem capacete e descem com a cabeçar erguida, chegou o Dr., senhor “Otoridade”. Vamos manter os pés no chão e ter mais respeito, humildade com a população.

  39. Essa Guarda Civil de Campos é uma zona, eles podem tudo, não dão exemplo, é uma cambada de preguiçosos, só sabem multar para aumentar a arrecadação do município, tb com um Comandante desses, omisso, que senta naquela cadeira só para receber os seus 10 mil reais, fora o salário de Major da Polícia Militar, Campos cada vez pior, tenho pena da população….

  40. Comandante pulso fraco desse querem o que ??

  41. A Guarda Civil de Campos dos Goytacazes está altamente desqualificada e despreparada para desempenhar uma atribuição do Estado de tamanha relevância.
    Atuam com abuso de poder e de autoridade. São mal-educados ao acatar o cidadão além de agir com discricionariedade, pois utilizam do poder que o Estado lhes confere para agir livremente.
    Isso tem que ter um fim!

  42. Acho correto e justo que deveres sejam cumpridos… Mas para todos! Por diversas vezes vi carros sendo multados, e qdo os proprietarios dos mesmos se tratava de amigos dos guardas, a multa era cancelada. …. Mas o q mais incomoda é o ar de soberania qdo eles veem multar… Parecem uns reis… Eles dao risada qd carro é rebocado e o dono chega; to falando pq ja vi! Trabalhar sim de forma correta, mas c profissionalismo e etica, que p mim é primordial em tudo na vida!

  43. Com essa credencial,”secretário municipal de Paz e Defesa Social”,até eu.

  44. Pasmem, sou morador do Farol de São Tomé, veja como está lá: Acabei de levar uma multa de trânsito no domingo, pois estava na missa na igreja católica perto da rodoviária. Foram colocadas várias placas de proibido estacionar envolva da igreja. Como os fiéis iram parar para a missa, não há lugar. Sempre foi permitido naquele lugar. Não sei, me parece algo de “implicância” aos católicos. Agora, neste mesmo dia,praia cheia, eu estava apenas observando: várias pessoas em caminhonetes com várias pessoas na carroceria bebendo, o próprio motorista também bebendo, com latas de bebidas na frente dos mesmos guardas municipais que me multaram. Por que não foram multados e carros rebocados? Não há investimento em infra estrutura no farol. As regras de trânsito só são aplicadas para quem eles querem, quem não irá dá problemas para eles. Só para terminar a minha indiguinação, eu não tive como colocar o carro em volta da igreja, todos os carros foram multados, eu fui multado logo na frente, junto com outros dez, num brejo em que coloquei o carro no mato, ali disseram que estacionei no “gramado”. Me ajudem divulgando…..
    O caso da camionete é apnas um, as infrações são diversas na frente dos guardas, que estão de bicicletas só para multar quem não dará trabalhos para eles, como os fiéis da igreja, o pessoal do trio, show na bebedeira eles fazem vista grossa, não aplica o CTB. Pasmem

Deixe uma resposta

Fechar Menu