Opiniões

Rosinha concede ao servidor de Campos reajuste 5% inferior a SJB

(Montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

A prefeita Rosinha Garotinho vai encaminhar na tarde de hoje (quarta-feira, 19) projeto de lei para a Câmara de Vereadores, concedendo reajuste antecipado para o mês de abril da ordem de 7% para os servidores municipais. O índice é superior à inflação do IPC nos últimos 12 meses, que está acumulado em 5,26% e representa o esforço do município na valorização do servidor público. Considerando o reajuste dado em 2013, o total acumulado no biênio é de 17,7%.

O impacto da folha de pagamento nos últimos 12 meses é de R$ 109 milhões, até o mês de fevereiro de 2014, fruto do reajuste acima da inflação concedido em 2013 e a chamada de mais de quase 3 mil concursados aprovados no concurso público, realizado em 2012, 10% de regência para os profissionais que atuam em sala de aula e 100% do Ret, entre outros benefícios.

A prefeita Rosinha Garotinho destaca que a adoção de políticas públicas de modernização da administração municipal, com a geração de empregos e atração de novos empreendimentos, tem possibilitado o município a concessão de reajustes acima da inflação, a partir do aumento da arrecadação própria, já que não é permitido, por Lei Federal, o uso de royalties do petróleo para pagamento de pessoal do quadro permanente.

O reajuste contempla também a mais de três mil servidores municipais aposentados e pensionistas, que recebem diretamente do Tesouro Municipal, considerando que o Instituto Previdenciário está formando fundo para o pagamento de futuros benefícios, a partir de 2016.

Matéria de Sérgio Cunha, postada aqui pela Secom.

 

Atualização às 16h08: Sempre atento, o jornalista da Folha Saulo Pessanha já havia republicado aqui, em seu blog, a notícia do reajuste de Campos.

Atualização às 16h15: Leia aqui, na Folha Online, sobre o reajuste de 12% concedido ontem ao servidor de São João da Barra pelo prefeito Neco (PMDB).

Atualização às 16h43: Também sempre atento, o jornalista da Folha Alexandre Bastos já havia feito aqui a analogia entre os aumentos aos servidores de Campos e SJB.

Sérgio Cunha
Sérgio Cunha

Atualização às 18h10: Autor da matéria postada pela Secom, o subsecretário de Comunicação Sérgio Cunha, a quem reputo entre os melhores jornalistas da minha geração, ressaltou que, diferente do que fizerem este blog e o do Alexandre Bastos, não há como se comparar as realidades entre Campos e São João da Barra. Na visão de Cunha:

— Como está descrito na matéria, só do concurso público que realizamos em 2012, visando elevar a qualidade do serviço que oferecemos ao cidadão, já convocamos mais de três mil novos servidores. Só isso é mais do que todos os servidores concursados em São João da Barra (que, de fato, tem entre 2,1 mil a 2,4 mil concursados em seus quadros). De qualquer maneira, enquanto servidor de Campos, não me cabe analisar a questão de outros municípios. O que posso garantir é que a prefeita Rosinha, diante do quadro de total desorganização, de desmonte da máquina pública que encontrou, quando assumiu o governo em 2009,  tem se empenhado com a a regularização, diante da lei, e com a modernização do serviço municipal. Sobre o aumento de 7%, mesmo que o salário esteja longe de ser o único benefício a que tem direito o servidor de Campos, ainda assim é um índice de reajuste superior ao concedido em outras cidades de médio porte e mesmo de algumas capitais de Estado no Brasil.

Atualização às 22h35: Aqui, no Blog do Bastos, foi noticiada a aprovação do reajuste de 7% ao funcionalismo na sessão de hoje da Câmara Municipal, bem como os protestos em defesa dos servidores feitos pelos vereadores de oposição Fred Machado (SDD), Rafael Diniz (PPS) e Marcão (PT).

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 48 comentários

  1. Ótimo! Traduzindo, os ‘beneficiados’ com tão ‘adequado’ aumento, irão se lembrar disso nas eleições! Serão lembrados também os candidatos à Câmara de Deputados que hoje são vereadores, é lógico, também será lembrado nas urnas o Deputado-Prefeito!
    Como diz o ditado: “Há males que vem para o bem”, é isso aí!

  2. Contradição faz seleção no lugar de concurso alegando falta de recursos proprios e ai da aumento acima da inflação alias qual a diferença desta seleção para o REDA de Campos ? sera que um blogueiro muito atuante da Folha vai se pronunciar ?

  3. O nobre Subsecretário deveria ter lido primeiro como se faz respostas se pautando na melhor e mais inspirada resposta de todos os tempos, a que foi dada por Suledil ao vereador Marcão. Não estamos comparando tamanho que, nesse quesito, foi a pior resposta que poderia ter sido dada. estamos sim, comparando atitudes,valorização e gestos com os servidores que é o povo de nossa terra. Sugiro que o Senhor Subsecretário aprenda um pouco com Suledil ( ou será por isso que foi rebaixado de secretario para sub?)
    flávio – saúde

  4. É por isso que os professores detestam essa mulher… E fique sabendo “querida” que já tem muitos professores fazendo campanha contra a eleição para seu “maridinho”…
    Pode esperar, que o funcionalismo público municipal vai dar a resposta direitinho em outubro!!!!!!!!!!!!!
    FICA A DICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    GOVERNO DE M…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. ********SEM PALAVRAS DIGNAS PARA SE EXPRESSAR!********

  6. Absurdo a comparação feita entre Campos e São João da Barra.

    Quantos servidores há em São João da Barra? Veja no link abaixo. Pouco mais de 4500 servidores.

    http://www.sjb.rj.gov.br/noticia-2658/sao-joao-da-barra-paga-auxilio-natalino-a-servidores

    Note também que no final de 2013, a prefeitura pagou o salário, a segunda parcela do 13º e mais o auxilio alimentação no valor de 200 reais. Tudo isso injetou na economia do município na mais nada menos que aproximadamente 14 milhões.

    Compare agora a folha de dezembro de SJB com a de Fevereiro da PMCG e veja a diferença.

    campos24horas.com.br/portal/folha-de-pagamento-com-crescimento-vegetativo-de-r-1097-milhoes/

    Em fevereiro a prefeitura de Campos injetou quase 60 milhões com pagamentos a servidores. Quase 4 vezes mais que SJB.

    Absurda a comparação. Seria como se os funcionários da Folha da Manhã tivessem um aumento significativo (40%) em 204 e alguém da redação do G1 no Rio de Janeiro usasse este argumento para exigir aumento para o quadro de funcionários de lá.

    Vamos devagar pessoal, os argumentos estão ficando cada vez mais fracos.

    Ariel

  7. Vergonha de aumento, salário mais defasado nunca se viu, enquanto houver um governo que não valoriza seu funcionalismo, nossa saúde,educação,segurança será miserável como esse aumento”

  8. Servidores concursados mais uma vez desprestigiados.

  9. CONCORDO.POR QUE ELA ODEIA A GENTE? É DEMAIS! ATÉ ONDE ELA VAI? TIROU NOSSO RET, DÁ ESSA MISÉRIA DE REAJUSTE,O QUE ESPERAMOS MAIS?
    NOS DEIXAR SÓ A ÁGUA? PORQUE PÃO NÃO VAI DAR P/ COMPRAR.DEU O LUGAR DO PROFESSOR DA REDE P/ CONTRATADO, PORQUE L´ELA VAI TER VOTO. CONCORDO EM CHAMAR OS CONTRATADOS, MAS ANTES, A VAGA É DO RET. T TO REVOLTADA!!! DIVULGUEM, POR FAVOR!!! VAMOS A LUTA!!! PRECISAMOS TRABALHAR… AGRADEÇO A QUEM COLABORAR COM A GENTE!

  10. Mais uma vez, essa prefeitinha de Campos mostrando quem ela é… sempre inferior a todas outras cidades… podemos citar exemplos: Macaé, Quissamã, São João da Barra… Bem feito para o povo de Campos! ainda bem que eu não voto nessa cidade, cidade atrasada e que não vai para frente nunca! isso porque essa cidade precisa de adultos para governar! pessoas sérias e não garotinhos! lugar de garotinho é na escola e o povo ainda não aprendeu! a eleição está chegando. Acorda povo de Campos! Essa cidade de Campos só Deus mesmo para ter misericórdia!!!

  11. A cara dela nem queima ditadora igual ao maridinho.Gastou uma fortuna no Farol com shows super faturados e só querer dar 7% ao Funcionário Público vergooooooooonnhhhhhhhhhaaaaaaaaa!!!!!!!

  12. Será que alguém pode me dizer quando a prefeita chamará os aprovados para o cargo de Acessor Técnico, pois saiu no portal da prefeitura que seriam convocados 150 acessores, mas até agora só foram chamados 110.

  13. Ta de brincadeira e a reforma administrativa que só contemplou os DAS com aumentos absurdos, é uma afronta ao trabalhador.

  14. Quando o vereador Marcão fala ele tem razão, nunca se viu tanto recurso no município e onde estão os benefícios, gerados, pouquíssimos diga-se de passagem, o governo Rosinha Mocaiber faz, mas ainda é muito tímido o que é investido em relação ao que é recebido de recursos federias. Falta fiscalização, o governo está numa zona de conforto com maioria na câmara, que por sua vez é omissa e conivente com o desperdício que vem ocorrendo. Como diz sempre o “professor Suledil”, é dinheiro publico indo pro ralo. Muitos forasteiros na prefeitura ganhando aqui e levando para seus municípios. A desvalorização do funcionalismo é outro absurdo, enquanto umas secretarias tem funcionários “batendo cabeça”, outras encontram-se em dificuldade de pessoal, até para o atendimento. Enfim é hora do povo de Campos acordar e se libertar deste cabresto moderno inventado por políticos que tem por único ideal o próprio bolso e benefícios pessoais, para uma minoria que os cerca.
    Tenham uma boa noite.

  15. Caro Ariel,

    Vc chama de absurda a analogia entre os reajustes concedidos aos servidores dos municípios vizinhos de Campos e SJB, enquanto propõe a equiparação de índices de aumento entre as redações da Folha e do G1, cujos reajustes salariais são definidos em negociação com sindicatos de jornalistas diferentes? Realmente, sua lógica é brilhante! Percentualmente falando: é 100%! Parabéns!

    Grato pela participação!

    Aluysio

  16. Só a saude de Campos tem 2 mil servidores, é mais do que a metade de todos os servidores da prefeitura de sao joao da barra. mas isso se explica né? sjb nem tem hospital, as pessoas vem de ambulancia pra campos serem atendidas no Ferreira ou ter filho na Santa Casa.

    Juliana

  17. Fui hoje a Câmara Municipal e estou decepcionada, principalmente quando ouvi o Marcão falar em vale coxinha.
    Acreditava pelo menos nos discursos da oposição e confesso que hoje perdi a esperança que tinha.
    Ainda vem o Bastos e diz que os vereadores de oposição defenderam s servidores… MENTIRA

    Eu vi, eles votaram contra o aumento, se dependesse deles não teria aumento algum.

    Estou decepcionada, estamos perdidos.

    Patrícia

  18. Caro Ariel,

    Sim, Campos e São João da Barra têm prefeitos (não “prefeiros”) diferentes. Uma deu 7% de aumento aos seus servidores, enquanto o outro, no dia anterior, concedera reajuste de 12%. Já a sua lógica, como eu já disse, é 100%! Vc é realmente brilhante!

    Grato pela participação!

    Aluysio

  19. Vergonha, absurdo. …salários defasados….estudamos tanto, pos graduamos e nao temos valor! !! Esperem em Outubro! !!! Saúde estará unida como nunca!!! Aprendam com Dr Aluísio em Macae, está dando um banho de gestão !!! Aprendam! !!

  20. dinheiro para sacanagem tem… para fazer o justo não… governinho de m…

  21. Vergonha essa politica de Campos. O cheque cidadão tem reajuste de 100% e os servidores 7%. E isso gente não é COMPRA de voto ainda. O que será que vem por aí??? Será que os servidores não votam? Não tem familia que votam???? Decepção essa dona Flor.

  22. vale coxinha? você é vereador né marcão, ganha 30 mil e deve ter vale-camarão né? nao precisa do que voce chama de vale coxinha. eu dou graças a deus de ter passado em um concurso público e de ter sido chamada pela prefeitura, e dou muito valor ao meu vale-alimentação. vocês da oposição falam de barriga cheia. ficaram anos no governo mocaiber e arnaldo e fizeram o que? comeram em restaurantes caros em buzios, por isso sabem que o vale-alimentação do servidor não compra a janta de vocês….

    Valdir Fernandes

  23. Rosinha , 7% de chances para o Wladimir conseguir alguma coisa se for candidato … Beijos da Equipe de enfermagem do Ferreira Machado.

  24. Valeu Siprosep , se vocês não existissem nem faria diferença… trouxa é quem paga a contribuição a vocês … E Rosinha , 7% de chances para o Wladimir conseguir alguma coisa se for candidato … Beijos da Equipe de enfermagem do Ferreira Machado.

  25. Não é 5% de diferença, são cinco pontos percentuais a mais. Na verdade o aumento em SJB foi 71% maior que o de Campos.

  26. Melhor se informar sobre as notícias do que anunciar noticias falsas.

  27. Para completar, vi gente dizendo que SJB manda os habitantes para serem atendidos no Ferreira Machado e coisas do tipo.
    Gostaria de lembrar que a prefeitura de Campos recebe repasses federais e estaduais para atender aos pacientes de toda a região. Para quem não sabe, pela lei do SUS, as prefeituras (independente do tamanho do municípios) são responsáveis por atendimentos de baixa complexidade (o que não inclui emergência), enquanto os governos estaduais e federal são responsáveis por média e alta complexidade. Como o estado e a União não possuem estrutura de saúde em todos os lugares, geralmente os municípios maiores são “contratados” para prestar esse serviço aos municípios da região. Logo Campos não faz nenhum favor em atender os vizinhos, a cidade recebe (e muito por sinal) para isso.

  28. Por isso que faltam médicos em campos , todos os colegas preferem a valorização dos prefeitos vizinhos já é o terceiro ano seguido com aumentos inferiores depois não reclamem! !!!

  29. Cadê o plano de cargos e salários?Cadê o enquadramento?Cadê o pagamento das horas trabalhadas indevidamente do 1/3 de planejamento?
    Vi os gastos com construção e “reforma” de escolas,mas trabalhamos em escolas quentes e sem ventilação,com telhados caindo,mofadas(se adoecer por estar nesta penitenciária fica sem regência)…
    FALTEI 4 DIAS E FIQUEI SEM REGÊNCIA!E OS OUTROS DIAS QUE TRABALHEI?
    100% NO RET É MENTIRA.

  30. Essas notícias tendênciosas são ridículas.
    Façam um comparativo entre as folhas de pagamentos.
    A PMCG repassou a inflação do período, o que, para atual situação está dentro do conforme.
    Triste é ver os aumentos abusivos nos salários dos políticos.

  31. Vamos orar… mas vamos fazer como Davi: confiar em Deus: o Senhor dos Exércitos, e lutar! ( nas URNAS).

  32. ESSE SULEDIL SÓ FALA BESTEIRA, AGORA DE MANHÃ ELE FALOU NA RADIO QUE CONTRATADO, NÃO TEM DIREITO A ESSE AUMENTO PORQUE NÃO ESTUDOU

  33. VAMOS VER NAS URNAS QUEM ESTUDOU OU NÃO

  34. POR ISSO QUE SÓ VIVE NAS COSTAS DE ROSINHA E GAROTINHO

  35. Parabens para São João da Barra. Agora só falta equiparar os salarios com os de Campos. Se seguir nesta margem, talvés daqui a 10 anos os salarios estejam equiparados.

  36. Cidade milionária gente é SJB, com orçamento de 600 milhões e quatro mil servidores, para 30 mil habitantes.

    Ana

  37. Eu fico com pena desse povo da oposição. tudo ceguinho, perdido mesmo.

    Eles acham que podem enganar o povo. Até pra votar, votam errado.

    Votaram para dar zero de aumento aos servidores. ponto pra Rosinha que vai dar um reajuste até maior do que o do governo federal.

    Felipe

  38. Temos que dar a resposta nas urnas, toda esta indignação tem que servir para mudar o contexto. Dizer não aos ficha suja, votar somente em quem não tem processos tramitando na justiça. Campos é uma cidade rica, e no entanto não vemos o progresso, mas, veremos quando outubro chegar.

  39. Campos não para de crescer. Quem é de Campos sabe. Nunca se investiu tanto em nossa cidade. Ainda falta muita coisa a ser feita, mas já melhorou muito.

    O pessoal que reclama só faz isso porque perdeu a boquinha que tinha e tá revoltada porque com Rosinha tá dando certo.

    Veremos sim nas urnas o que o povo vai dizer.

    Terminar de colocar esse povo ruim pra fora.

    Volta Garotinho.

    Valeu Rosinha.

    Marcos Wagner

  40. o titulo da matéria está errado,pois está escrito que a prefeita
    ROSINHA CONCEDEU AUMENTO 5% MENOS QUE A PREFEITURA DE SJB. O QUE SERIA 5% de 12%, ou seja 11,4%.
    O correto seria dizer que a prefeita ROSINHA, concedeu um aumento 5(cinco) pontos percentuais a menos, ou seja, 12%-5%= 7%

    Espero ter colaborado.

    Abcs.

  41. Depois do que disse o Luis Carlos Braga…

    Aguardamos a edição do título da matéria…

    Loading… 2% … … … … … … … … 11% …

    Marcos Wagner

  42. Campos recebe do governo Estadual e Federal
    uma verba a mais para atender a população da
    região em nossos hospitais.Não fazemos isso
    porque somos bonzinhos.
    Além disso ,querer justificar a diferença de reajuste
    pelo fato da quantidade menor de servidores,se
    esquecendo da quantia menor arrecadada
    pelo vizinho município ,e desejar fazer de bobo
    o campista.
    Reconhecimento e um dos fatores
    preponderantes para satisfação profissional.

  43. Repito: a prefeita deveria aprender com Dr Aluísio em Macae. BANHO DE GESTÃO! !!Esse sim valoriza os servidores! !!

  44. E o plano de saúde dos servidores. Sewgundo Ases, em atraso de 8 meses.

  45. o Pano de saúde Ases, do servidor, em atraso a mais de 8 meses, segundo funcionário do Ases.

  46. Se não houvesse tanto gasto supérfluo com futilidades, se não houvesse tantos ‘aditivos’ e “contratos estranhos”, enfim, se a verba pública fosse melhor utilizada, se não exorbitassem em pagamentos vultosos a tantos ‘assessores’, “secretários”, sobraria, com folga, para pagar até muito mais do que 12%.

    Acabem com os pagamentos milionários do Carnaval do Farol, parem de fazer obras faraônicas e inúteis, como o “célebre” Valão do Cocô Iluminado, CEPOPS de mais de cem milhões, contratos pouco esclarecidos com “GAPS” e ‘outras ambulâncias’, e todos sorrirão felizes, até os contratados, até os DAS, inclusive aqueles que são só “figuração”! É só isso!

  47. Tudo ao Farol e trios elétricos, NADA AO FUNCIONALISMO!!!VERGONHA

Deixe uma resposta

Fechar Menu