Opiniões

Rosinha: “Querem tirar nossos royalties, agora querem tirar nossa água?”

Rosinha2Rosinha Garotinho — “Como ex-governadora do Rio e prefeita de Campos, não poderia jamais aceitar uma perda tão considerável para nosso Estado, região e município. As informações iniciais indicam que a proposta de integrar o rio Paraíba ao sistema Cantareira nos atingiria de forma agressiva e irreparável, comprometendo o futuro de todo o Estado. Não podemos admitir mais nenhuma perda. O Rio de Janeiro já foi prejudicado com a perda do ICMS do petróleo, o único produto taxado no destino e não na origem. Querem tirar os nossos royalties. O Rio já perdeu a capital do país. Agora querem tirar a nossa água? O rio Paraíba do Sul já sofreu com a represa de Guandu. A cada estiagem, de agosto a outubro, o nível fica menor. Com a transposição, a situação se agravaria neste período, podendo prejudicar o abastecimento de água para as pessoas e a agricultura. E o rio recebe esgoto não tratado desde a sua nascente, em São Paulo. Não podemos esquecer que há duas hidrelétricas projetadas para a região, o que diminuiria ainda mais o nível das águas. Fora indústrias que nem são de Campos, muitas vezes de outros Estados, que contaminam o rio Paraíba regularmente, como temos presenciado. Com menor vazão de água, a língua salina da foz iniciaria um processo de desertificação, que inviabilizaria as atividades agrícolas. O que aconteceria com a perda da força da água, por exemplo, com o mar avançando ainda mais sobre São João da Barra e salinizando a região? Eu não acredito em uma decisão da presidente Dilma Rousseff para beneficiar um Estado em detrimento de outro, porque a água é essencial à vida. Sou contra a proposta anunciada, e compreendo que São Paulo não pode resolver seus problemas prejudicando milhões de habitantes de outro Estado da Federação”.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 10 comentários

  1. É claro que prefiro que tirem os ROYALTIES (distribuem), pois se realmente toda a fortuna que a Prefeitura recebe fosse investido na cidade, de forma honesta, nossa cidade seria linda, com todas as RUAS asfaltadas(com asfalto de primeira quelidade),os ônibus teriam ar condicionado e 2 andares, confortáveis,os Hospitais seriam de primeiro Mundo, etc…tudo isto é possível,pois a fortuna é grande, mas a corrupção,a ganância,etc…impede tudo isso e o pobre ó…

  2. É fácil levar 2 anos para fazer uma reforma de uma pracinha (me refiro a Praça dos Ciganos) e só inaugurar no ano eleitoral, para agradar os eleitores. Sabemos o porque demorou 2 anos para reformar uma pequena praça! Mas o povo infelizmente não estão nem aí, querem mesmo é se divertir de qualquer jeito, enquanto se esqueçem que uma Praça linda (por um pequeno tempo) não substitue um Hospital de primeira, para cuidar da saúde da população. No lugar da Praça, prefiro um CENTRO DE ATENDIMENTO para atender pequenos atendimentos de socorro, com ambuláncias para transferir os atendimentos de urgência para unidades adequadas como o Hospital Ferreira Machado. Muito melhor do que uma pracinha reformada, que daqui a pouco vai estar destruída pelas crianças mal educadas!!

  3. E eu que pensava que não teria vida, para presenciar as guerras entre os homens pelo os recursos naturais mais bàsicos que existem.É eu estava enganado.

  4. Ilustríssima ex-governadora e prefeita: que este artigo seja ampliado e propagado por todo o país. Basta de interferência nos destinos do Rio de Janeiro.
    Se um político de seu nível não se posicionar, como bem o fez a senhora, seremos espoliados, tal como ocorreu com o ICMS, com os royalties e agora com a água que abastece praticamente todo o estado do Rio de Janeiro.

    Parabéns por suas palavras.

  5. Ilustríssima ex-governadora e prefeita: que este artigo seja ampliado e propagado por todo o país. Basta de interferência nos destinos do Rio de Janeiro.
    Se um político de seu nível não se posicionar, como bem o fez a senhora, seremos espoliados, tal como ocorreu com o ICMS, com os royalties e agora com a água que abastece praticamente todo o estado do Rio de Janeiro.

    Parabéns por suas palavras e por sua brilhante atuação.

  6. parabens prefeita.!!

  7. Pura demagogia! Fazer o que tem que ser feito ela e sua (trecho excluído pela moderação) nunca fizeram! Concordo com o Enoque!

  8. a nossa água é contaminada não estou nem aí pra água podemos abrir poços artesiano o nosso dinheiro não circula aqui não temos saúde educação. melhor qualidade de vida morar infeliz. temos que estudar e encarar a politica de frete chega dessa politica podre.pobre para o povo e bilhonária para essa cupula de garotinho. é um bom homem mais um pessimo politico e voce acredita que ele só tem a casinha na lapa crivela neles.

  9. Num futuro bem próximo,iremos sentir nas nossas nscessidades o desperdício de quase 12 BILHÕES arrecadados e não investidos em Saúde e Educação básica, e é por essas e outras que o País inteiro quer acabar com os desmandos e desperdícios de nosso Município. Não fazemos o que é para ser feito,agora temos que brigar para não sofrer com as perdas que serão irreparáveis.
    Com políticos de mentes pobres e polpudas arrecadações, não poderíamos esperar nada que não fosse prejuízo para toda uma comunidade.
    O estado de São Paulo é poderoso na política nacional por ser o maior colégio eleitoral do País, o estado do Rio de Janeiro é terceiro.
    Qual é a representatividade Federal e Estadual de Campos dos Goytacazes

  10. Dizem que 1 dia haverá guerra no mundo por causa da água, esta guerra já está começando por aqui em nosso país, entre cariocas e paulistas. Cadê nossa força política !

Deixe uma resposta

Fechar Menu