Opiniões

Ponto final — Nem Freud

Ponto final

 

“Aguardemos a nova previsão do tempo ainda esta semana da Datafolha”. Foi assim que esta coluna ontem concluiu (aqui) sua análise da virada eleitoral de Luiz Fernando Pezão (PMDB) sobre Anthony Garotinho (PR) na disputa do governo fluminense, consumada na pesquisa Ibope (aqui) divulgada na terça (23). Mas não foi nem preciso esperar o Datafolha. Ainda na noite de terça, o GPP não só confirmou a virada de Pezão (aqui), como ampliou a vantagem que este hoje tem sobre Garotinho em intenções de voto.

Se o Ibope de terça colocou Pezão com 29%, contra 26% de Garotinho, no mesmo dia o GPP daria 28% ao governador, deixando o deputado federal com apenas 22%. A diferença de três pontos percentuais do primeiro instituto, num empate técnico dentro da sua margem de erro de 2% para mais ou menos, se transformou numa disparada de seis pontos nos números do segundo, cuja margem de erro é de 1,3%.

Sem repercutir o GPP, divulgado parcialmente pelo jornalista Felipe Patury, da revista Época, Garotinho tentou reagir aos números do Ibope com acusações contra o mais conceituado instituto de opinião do país e seu proprietário. E nesta manifestação conseguiu resumir todos os motivos para ter sido ultrapassado nas pesquisas ainda no primeiro turno, sendo também derrotado por Pezão em todas as projeções do segundo turno, assim como pelo senador Marcelo Crivella (PRB).

Em conversas pessoais, garotistas pensantes já admitem não só ser o brejo o destino provável da vaca, como creditam ao destempero do líder essa condução do rebanho. No segundo turno, se Garotinho lá estiver, nada indica que a tática infantil do “eu contra o mundo” irá mudar. Tampouco que seja capaz de reverter uma rejeição de 46%, segundo o Datafolha (aqui), ou mesmo de 39%, para o Ibope. Diante disso, como ressalva o jornalista Ricardo André Vasconcelos em artigo na página ao lado (aqui): “Nem adianta chamar Freud”.

 

Publicado hoje na Folha.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 8 comentários

  1. Com certeza a vaca foi para o brejo com corda e tudo como dizia meu velho pai ,o problema é quem vai sofrer com essa derrota do pequenino da lapa serão os campistas que pagarão o pato com toda certeza, pezão neles.

  2. Com a derrota certa do menino, possivelmente Campos ficará abandonada por um período, aí só vai depender do Povo nas Eleições para prefeitos, colocamos o restojo para fora e elegemos alguém do grupo do Pezão para ser o Prefeito e tudo resolvido.

  3. bem pensado mete o pezão neles.

  4. Esta matéria resumiu tudo o que eu penso, muito bem elaborada. Aliás, nem podemos falar que Garotinho foi “mal assessorado” pq ele não aceita opiniões, ele é UNO !!! Mas esta tática de achar que todos e tudo estão contra ele, que as pesquisas só valiam e foram verdadeiras quando ele esteve na frente, e que agora é tudo manipulação, e etc, só pioraram sua situação. FALTA HUMILDADE !!! E outra, acho que ele erra em atacar tudo e todos, seu blog não fala de propostas e projetos, só ataca, agride, enquanto isso, vimos Pezão, então desconhecido, fraco politicamente, vindo de um governo desgastado, apoiado por um Cabral detonado, consegue praticamente vencer as eleições.

  5. luciano boa noite, foi muito bem colocada as suas palavras.graças deus eu me orgulho de nunca ter votdo nesse camarada e nem nessa pagelança,,esses boquinhas,,garotinho la vai ai um recado pra voce;o campista atura voce e esse (trecho excluído pela moderação) que esta ai, agora voce vai ter que aturar pezao 8 anos.. ta bom pra voce (trecho excluído pela moderação) da lapa?? seu (trecho excluído pela moderação)….

  6. pobre bairo da lapa onde nasceu o berço do samba ser lembrado por um menininho mimado e mal educado…e as boquinhas da prefeitura como ficarao?

  7. Soube, de fonte segura, que no segundo turno ele vai ganhar, pois vai ter o apoio do (trecho excluído pela moderação).Está até comemorando.

  8. vamos de vez acabar com os ratos e o tamanho do queijo que foi inplantado pela familia do bolinha da lapa em nosso municipio, PEZÃO neles de virada é mais gostoso.

Deixe uma resposta

Fechar Menu