Opiniões

Declaração de voto

Confesso estar profundamente desesperançoso com o futuro do meu país, sobretudo após o debate de ontem entre seus candidatos a presidente, no qual as tentativas de destruição do outro, com cada gesto e sílaba marcados minuciosamente pelos marqueteiros, imperaram sobre as propostas e o pensamento real de cada um sobre o Brasil. Com a viralização desse clima de MMA na política nacional, nada indica que o Brasil sairá da eleição de depois de amanhã menos dividido ou melhor do que entrou, independente do resultado das urnas. Mas é como dizia o velho leão inglês Winston Churchill (1874/1965): “A democracia é o pior dos regimes. O problema é que ainda não inventaram um melhor”.

Não por outro motivo, na marcação exclusiva da minha consciência, segue abaixo:

 

Voto 05-10-14
(Arte de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 25 comentários

  1. Caro,

    Vc é um jornalista competente e estudado. Porém, como pode votar em Carla Machado para deputado estadual sabendo que os votos dela nem computados serão? Sem contar a gravação feita pela polícia federal nas eleições passadas com ela comprando apoios políticos. Que decepção !

  2. Cara Maria Eugenia,

    Respeito sua opinião e sinto por sua decepção. Tenho ressalvas a determinadas características de Carla, as quais ela mesma sabe, pois tenho por hábito dizer o que penso na cara. Aliás, como ela também costuma fazer, pois é, sem nenhum favor, uma das mulheres mais corajosas que já conheci, inclusive como demonstrou no episódio da PF ao qual vc se refere, numa ação no mínimo controversa, cujo resultado foi o afastamento do delegado de Campos. Voto em Carla, assim como em Makhoul, apesar de todas minhas restrições ao PT, porque tenho certeza de que a eleição dos dois é fundamental ao equilíbrio de forças na geopolítica regional.

    Abç e grato pela chance do debate!

    Aluysio

  3. meus votos
    aecio neves 45
    garotinho 22
    feijo 2288
    bruno dauaire 22789
    lilian sa 901

  4. Nossa !Muito parecido com minhas opções.Apenas senador é
    diferente.Pretendo anular por absoluta falta de opção mesmo após
    refletir muito.

  5. Exatamente os meus votos.

  6. Concordo contigo Aluysio,com todas as letras ,os dois Makhoul e Carla pertencem a ala boa do PT.E que Deus nos ajude.

  7. Sou um fã desta coluna, mas apenas faço uma pergunta a você Aluysio, como que você vota em uma candidata que esta com seu registro indeferido que nem ao menos os votos serão contabilizados?

  8. Caro Sergio Ramos,

    Obrigado por sua leitura e generosidade! A decisão que indeferiu a candidatura de Carla no TSE, após ser aprovada no TRE, foi monocrática. Falta a apreciação do colegiado. Aguardemos, pois, as decisões jurídicas e contabilidades eleitorais reservadas pelo porvir.

    Abç e grato pela chance de debate!

    Aluysio

  9. Votarei em Aécio, Marina e Romário.
    Para Federal o melhor da região, o único com projetos já colocados em prática MAGAL.
    Já para estadual também é o melhor dos candidatos da região, Gil Viana.
    E faço coro com os leitores, nada contra Carla, mas jogar voto no lixo não é para mim.

  10. Caro Alexandre,

    Deixe-me ver se o entendi: vc vai votar em Aécio e Marina? Nada contra um ou outro candidato, até pq voto com muita convicção em Marina, mas acho que entre a urna e o lixo, sua opção dupla a presidente terá o segundo por destino.

    Abç e grato pela chance do esclarecimento!

    Aluysio

  11. Votar em Carla Machadada so pode ser brincadeira!

  12. O Delegado “afastado” eh aquele mesmo que foi promovido pela Policia Federal para Santa Catarina?

  13. PRESIDENTE=00
    GOVERNADOR=00
    SENADOR====000
    FEDERAL====0000
    ESTADUAL===00000

  14. Meus votos vão para:

    Presidente – MARINA 40
    Senador – CÉSAR MAIA 255
    Governador – GAROTINHO 22
    Deputado Federal – PAULO FEIJÓ 2258
    Deputado Estadual – GIL VIANA 22000

  15. Eu voto em Jesus para Presidente, Paulo que era Saulo para governador, Emanuel (guia do chico xavier) para o senado, Chico Xavier para Deputado Federal, e por fim, para Estadual no Dr. Felipe Uebe. Que utopia maravilhosa, seria um Paraíso…

  16. CARLA MACHADO ESTAMOSJUNTOS EMISTURADOS…NOSSO VOTO É VÁLIDO…OS ANTIS PIRAM COM A NOSSA DEP. ESTADUAL…

  17. Federal é 2222. Clarissa
    Governador 22. Garotinho
    Senadora 901. Lilian Sá
    Presidente 40. Marina
    Estadual Branco.

    Aloysio Fala Sério!!! ??? Carla Machado? Vejo que a diferença do seu voto para o meu é que você vai contribuir diretamente para eleger algum deputado do PT. Pois o voto dela não será válidado.

  18. É, ainda estou na dúvida para presidente, por isso Aécio e Marina, o importante é ser contra Dilma.
    Faltou governador, Tarcísio.

  19. Caro Rafael Marques, comentarista das 23h22 e 22h23,

    Sem nenhuma brincadeira, o delegado em questão perdeu a titularidade da delegacia da PF de Campos, logo depois da controversa ação em SJB, antes de ser transferido. Em seu novo posto no Sul do país, se notabilizou nacionalmente por investir contra estudantes de universidade federal que supostamente faziam uso de maconha, numa cruzada um tanto anacrônica e desproporcional na qual talvez tenha permitido que sua formação pessoal fundamentalista evangélica interferisse em sua função laica de delegado federal. De qualquer maneira, a reação geral a essa tentativa de criminalização dos universitários foi mt parecida com essa que vc tenta bancar diante do voto consciente em Carla: “É brincadeira!”

    Abç e grato pela chance da analogia irônica!

    Aluysio

  20. Caro Gian,

    Vc vota em Garotinho e Lilian Sá? Fala sério! Segundo todas as pesquisas, registradas ou não, meu voto em Carla tem mt mais chances de elegê-la deputada estadual do que os seus de eleger governador e senadora. Ainda assim, respeito se forem opções da sua consciência, pois assim é a democracia.

    Abç e grato pela chance da comparação!

    Aluysio

  21. Caro Aluysio, entendo seus votos para deputado como opção para fortalecer candidaturas locais, discordo de vc nisso, vc não acha que há melhores candidatos que os seus fora da nossa região ? E pra governador ? Interpreto como opção anti menininho, ou seria uma opção empresarial ?

  22. Caro Rodrigo,

    Sou defensor do voto distrital misto, onde se pode eleger parlamentares tanto por sua região, quanto pelo Estado. Mas enquanto ele não vier a reboque da necessária reforma eleitoral no Brasil, uma das tantas empurradas com a barriga pelos 12 anos de lulo-petismo, como foi antes nos oito anos de FHC, minha tendência será sempre votar em candidatos regionais a deputado estadual e federal. Quanto à minha opção de voto a governador, assim como as demais, disse desde o texto de abertura da postagem que defini todas na marcação exclusiva da minha consciência. Daí à sua interpretação, com todo o respeito, o problema é só seu.

    Abç e grato pela chance de esclarecimento!

    Aluysio

  23. Penso assim:deputados estaduais e federais não podem ser estrangeiros,forasteiros.

  24. meu amigo Aluysio,
    quero demostrar aqui minha satisfação em poder contar com a sua sempre dignidade e suas colocações exatas no panorama político-social.
    quero agradecer as homenagens prestadas ao meu avô herve e que tenha certeza que continuaremos sempre parceiros e amigos.
    um forte abraço e lembranças a dona Diva, que eu sempre admirei.
    até breve meu amigo!

  25. Hervezinho, meu irmão,

    A satisfação em ter vc como leitor e comentarista do blog é toda minha. Qt ao seu avô, ele merece todas as homenagens de qualquer um que se julgue jornalista nesta terra de planície (ainda) cortada pelo Paraíba do Sul.

    Abç forte e fraterno a vc, mulher, filhos, Cristina, Conrado e Cristovinho!

    Luigi

Deixe uma resposta

Fechar Menu