Opiniões

Dilma diz que revelação de denúncias de corrupção na Petrobras é golpe

Info Petrobras

Por Estêvão Pires

A presidente Dilma Roussef, candidata do PT à reeleição, afirmou nesta sexta-feira (10) durante discurso em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, que existe uma tentativa da oposição de “dar um golpe” às vésperas da eleição. A declaração foi dada um dia após o ex-diretor das Petrobras Paulo Roberto Costa informar à Justiça sobre suposto esquema de propina repassada a PT, PMDB e PP por meio de contratos da Petrobras.

Ao se referir aos governos anteriores ao do PT, a presidente disse ter havido um “aparelhamento” da Polícia Federal, responsável por investigações em âmbito federal. “Eles  jamais investigaram, jamais puniram, jamais procuraram acabar com esse crime horrível, que é o crime da corrupção. Agora, na véspera eleitoral , sempre querem dar um golpe. Estão dando um golpe. [Com] Esse golpe, nós não podemos concordar”, disse.

“Eles aparelharam a Política Federal, por isso a Polícia Federal investigou pouco [em governos anteriores], descobriu pouco, prendeu pouco, e julgou pouco o Judiciário em relação a políticos corruptos e corruptores”, declarou. “A  Polícia Federal, ela passou a ser o órgão de investigação a  partir dos nossos governos”, completou.

Nesta quarta-feira (8), o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em regime domiciliar no Rio, afirmou em depoimento à Justiça Federal do Paraná, que parte da propina cobrada de fornecedores da estatal era direcionada para atender a PT, PMDB e PP, e foi usada na campanha eleitoral de 2010. O doleiro Alberto Youssef também deu depoimento à Justiça na quarta e disse que o ex-presidente Lula teve de ceder à pressão de agentes políticos para nomear Paulo Roberto Costa.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulgou nota na quinta-feira na qual diz repudiar “com veemência e indignação” as declarações “caluniosas” do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. “O PT desmente a totalidade das ilações de que o partido teria recebido repasses financeiros originados de contratos com a Petrobras”, diz a nota.

O PMDB e o PP informaram que não vão se manifestar. Em nota, a Petrobras  afirmou ser “vítima” do processo que investiga o suposto esquema de pagamento de propina que envolve áreas da estatal.

 

Aécio Neves

Mais cedo, em entrevista coletiva no Palácio do Alvorada, Dilma Rousseff classificou de “muito estranho e muito estarrecedor” o fato de o teor dos depoimentos de Costa e Youssef terem sido divulgados para a imprensa durante o processo eleitoral. Ela disse considerar “incorreto divulgar parcialmente” o conteúdo dos depoimentos em plena campanha.

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, criticou nesta sexta o posicionamento de Dilma sobre o fato de o teor dos depoimentos à Justiça Federal  terem sido divulgados para a imprensa durante o processo eleitoral.

“Nesta sexta ficou clara a diferença de posição entre a candidata e a presidente, que disse ser estarrecedor o vazamento dos depoimentos dos envolvidos do petrolão. Considero estarrecedor os depoimentos, esses crimes que foram cometidos de forma contínua. Assaltaram a maior empresa brasileira nas barbas desse governo, sem reação desse governo”, disse Aécio.

 

“Engavetador”

Em Canoas, sem se referir diretamente às denúncias relacionadas à Petrobras, Dilma afirmou fazer “combate durríssimo” à corrupção. “Nós somos aqueles  que combateram a corrupção, doa a quem doer. Um combate  duríssimo. Por isso que nós não concordamos  com o uso eleitoreiro do processo de investigação que nós começamos, que nós fizemos e nos envolvemos”, disse

Dilma também voltou a criticar o papel da Procuradoria-Geral da República no governo do PSDB. “Tem uma pessoa que é o procurador-geral da República. Ele é quem tem o poder de mandar investigar, mandar o processo pra frente e fazer com que os crimes sejam punidos. O que acontecia com este senhor que apelidaram de engavetador? Ele engavetava”, disse.

 

Publicado aqui, no G1

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 13 comentários

  1. Eita, nós! Além de ter sido incompetente quando ocupou altos cargos e falhado de forma pelo menos suspeita enquanto gestora, agora vem com essa? Será que o povo brasileiro só vê novela, não assiste aos debates na TV Senado, TV Câmara, etc.?

    As denúncias recentes do doleiro Youssef, de sua contadora Meire Poza, do Paulo Roberto Costa mostram a corrupção em grande estilo, onde o Mensalão perto do “Petrolão”, fica insignificante!

    A grande verdade é que o PT encabeça a maior decepção dos brasileiros como partido político! São BILHÕES DE DÓLARES! Não dá pra “bancar a inocente” e querer tapar o sol com uma peneira!

  2. É muita balela, (trecho excluído pela moderação) levantar assuntos como esse no período eleitoral. Politiqueiros. Lembremos o que esse Paulo Roberto trabalha como diretor desde dos tempos de FHC. Ninguém deixa de ser honesto de um dia pro outro.

  3. Cidadão
    Leu as palavras da Tia Dilma? Se não leu leia com atenção. Não estou defendendo o PT que é o meu partido que também errou.
    (Trecho excluído pela moderação)
    Vamos ser coerentes, certo?
    (Trecho excluído pela moderação)

  4. SIM É UM GOLPE SIM, MAS UM TAPA NA CARA DE QUEM VOTOU NESTE FAMIGERADO “PT”, PAGOU PRA VER E PERDEU FEIO….AGORA AGUENTA……..E AINDA TEM GENTE QUE VOTA NESTA (EXCLUÍDO PELA MINHA EDUCAÇÃO)….!

  5. Caro Sávio, quem elege nossos governantes não os que leem os jornais, mas aqueles que fazem uso deles para higiene pessoal. Esse governo do pt deveria publicar um livro intitulado: “Nossas Antíteses”. Quando eram pedras reclamavam da corrupção e conseguiram o poder, para serem os maiores corruptos da história. Seu “Gestor Mor” criou a reforma ortográfica, mas era e ainda é um quase analfabeto. Criou também a Lei Seca, mas não passa de um pinguço de paletó. E agora alegam que essas denúncias representam golpe? Chega dessa turma !!!

  6. NÃO PRECISA DIZER NADA SENHORA DILMA, SABEMOS QUE O BRASIL NÃO CRESCE POR CAUSA DA CORRUPÇÃO!
    VAMOS POR UM BOM EXEMPLO, USANDO A INTERNET, DÊEM UMA OLHADA NA CIDADE DUBAI, LÁ DO ORIENTE MÉDIO! LINDA CIDADE NÉ? SAIBAM SENHORES BRASILEIROS, QUE ESTA CIDADE NÃO VIVE DO PETRÓLEO E QUE A RENDA QUE ENTRA NA PREFEITURA LOCAL, NÃO CHEGA AOS PÉS DO QUE ENTRA NAS CONTAS DAS PREFEITURAS DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO POR EXEMPLO, OU SEJA, TANTO A PREFEITURA DE SÃO PAULO (A MAIS RICA DO BRASIL), QUANTO A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, RECEBEM UM VOLUME DE DINHEIRO TÃO GRANDE, QUE NEM MESMO A PREFEITURA DAQUELA LINDA CIDADE DUBAI RECEBE, MAS…PORQUE LÁ TUDO É EXTRAORDINÁRIO? PORQUE TUDO ENCANTA? RESPOSTA? LÁ NÃO HÁ CORRUPÇÃO, AQUI TEM E MUITA CORRUPÇÃO! E O PIOR…QUANDO SE PÕE UM POLÍTICO LADRÃO NA CADEIA, LOGO ELE CONSEGUE A FAMOSA “PRISÃO DOMICILIAR”, COMO VEM ACONTECENDO COM OS PRESOS DO MENSALÃO, QUASE TODOS JÁ ESTÃO EM PRISÃO DOMICILIAR!
    É TRISTE VER NOSSO BRASIL ASSIM, CORROÍDO PELA CORRUPÇÃO!
    O QUE MAIS ME IMPRESSIONA, PARA ONDE VAI TANTO DINHEIRO? AH SIM, COMO FEZ O PAULO MALUF, VAI PARA AS CONTAS DOS PARAÍSOS FISCAIS NO EXTERIOR, COMO A SUÍÇA! POR LÁ, COM CERTEZA HÁ CONTAS DE MILHARES DE POLÍTICOS BRASILEIROS!
    MEUS AMIGOS BRASILEIROS, É DESANIMADOR MAS NÃO VAMOS DESISTIR, VAMOS TER A FÉ EM DEUS, POIS QUEM SABE, UM DIA NOSSO BRASIL SERÁ UM POTÊNCIA MUNDIAL, SEM CORRUPÇÃO, SEM GANÂNCIA E SEM TRISTEZA!
    ISTO É UMA…VERGOOOOOOOOOONHAAAAAAAAAA!

  7. É LAMENTAVEL QUE NUM PAIS DA INVERGADURA DO BRASIL
    O BRASILEIRO TEM MENTE CURTA, (trecho excluído pela moderação)

  8. Crítica à fala capenga de Dilma na ONU bateu recorde nesta página
    Por Polípio Braga

    O comentário a seguir do editor, “Dilma tirou a máscara em Nova Iorque”, alcançou neste sábado a marca de 10.329 visitas, conforme contagem do You Tube. É uma das maiores marcas desde que este tipo de ferramenta passou a ser utilizado nesta página.

    . O comentário denuncia a fala capenga da presidente, que pediu negociações com os terroristas decapitadores do Estado Islâmico. Dilma, no mesmo dia, foi desautorizada pelo Conselho de Segurança da ONU, presidido pelo próprio presidente Barak Obama, que endureceu a repressão aos bandidos.

    . A fala de Dilma Roussef materializou mais uma vez o vetor da política externa brasileira sob o PT, que privilegia as alianças com a escória atual da humanidade, como são os casos dos regimes ditatoriais de Cuba e da Coréia do Norte.

    http://bit.ly/1sxHe2x

  9. Talvez aqueles que acham tão absurdo os casos de corrupção e que agora falam em incompetência e má gestão prefiram o tempo em que a corrupção era empurrada para baixo do pano. Devem ser adeptos daquela famosa expressão…O que os olhos não veem o coração não sente.

    É incrível como grande parte da população insiste em não enxergar que se fosse outro governo, a polícia federal estaria com as mãos atadas e suas míseras denúncias seriam infundadas e engavetadas.

    Porque a mídia não fala do mensalão mineiro?
    (Trecho excluído pela moderação)

    É porque do outro lado da moeda, (trecho excluído pela moderação).

  10. Perfeito Herval: Trocaram a ditadura militar pela ditadura comunista. Ou seja, uma gripe por um carcinoma de kaposi.

  11. Tá vendo, como são os militantes petistas e o tipo de linguajar? Agora entende, porque esse partido tem de ser tirado do poder? Aliás, uma sugestão de pauta: Que tal fazer um artigo, editorial, sei lá, sobre a proposta petista de regulação da mídia?

  12. Golpe foi o mensalão, o decreto 8432/14, o petrolao
    As gravações foram liberadas por ordem do juiz Moro e não estão sobre segredo de justiça que ao liberar atendeu assim ao interesse do cidadão pagador de impostos. Dilma queria tirar o direito da imprensa em divulgar uma coisa que é de utilidade pública. As partes mais cabeludas, as que envolvem nominalmente os políticos do PT, PP e PMDB não foram divulgadas, ainda assim já mostra a podridão deste governo inepto.

Deixe uma resposta

Fechar Menu