Opiniões

Você vota em Dilma ou Aécio? Por quê?

Hélio CoelhoVoto em Dilma porque estou convencido de que o caminho para as grandes transformações no Brasil passa pelo reformismo social. Através da construção de um estado democrático de bem estar social (tipo Welfare State) ganharemos musculatura para outros embates mais profundos e revolucionários, lá na frente.

E não há como negar: as altas  taxas de inclusão social e a elevação do nível de vida das camadas populares, atestam o acerto das políticas sociais da era Lula-Dilma. Ainda que seja preciso melhorar questões de qualidade, a quantidade de brasileiros estudando em todos os níveis sinaliza para um futuro melhor para o nosso país em breve.

E mais: não foi a corrupção que cresceu com estão alardeando: é que nunca se apurou tanto e tão profundamente a corrupção, a ponto de cortar com a navalha própria carne do governo. E esse é o lado saudável desse processo! Claro que não vivemos no melhor dos mundos, há problemas e graves. Muitas questões são decorrência do nosso presidencialismo de coalizão, que não dá para aprofundar neste pequeno espaço. Mas a verdade é que avançamos e não podemos permitir o retrocesso que seria a volta do individualismo predatório, da fúria do mercado e do arrocho sobre o povo trabalhador que a vitória de Aécio Neves representa. Temos que dar, como dizia o Brizola, um rotundo Não a isso! Em 2003 a Petrobras era uma empresa que valia R$ 15,4 bilhões. Hoje, está avaliada em R$ 214 bilhões! Por isso e muito mais, voto Dilma 13.

(Hélio Coelho, professor, escritor e presidente da Academia Campista de Letras)

 

 

José Cunha FilhoVoto em Aécio Neves. Não necessitaria explicitar os motivos da minha opção. Estamos, apesar de todos os defeitos, numa democracia. Mas, para justificar, digo que é hora de tentar uma nova abordagem para velhos problemas que se acumularam nos anos petistas. A alternância é positiva, quando se trata de poder. Caso contrário, o país pode acabar com a “síndrome de Montezuma”, o partido único mexicano a se eternizar no governo. Além do mais, acredito que o Aécio tem o DNA de um novo Juscelino, o governante que despertou nos brasileiros a confiança de “que, sim, nós podemos”. Só quem viveu um país de economia fundamentalmente agrícola e o viu se transformar em uma nação industrializada, sabe do que falo. O Aécio pode obter a confiança dos que ainda acreditam construir um país moderno, não um país bursátil, onde impera o assistencialismo e a corrupção generalizada. Voto em Aécio como, mea culpa, máxima culpa, votei em Lula em sua primeira experiência no Planalto. Por ser preciso mudar, experimentar, apostar que é possível vencer as dificuldades que os meus netos herdarão com a incompetência e falta de visão com que o país foi tratado nos últimos 12 anos. Ainda há tempo para reverter a marcha para o abismo, o possível caos da implantação de um regime autoritário avalizado pelo voto popular, sonho dos que defendem a candidatura majoritária. Hitler tomou o poder via eleições, alguém se lembra?

(José Cunha Filho, jornalista, escritor e membro da Academia Campista de Letras)

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 18 comentários

  1. Boa noite. Embora eu não esteja vivendo mais em Campos já há muito tempo, mantenho ligações familiares e afetivas com minha cidade. Realmente não consigo entender o voto que não seja em Dilma. Campos durante muitas décadas esteve no ostracismo. Quem visitasse a cidade há doze anos atrás e a visita agora nota uma diferença enorme, para melhor!! Se vierem me falar em corrupção só me restará pensar que as peasoas têm memória curta ou (trecho excluído pela moderação) Acorda povo!!! Procurem se informar ao invés de colher suco de notícias do JN e O Globo!!!
    Dilma rumo a vitória!!!!!

  2. (Trecho excluído pela moderação).
    No dia 26 meu voto é Dilma para que o povo continue a ter melhor qualidade de vida.

  3. Boa noite!

    O ESTADO UNIDOS prefere aécio,o presidente Fernando Henrique deu moral ao ESTADOS UNIDOS,mais Dilma nao da moral a eles,Dilma e Lula dao moral o Brasil e o povo Brasileiro!
    Vcs preferem qual?
    VOTE DILMA”

  4. Voto em Dilma não porque gosto dela mas porque é contra o Aécio. Voto em Dilma porque sou pobre, e pobre que viveu no “governo” FHC e ainda vota no PSDB, tem mais é que morrer.

  5. BOA NOITE

    VOTO DILMA 13,
    AECIO PRESIDENTE (trecho excluído pela moderação) NAO !!!!!!!

  6. FORA PT…VAMOS COM AÉCIO PRA FRENTE BRASIL…É 45 ..45..45 ..A DILMA ESTÁ DESNORTEADA ATÉ AGORA DEPOIS DO DEBATE NO SBT…E NO FINAL OLHOU PRO MEDIADOR COM AR DE AMEAÇA ….JÁ ERA DILMA PEGA O PRÓXIMO AVIÃO PRA CUBA ..E VÁ MANDAR LÁ.

    A DILMA DEVIA FAZER FOFOCA NO PROGRAMA DO LEÃO LOBO …ISSO É SE O LEÃO LOBO QUER ELA LÁ.

  7. Torno minhas as palavras do jornalista, intelectual e escritor, José Cunha Filho. Também voto em Aécio. No passado, votei no Lula e me decepcionei o suficiente.
    No entanto, não sou um “adepto” do PSDB, e muito menos do FHC, pois presenciei o suspeito processo de privatização da Embratel, na qual trabalhei por 30 anos! Não estou votando no partido, estou dando um voto de confiança no Aécio e sua aliança com a Marina.
    Quanto à Petrobrás, a mesma apresenta os piores lucros dos últimos 8 anos, e não está pior, devido à maquiagem contábil e apresenta um prejuízo líquido de 3,83 bilhões só neste ano! Só este ‘pequeno detalhe’ já é o suficiente para que eu não vote no PT!

  8. Voto Dilma, Por um país em todos os brasileiros tenham chances iguais. (Trecho excluído pela moderação). Pela perspectiva de um mundo igual para todos, voto Dilma 13!
    Paccelli Sarmet

  9. Meu voto é de Dilma COM TODOS OS PROBLEMA DA ECONOMIA MUNDIAL ELA TEVE CALMA PARA NÃO PERDER O RUMO CERTO QUE O BRASIL ESTAR DESENHANDO EU ACREDITO QUE ELA QUER O MELHOR PARA NOSSO POVO. NUNCA ESTE PAIS TEVE TANTA INVESTIGAÇÃO COMO NO GOVERNO DO PT. ELA PENSA NAS PESSOAS MENOS FAVORECIDA.
    EU PEÇO A QUEM GOVERNAR DA UMA ATENÇÃO ESPECIAL P/ NOSSAS MATAS, SAÚDE,EDUCAÇÃO, SEGURANÇA HABITAÇÃO REFORMA TRIBUTÁRIA E REFORMA POLITICA.

  10. Se alguém pensa que a mola propulsora do desenvolvimento de um país como o do Brasil, de tal maneira que os governo dilui o gasto dos recursos com politicagens assistencialistas sem que estas sejam convertidas em crescimento das pessoas que realmente precisam de “bolsas issos” ou “vales issos ou aquilo” visando apenas suster interesses eleitoreiros, em especial, no caso dos petistas, esse discurso está simplesmente direcionado ao atraso e a permanência do voto de cabresto e com interesses fisiológicos e escusos, e não de fato, a uma plataforma de políticas publicas decentes que possam fazer com que o país cresça permanentemente, o que não se está vendo na atual conjuntura do quadro econômico, além dos desmandos e da própria conivência do governo que blinda seus aliados corruptos e não tem discurso moral e tampouco projeto para um país a não ser usado da mídia para atacar o lado pessoal do concorrente. Por isso concordo em gênero, nº e grau com o jornalista José Cunha e vamos juntos pela alternância com o voto ao Aécio.

  11. Caros”a”leitores,
    Boa tarde!
    Quem roubou a petrobras naõ foi dilma,você naõ ver dilma envolvido em nada!você so ver dilma ajudando o Povo brasilheiro!

    Meu voto com credibilidade,voto de gratidaõ,mulher honesta,dilma “13” nele,ele fez o que pra você,e pra o nosso querido brasil.

    Agradeço a valiosa atençaõ!

  12. VOTO EM DILMA,POIS FOI A PARTIR DO GOVERNO LULA, QUE A CLASSE POBRE E A MÉDIA PASSARAM A TER ACESSO A FACULDADE,COMPRAR UM VEÍCULO AUTOMOTIVO,COMPRAR CASA,ETC.SÓ TEM INTERESSE EM OUTRO CANDIDATO,AQUELES QUE NÃO QUEREM VER OS MAIS HUMILDES CONTINUAREM A OBTER TUDO AQUILO QUE SÓ OS DE CLASSE MÉDIA ALTA CONSEGUIA.PORTANTO DIA 26/10 É DILMA.

  13. O PT AMPLIOU A SOCIEDADE DE (trecho excluído pela moderação) MANTIDO POR NOS ATRAVEZ DE VARIOS PROGRAMAS QUE ELES CHAMAM DE SOCIAIS MAS QUE DEVERIAM CHAMAR DE PROGRAMAS ELEITORAIS. FORA DILMA.

  14. Eu voto 45 Arcio, tem mas firmeza, ele pode fazer as mudanças que o Brasil precisa, tem mas firmeza mas suas colocações, Fernando Henrique, quando lançou o plano reai ele dice que este plano teri resutado apos 08 anos, o que falta agora é força de vontade para fazer as mudanças, já se passaram o8 anos de Lula e 3/2 de Dilma chega de PT.

  15. Voto em Dilma 13, pois votar em Aécio seria um retrocesso, (trecho excluído pela moderação)

  16. Voto em Dilma 13, pois votar em Aécio seria um retrocesso, (trecho excluído pela moderação)

  17. Caro Aguinaldo Colares, comentarista das 22h16 de ontem,

    Sem nenhuma analogia pessoal, mas em respeito à mesma humanidade que nos une, o que tem que morrer é o fascismo do seu pensamento.

    Grato pela chance do posicionamento!

    Aluysio

  18. Voto Aécio, 45.

Deixe uma resposta

Fechar Menu