Eleitor de candidatos do Psol em todas as esferas do Legislativo e do Executivo no primeiro turno, por coerência, para presidência, voto agora no PT. Falando especificamente como professor do ensino público, o que o PSDB fez em Minas ocorre em nosso Estado: orientados basicamente pela aprovação dos estudantes, lá e aqui, os tais planos de metas para gratificar ou não escolas e servidores, não garantem o aprendizado, mostrando uma qualidade que só existe nas estatísticas. Nos últimos 12 anos, quem vivenciou a evolução da rede federal de ensino ou chegou a ela, saindo das estaduais fluminense ou mineira, embora longe do melhor dos mundos, aterrissou noutro planeta, em termos de investimentos em estrutura física, carreira dos servidores e formação de alunos. Falando de forma geral, num período de crescimento do reacionarismo, entendo que a manutenção e a ampliação de importantes programas sociais e políticas de valorização do serviço público e de expansão de direitos humanos, que contemplam todos os segmentos da sociedade, só podem ser garantidas por Dilma Rousseff. Mesmo sabendo que por meio de incansáveis reivindicações conduzidas por setores progressistas, que, com a presidenta reeleita, negociariam com maior êxito.
(Gustavo Landim Soffiati, professor de História e Ciências Sociais)
O Brasil vive um ciclo virtuoso em termos institucionais, econômicos e políticos. E, para mim, esse ciclo teve inicio em 1994. Portanto, vejo que a polarização entre o PSDB e o PT significa uma escolha entre o que há de melhor na política nacional. Escândalos de corrupção não são determinantes como critérios de indignação — nenhum partido é virgem nesse sentido. Assim, fico fora da demonização de uns e a santificação dos outros. Por sua vez, no que diz respeito às propostas, ambos grupos dizem que irão melhorar o que já está. Não há posicionamentos diferenciados, praticamente, sobre nenhum assunto (para bem e para mal). Em definitiva, trata-se de eleger entre duas opções cuja oscilação desde o centro é mínima — apenas os militantes acreditam que o PSDB é a direita e o PT, o socialismo. Entretanto, a tentação autoritária se acrescenta na medida em que se permanece no poder, e o PT já está dando mostra disso, através de bolivarianismos como o controle social da mídia, intervenção de movimentos sociais na gestão de governo, e um crescente desprezo pela classe média. Tudo isto permanecia latente em certos setores radicais do PT, mas, depois de 12 anos, começa a permear nos moderados. Por isso vou de Aécio. Nada como a alternância para manter a sensatez na política.
(Gustavo Alejandro Oviedo, advogado e publicitário)
O professor Gustavo Landim Soffiati é notoriamente de esquerda, a mesma corrente ideológica do Lula e da Dilma, que planejam implantar o Comunismo no Brasil, através de uma sangrenta guerra civil, que sónão aconteceu em 1964, porque os militares impediram. Portanto, seria contraditório se ele votasse em Aécio.
Mais sensato foi o advogado Gustavo Alejandro Oviedo, ao lembrar o desprezo pela classe média, a chamada burguesia, que os comunistas anseiam por exterminar da face da terra.
Tudo que Lula e Dilma fizeram pelos chamados excluídos foi pura estratégia política, para se manterem no poder e consolidarem o seu plano macabro de instalarem uma ditadura comunista no Brasil. Depois que eles conseguirem isso, ninguém estará seguro, principalmente os pobres.
Quem duvida dos planos do PT é só olhar com atenção o alinhamento do governo brasileiro com a Rússia e a China, via BRICS, que maquinam a instalação de um Nova Ordem Mundial, comunista.
De esquerda ou sensato, entendo que o mais importante é o equilíbrio nas análises, caro Paulo. Já pensou se eu resolvesse apelar para o simétrico invertido e classificasse o PSDB de fascista? Se pensou ou pensar, ficará apenas no seu pensamento e nas falas de quem, à esquerda ou à direita, aprecia exageros e teorias conspiratórias. Não temos, eu, Lula e Dilma nenhuma escopeta debaixo da cama para usar com os fins que você propõe.
Voto na Dilma, simplesmente por não apoiar o tipo de governo do PSDB. No primeiro turno votei em Marina, mas não gostei de vê-la apoiar Aécio. Prefiro deixar como está e esperar por “alguma mudança”, mas mantendo o estilo de governo atual, do que arriscar no Aécio. As recordações (trecho excluído pela moderação) não foram boas… enfim, minha opinião.
Porque Dilma tem que continuar, o outro
primeiro vai querer arrumar a casa e ai perde-se um bom tempo
Voto em Dilma
Putz… O cara podia ter ido dormir sem essa. rs
Caro Paulo Sá. Parabéns por ter a coragem de vir a público e mostrar uma opinião tão retrógrada, reacionária e totalmente fora do contexto histórico mundial. A sua opinião nos remete aos tempos da Segunda Guerra Mundial, da Guerra Fria, da Ditadura Militar no Brasil, onde qualquer pessoa poderia ser chamada de terrorista, ser presa, torturada, assassinada. Sinceramente, acreditava que hoje, 2014, século XXI, com o avanço das tecnologias, e a circulação de informação, esse tipo de pensamento já estivesse superado. Felizmente, pessoas que disseminam o ódio com interesses inconfessáveis são minoria. DILMA 13!!! PARA O BRASIL CONTINUAR AVANÇANDO!!!
Fico imaginando se Lula aceitasse sugestões e, ao menos tentasse, um terceiro mandato consecutivo, via alteração da Constituição!
Foi o que FHC fez! Golpe! (Trecho excluído pela moderação)
Soffiati não é preconceituoso como o sr., Paulo sá! É meio complicado mesmo pra muita gente nariz em pé, reconhecer que um semi analfabeto foi bem melhor para o Brasil, do que o Imortal da ABL.
Pois é. E por falar em julgamento, (trecho excluído pela moderação)
E APROVEITO PRA INFORMAR AO GRUPO FOLHA DA MANHÃ, QUE A ULTIMA PESQUISA DATAFOLHA DESTA SEGUNDA-FEIRA, TRAZ AÉCIO EM VICE! PUBLIQUEM AÍ NA PRIMEIRA PÁGINA E DEIXEM ATÉ DOMINGO, COMO FAZEM COM PESQUISAS (trecho excluído pela moderação)!
Voto Dilma Russef, (trecho excluído pela moderação)
Voto em Dilma, (trecho excluído pela moderação)
Caro Josias Azeredo,
Para ninguém supor que o semianalfabeto é não Lula, mas vc, aprenda a ler antes de pretender escrever: http://www.fmanha.com.br/politica/dilma-com-52-e-aecio-tem-48
Grato pela chance de colocar as coisas em seus lugares!
Aluysio
Dilma ja deu o que tinha que dar,temos que lutar por uma renovação, e a hora é essa.Aécio vai mudar!
Gustavo sempre sensato e com textos bem escritos. Um estudante da UFF – universidade que possui um campus na cidade e que até poucos anos só possuía o curso de Serviço Social e hoje possui vários-, do IFF – que só tinha em Campos e hj há até em Quissamã e Cabo Frio- e professores de um modo geral quererem a volta do governo PSDB é de um contrassenso sem tamanho.
Voto em Aécio. Chega de Dilma e do PT.
Boa, Paulo Sá.Um comentário bem lúcido. Me desculpe, Gustavo Soffiati, o que ele falou é mais pura verdade. Isso se prova na maneira que o PT vê a política externa, onde se aliam a líderes que cerceiam, por exemplo, a liberdade de expressão e de imprensa. Tem certas verdades que doem, né?
Não me doeram nada essas “verdades”, Lenieverson. Se ao menos me fizessem cócegas para que eu risse um pouco. Mas nem isso…
Ver nos Brics uma maquinação do comunismo internacional é uma expressão de profunda paranoia, pra não falar numa tremenda falta de conhecimento. Cabe informar que o termo foi cunhado por um economista a serviço do banco de investimentos Goldman Sachs, que até onde sei não esta a serviço da revolução mundial.
Além disso, o termo pegou na imprensa mas falta aos países em questão um mínimo de alinhamento, basta ver as enormes diferenças de propostas entre eles no âmbito da OMC.