Opiniões

“É a economia, estúpido!” — Correlação entre inflação e popularidade de Dilma e Lula

Em meio do exercício fútil de vaidades, dos “pastores” de auto-ajuda e demais baboseiras que pululam diuturnamente na democracia irrefreável das redes sociais, felizmente existem aqueles que utilizam a valiosa ferramenta com inteligência na taba goitacá. Um deles é o economista e analista político Ranulfo Vidigal, que divulgou aqui uma correlação interessante, colhida junto aos cariocas pelo instituto de pesquisas GPP, entre a percepção da inflação e a erosão na popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) e do seu antecessor (e criador), Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como sentenciou James Carville, estrategista eleitoral de Bill Clinton, na campanha vitoriosa deste à presidência dos EUA em 1992: “É a economia, estúpido!”. Na dúvida, confira:

 

GPP

 

ranulfo1
Ranulfo Vidigal

Pesquisa GPP na cidade do Rio de Janeiro – 1200 entrevistados entre 9 e 10 de maio.

1. A avaliação geral de Dilma: ótimo+bom 7,6%, e ruim+péssimo 71,6%.

2. Quando é feito o cruzamento com a Percepção da Inflação os resultados mudam. Os que acham que a inflação anual é superior a 10% dão a Dilma 4,8% de ótimo + bom e 78% de ruim+péssimo. Os que acham que a inflação está perto de 10% dão a Dilma 6,5% do ótimo+bom e 72,2% de ruim+péssimo.

3. Porém, os que acham que a inflação está em 5% ou menos dão a Dilma 23% de ótimo+bom e 46% de ruim+péssimo.

4. Ou seja: elas por elas, a inflação no Rio está tirando uns 30 pontos da avaliação de Dilma.

5. De forma geral, o crescimento da inflação tem impactado negativamente em Dilma e Lula. Ou seja, a inflação é um componente significativo da impopularidade de Dilma e Lula.

 

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 3 comentários

  1. Esse menino vai longe. ..Esse menino é Ranulfo Vidigal

  2. É corrupção desenfreada estupidamente em todas as esferas do poder!! Ainda bem que Aécio não ganhou, pois se fosse mentiroso que nem Lula e Dilma e tivesse que fazer 5% das maldades que este governo vai fazer com o trabalhador, os eleitores de Dilma iriam falar assim: – Tá vendo babaca, por que foi você votar no Aécio??? Agora aguenta seu burro!!! PT = PERDA TOTAL

  3. Exatamente.

Deixe uma resposta

Fechar Menu