Quem são os caras da renovação política de Campos?

(Montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
Os caras (montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Eles são jovens, todos têm menos de 40 anos, alguns menos de 30, e revelam no monopólio do gênero que ter a cidade pela primeira vez governada por uma mulher, mesmo duas vezes seguidas, serviu de pouco ou nada para romper o predomínio masculino das representações políticas na terra da heroína histórica Benta Pereira (1675/1760). Um deles é deputado estadual governista, outro, vereador e pré-candidato a prefeito de Campos, assim como outros dois podem vir a ser, em meio a outros pré-candidatos a vereador, todos militantes políticos.

Outro jovem, filho da prefeita Rosinha Garotinho (PR) — também primeira mulher a ser eleita governadora do Estado do Rio —, Wladimir Garotinho disse (aqui) em entrevista à Folha do último domingo que não será candidato a nada em 2016, mas evocou a teoria da evolução do naturalista inglês Charles Darwin  (1809/82) para pregar a renovação no grupo político liderado pelo pai, o secretário municipal de Governo Anthony Garotinho (PR): “Tudo (…) precisa se reciclar ou estará fadado à extinção. Pode ser difícil para alguns aceitarem isso, porém, é o ciclo natural”.

E o que pensam outros jovens políticos de Campos sobre essa “seleção natural” de renovação na representação popular, tanto no grupo que hoje é governo, quanto naqueles que se lhe opõem? Leia e descubra que, até entre os jovens, na terra onde ainda se pergunta “De que família mesmo você é?”, permanecem reproduzidas velhas diferenças — e semelhanças.

 

 

Página 3 da edição de hoje da Folha
Página 3 da edição de hoje da Folha

 

 

Cara - Bruno DauaireA renovação já começou no PR por Garotinho. Prova disso foi a oportunidade da minha candidatura. Eu vim de uma escola política diferente. Claro que de nada valeria ser jovem e exercer um mandato retrógrado, porque a renovação não está ligada necessariamente a novos nomes ou candidatos mais jovens e sim à necessidade de acompanhar o ritmo intenso com que tudo se transforma, com que surgem as demandas da população. Quanto às eleições, ainda não há definição sobre candidaturas a prefeito. As alianças não se consolidaram. Qualquer avaliação agora é prematura. A declaração de Wladimir de que não vai disputar o mesmo cargo que eu (em 2018, como disse na mesma entrevista da Folha) é uma demonstração de amizade e consideração pelo trabalho que venho realizando na Alerj. É claro que penso no futuro e tenho muitos sonhos na vida pública. Mas estou focado agora no meu mandato na Alerj.

Bruno Dauaire (PR), deputado estadual

 

Cara - Rafael DinizEm primeiro lugar é importante destacar que renovação vai muito além da idade. Existem jovens com ideias velhas e pessoas mais experientes com uma mente moderna, voltada para o futuro. No caso específico de Campos, o que sentimos nas ruas é a vontade de encerrar o ciclo de um grupo político que sempre apostou no poder pelo poder, com práticas ultrapassadas e eleitoreiras. Como podem falar em renovar se deixaram a Educação rastejando nas últimas colocações do Ideb? Não existe renovação sem Educação! Como podem falar em futuro se investem mais em propaganda do que na Agricultura, vocação histórica da nossa cidade? Como podem falar em mudanças, se o atual governo teve mais de R$ 13 bilhões nos últimos anos e, mesmo assim, vai vender o nosso futuro para pagar dívidas? Quem deseja falar em renovação deve, antes, cobrar do atual governo mais transparência, gestão, planejamento e competência.

Rafael Diniz (PPS), vereador e pré-candidato a prefeito

 

Cara - Caio ViannaA renovação é sempre necessária, mas não implica apenas na mudança de nomes. Precisamos sempre renovar hábitos e rever modelos. Não adianta criticar a conduta do vizinho, mas fazer o mesmo ou pior em nosso próprio dia a dia. Na minha área, engenharia de sistemas, o processo de renovação é constante, mas a definição é diferente: chamamos de evolução. Precisamos evoluir. Campos precisa de gestão. Uma gestão que esqueça os calendários eleitorais, os projetos personalistas e busque o bem comum. Prefiro discutir ideias a discutir pessoas. No PDT, participo de uma corrente de pensamentos que debate muito esse tema. Uma corrente da qual também participa o senador Cristovam Buarque, o ex-ministro Ciro Gomes, o ex-prefeito Arnaldo Vianna e outros grandes nomes. É um debate que não se esgota. Temos a oportunidade de somar essas experiências.

Caio Vianna (PDT), possível pré-candidato a prefeito ou vereador

 

Cara - Thiago FerrugemA renovação política é fundamental para o país, mas não é a renovação de idade, o que precisamos é de renovação de idéias, de comportamento, de um novo jeito de fazer política. Quanto maior a capacidade de dialogar com a sociedade, mais democrático e justo o governo é. Os governos precisam estar mais presentes na vida da sociedade com uma escuta ativa, já as oposições precisam ser propositivas na construção de um país melhor. Em relação às eleições do ano que vem, me sinto preparado para qualquer desafio. Tive a oportunidade de trabalhar em dois lugares estratégicos para o desenvolvimento do município, tanto na Fundação Municipal da Infância e Juventude, quanto na secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social que reúne Procon, Assistência Social, Assistência Judiciária e Defesa Civil. Essa experiência me possibilitou conhecer bem o município e ter a capacidade de ajudar Campos a ser ainda melhor.

Thiago Ferrugem (PR), possível pré-candidato a prefeito ou vereador

 

Cara - Helinho NahimConcordo no que diz respeito à necessidade de renovação, tanto no quadro governista, quanto na oposição, afinal renovações são sempre importantes. Mas acho que renovação tem que vir com preparo, conhecimento das necessidades da população, e não simplesmente de pessoas que se intitulam renovadoras, mas não representam o verdadeiro espírito da mudança e de representação do novo. Precisamos parar de confundir renovação com uma simples troca de nome. Se você troca o nome, mas as práticas continuam as mesmas, você não tem renovação, tem continuação disfarçada. Quanto à minha relação pessoal com Wladimir, reitero o que disse (aqui) em meu depoimento anterior em entrevista à Folha: temos maturidade e, mesmo sendo jovens, experiência suficiente para trocar opiniões e respeitarmos o lado em que cada um de nós se encontra.

Helinho Nahim (DEM), pré-candidato a vereador

 

Cara - Gustavo MatheusA mudança é mais que importante. É necessária. Mas ela não pode ser exclusividade do discurso e da idade, tem que ser demonstrada na prática. Sobre renovação no grupo de Garotinho, acho que um paradoxo. Como renovar sob a tutela garotista? Um modelo político falido e reprovado na última eleição pela maioria da população campista. Não adianta trocar um cabelo grisalho por um loiro se eles seguirão com a mesma postura, defendendo as mesmas coisas. Isso não é renovar, é tingir o cabelo. Avisem ao Wladimir e ao Garotinho que a Loreal faz isso há anos. Mudam o cabelo, mas a cabeça é a mesma. E enquanto a cabeça for do ex-governador, não há tinta que dê jeito. A novidade não está na idade. O que este governo trouxe de novo, de moderno para o município? Eles seguem com a mesma política velha e cansada de sempre. Renovação de verdade só com a saída deste grupo que está no poder. O resto é balela.

Gustavo Matheus (PV), pré-candidato a vereador

 

Cara - Alexis SardinhaGraças a Deus, eu e Wladimir temos concepções diferentes do sentido da palavra “renovação”. Se ele acha que renovação diz respeito à troca de nomes no cenário político, eu acho que renovar equivale a mudar o projeto político em vigor. Do que adianta levantar esta bandeira se no fundo ele defende a perpetuação da dinastia Garotinho? Helinho Nahim e Gustavo Matheus, ambos primos de Wladimir, são pré-candidatos à Câmara Municipal, assim como o afilhado de sua mãe, Thiago Ferrugem. Todos são jovens, mas todos fizeram ou fazem parte do grupo de Garotinho. Não acho que isso seja renovação. Considero a posição dele até egoísta: se existe vontade de mudar, porque ele não rompe com seu grupo e forma um verdadeiramente novo? Tenho esperança que os Garotinhos serão afastados em breve da Prefeitura pela vontade popular, pois é preciso construir um novo jeito de governar, sem empreiteiros e democrático.

Alexis Sardinha (PT), militante

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 81 comentários

  1. Alberto Coutinho

    O que estes homens fizeram pela nossa cidade até o presente momento, para se colocarem como credenciados a assumir os destinos de nossa cidade pela via popular?

    Alberto Coutinho
    Secretario Geral da Executiva Municipal do Psdc de Campos dos Goytacazes e Membro do Diretório do Partido.

  2. Lia Márcia

    aacredito que Rafael Diniz e um bom candidato
    E não tem essa q é de família tradicional e elite como alguns andam comentando por aí
    O jovem político já mostrou pra que veio e a sua competência como vereador
    Além disso muitos politicos q vieram de raízes simples e q foram eleitos justamente por isso para ajudarem os mais necessitados já q passaram por dificuldades na vida , quando chegaram lá , viraram a casaca e se corromperam , então sem essa ,
    Diniz vai q é tua ! Segura essa q como esta não dá mais ! Está insuportável viver aqui !!!!

  3. Como não colocar o Cláudio Andrade entre esses nomes, no momento é o pré-candidato e o nome mais atuante em favor do povo de Campos dos Goytacazes e vejo que seu nome vem incomodando muita gente até mesmo os que se dizem Oposição. Esse é o meu comentário e o meu modo de ver e repudio alguns que ai foram escolhidos como novo nome de nossa politica, tem nomes que eu nunca ouvi falar. Como por ex:Gustavo Matheus e Alexis Sardinha.

  4. Como não colocar o Cláudio Andrade entre esses nomes?
    No momento, é o pré-candidato e o nome mais atuante em favor do povo de Campos dos Goytacazes.
    Vejo que o nome Claudio Andrade vem incomodando muita gente até mesmo os que se dizem Oposição.
    Esse é o meu comentário e o meu modo de ver.
    Repudio alguns que ai foram escolhidos como novos nomes de nossa politica. Há nomes dos quais eu nunca ouvi falar, como por ex:Gustavo Matheus e Alexis Sardinha.

  5. Alberto Rosa

    Tem nomes ai que nunca ouvi falar, renovação não é só de novas ideias, mas um novo jeito de fazer política, sinto a falta de líderes que vem do movimento estudantil, que tem a educação como berço, infelizmente na nossa cidade não temos nomes assim, só vi um menino de uns 20 e poucos anos que liderou a manifestação contra a presidente e que me falaram que é presidente do diretório da Uniflu, temos que incentivar a participação de pessoas novas na política, sem laços com nenhum lado do passado!

  6. Decio. Rangel Barcelos

    So vejo um nome capaz, o resto e heranca de um passado triste e negro, na nossa historia, , veremos Exs. Gustavo. Matheus, Alexis Sardinha, ( nem atum) nunca foi util para nada, Helinho Nahim’ aba do pai, Thiago Ferfugem, qual a formacao a nao ser apoio de Garotinho, sempre ou 30 anos sem fazer um favor so na folha de pagamento, Caio Viana, aba do Cr. Arnaldo, como pessoa, medico, excelente, como politico total desgoverno, Bruno Dauaire, nunca tinha vindo a Campos , para nada, so chegou com apoio, da Famila. De Garotinho, ,com investimento e a adm. Publica. Na mao. Rafael Diniz, jovem seriode indole exceente, e com, ivencia em nossa cidade, este e o homem indicado, o resto e balela, infeluzmente tem coisas, que nao posso escreve, mais toda cidade sabe.

  7. Alberto Coutinho

    O Claudio Andrade tem trabalhado muito em favor do POVO Campista. O Psdc de Campos vem monitorado o seu trabalho a tempo, e vê com bons olhos a possibilidade dele ser o pré-candidato à prefeito pelo partido.

    Alberto Coutinho
    Secretario Geral da Executiva Municipal do Psdc de Campos dos Goytacazes e Membro do Diretório do Partido.

  8. MARCOS MOREIRA

    acho importante a participação de jovens politícos, na politíca para pode se ter o acompanhamento do futuro,não permanecendo na ideias arcaicas dos coronéis,mais seria preciso mais,como esta acontecendo em toda Europa,os fóruns de discursões estudantis ,da qual quer saber dos jovens o que eles planejam para um futuro politico e o que acham do atual,futuros politícos com certeza saem destes congressos,mais com experiência e conhecimento do que ira fazer para melhorar,aqui o que se desponta e uma camada jovem,mais sobre a cartilha da decendencia .observa-se,que não é preparar uma nova politica,para a sociedade,melhorar a cidade,mais sim manter a herança do poder de velhos politícos já queimados,procura-se a manutenção do patrimônio da família,e não se servição da sociedade a chamada ‘teta politica’

  9. MARCOS MOREIRA

    o grande erro esta nas intituições politicas,elas não criam pólos ,e nem debates para modificar o quadro politico,não abre discursão para entender como se comporta a sociedade,vive em idéias engessadas,sem frequição,tipo, sempre foi assim ,mesmo constatando a queda da bastilha,por isto acho lovavél a inclusão(lovavél e excencial)da\ juventude no quadro de mandatários ,no cenerio politico,social local,e até econômico,mais não sobre os moldes que estão apresentando,pois já esta caracterizado,’nova embalagem dos mesmo produtos,é querer enganar o consumidor’

  10. MARCOS MOREIRA

    pessoas com entendimento político,não podem se excluir do direito de mudar,é um dever,novos velhos,todos,o objetivo tem que ser um só,se manter no tempo,conduzir a novas idéias,ajudar ou reevendicar,a posição de tuas idéias,é uma convocação a todos,mais que venha,com uma ideia de sustentabilidade,não melhoras momentánia,tô pensando,em aceitar o convite do meu Presidente Gustavo Matheus a participar,desta busca,quem sabe não podemos mudar este executivo,como muda com novas ideias ,quem sabe,se chegou a hora dos herdeiros de idéias,começarem a construir o futuro sólido para esta sociedade

  11. MARCOS MOREIRA

    Coutinho,bora trabalhar.

  12. Francisco Carlos

    Quem é esse Cláudio Andrade? tem algum serviços prestados a nossa cidade?

  13. Marcao da Penha

    Como não colocar o nome do presidente do Grupo Jovem Do Amanhã Marcão da Penha também entre estes nomes??? Marcão da Penha à frente do Grupo Jovem vem alterando a estrutura das comunidades, fazendo com que as mesmas busquem novos rumos e novos horizontes para sua vida ativa, desenvolvendo a capacitação profissional e oportunizando o primeiro emprego.São centenas de jovens espalhados pelos 90 bairros de nossa Campos dos Goytacazes que estarão se diplomando em diversos cursos oferecidos pelo grupo jovem através de parcerias e prontos para entrarem no mercado de trabalho…

  14. Roberto

    Bons nomes, mas perguntar o que eles fizeram? Alguns nada, talvez por conta da idade ou talvez por não querer ou não ter competência para fazer e sim para falar, pois para falar muitos podem falar, mas fazer é diferente, mas alguns nomes com o de Bruno que tem feito um bom trabalho na alerj, FERRUGEM fez um excelente trabalho a frente da Fundação da infância e agora na sec. da Família.
    Agora tem alguns que somente são filhos ou parentes de políticos e não fizeram nada e vão ficar ali somente como um personagem!

  15. bianca bianna

    rafale diniz, esse é o cara

  16. bianca bianca bianna

    o pior de todos : Tiago Ferrugem

  17. Pedro

    Q experiência de gestão pública esses jovens possuem ? Como vão administrar a cidade de campos

  18. Sérgio Roberto

    Jovens muito bem selecionados pela matéria! De fato, creio que o futuro político de nossa cidade está nas mãos esses nomes. Conheço todos! Alguns já são realidade, como o Rafael. Porém, o único que vejo realmente preparado e com vontade de romper com a atual forma de governar (toma lá da cá) é o ALEXIS SARDINHA. Um rapaz sério e independente, (servidor público municipal e Advogado especialista em Gestão Publica Municipal) que não se contenta em ficar somente nos livros e no Facebook. Foi uma das lideranças das manifestações de Julho de 2013 na cidade, esteve na frente de movimentos grevistas que asseguraram direitos e garantias dos seus colegas servidores frente aos cortes remuneratórios desumanos propostos pelo governo, participa ativamente nos conselhos populares e apoia Movimentos Sociais. Fora isso, é o único que não tem “rabo preso” com parente ex político, o que nos faz acreditar que realmente seja uma possibilidade de real mudança. Apesar de não achar que seja um nome para disputar o cargo de Prefeito, acredito que despontará como revelação política e fará um bom papel na Câmara Municipal.

  19. Lucia

    Meus dois votos p ano que vem estão ai. Rafael Diniz p prefeito e Gustavo p vereador.

  20. Luis Carlos

    Gosto de Gustavo Matheus porque apesar de ser sobrinho de Garotinho nunca fez parte do grupo político do tio e é um jovem com conteúdo e sabe o que fala. E a única crítica que algumas pessoas fazem a ele é o fato de não conhecerem ele, mas estamos FALADO DE RENOVAÇÃO, então porque ficarmos batendo nomes manjados e antigos?? Pessoas malucas, não sabem o que querem, se são nomes novos que estão aparecendo agora como poderiam fazer algo? Quanto ao Cláudio o Aluysio fala no inicio da matéria que são jovens, até com menos de 40 e 30, e o Claudio Andrade tem mais de 40 já. Bons nomes: Rafael, Caio Vianna e Gustavo Matheus. Ferrugem não desce!

  21. Wilson P. Rangel Júnior

    Vcs esqueceram de mencionar o nome do advogado, professor e blogueiro, que é pré candidato a vereador, Cláudio Andrade, e que pelo trabalho que vem desenvolvendo tem boas chances de conquistar uma cadeira na Câmara na próxima legislatura.

  22. Renato Cerqueira

    Sério que estão falando de Claudio Andrade? O cara faz um blog de política, mete pau em todos, então o Albertinho o coloca como assessor de gabinete, e ele passa a elogiar o vereador semanalmente, passa um tempo, então ele “fecha” com Roberto Henriques, e passa a elogia-lo no blog de maneira forçada toda semana.
    Enfim, um cara que “vende” seus elogios, não tem credibilidade para criticar os demais e menos ainda de se apresentar como algo novo na política.
    E não conheço o Alexis, mas só falou verdades, Helinho e Gustavo só tem holofotes por serem parentes de Garotinho e não fizeram nada para figurar em uma reportagem como essa.
    Já Wladimir, Thiago Ferrugem, Caio Viana e Bruno Dauaire são todos farinha do mesmo saco, assim como seus pais, só estão na política para fazer dinheiro fácil.
    E o Rafael Diniz, que parecia ser o NOVO, já se junta com gentalha como João Peixoto, Pezão, Arnaldo..
    Em suma, é decepcionante ver que estamos ferrados no presente e provavelmente no futuro.

  23. Helena

    Cládio Andrade é um pré candidato sim. E tenho uma admiração muito grande pelo trabalho que ele vem realizando em nossa cidade!!

  24. Francisco Carlos você vive em que planeta. Não conhecer o Cláudio Andrade e não ver os progamas do mesmo indo em varias localidades de nossa cidade mostrando o descaso desse governo com o nosso povo. Vai me desculpar (trecho excluído pela moderação)

  25. Francisco Carlos,você vive em que planeta? Não conhece o Cláudio Andrade? E não vê os progamas dele indo em varias localidades de nossa cidade, mostrando o descaso desse governo com o nosso povo? Vai me desculpar, (trecho excluído pela moderação)

  26. Camila Tavares

    Gostaria de ver Thiago Ferrugem a de frente da prefeitura,pois vejo o desejo dele em fazer sempre o certo e melhor a população.

  27. Camila Tavares

    Gostaria de ver Thiago Ferrugem a frente da prefeitura, pois vejo o desejo dele em fazer sempre o certo e melhor pela população.

  28. Esse Francisco Carlos deve fingir que não conhece o Claudio para não perder alguma vantagem com esse governo desgovernado.
    Mas tudo bem…esse espaço aqui é minúsculo para escrever as muitas conquistas que o dr. Claudio vem nos proporcionando.
    Foi o dr. Claudio que fez renascer no povo campista o seu valor enquanto pessoa e eleior. Dr.Cláudio Andrade foi o percursor de um movimento ideológico a favor da população campista.Ele tirou as vendas de nossos olhos e nos levou a acreditar novamente em uma Campos reconhecida. Pois é, Francisco Carlos, quer marcar uma palestra com o Dr. Cláudio Andrade? Vou pedir a alguem da assessoria dele e te ligo.Ah…não dá para te ligar porque vc não deixou seu sobrenome nem número de contato. Até!

  29. Ayme ribeiro

    Ai sim temos uma renovação de idade,homens jovens com vocação ou experiência política.
    Mas concordo com Thiago Ferrugem qdo diz que precisa conversar mais com a população,renovar as idéias e ter mais dinamismo na política.
    E se alguem tem duvida desse trabalho de atenção com a população, resolução de problemas, boas idéias e dinamismo as portas da Fundação da Infância e Juventude estão abertas para conhecer o lindo trabalho que é feito por lá.

  30. Ivan Gaspar

    Incrivel como a Elite Campista olha a evolução, sempre visando o proprio umbigo, por um lado vem Rafael Diniz que só pensa em criticar os feitos da atual gestão e se esquece das coisas que seu avô fez quer dizer não vez pela cidade de Campos, tendo em vista uma evolução tardia por conta de só pensar em bens materiais, fala da Educação sendo que no Governo de seuô éra Pior e outra diz isso por sempre estudou em Colégio particular.
    Vamos falar de Saúde, nunca vi uma melhoria tão grande na area de saúde tais como leitos novos de pediatria equipamentos de ultima geração e etc…sei que tem muita coisa pra melhorar mais não podemos deixar de agradecer o pensamento e visão de futuro para nossa cidade, e não poderia deixar de falar da juventude de nossa cidade, com um olhar clinico e muito carinhoso o Thiago ferrugem teve. Esse carinho pelos jovens de Campos ajudando com Cursos Gratuitos e muitas qualificação dos nossos jovens e instruindo ele para o mercado de Trabalho.

  31. Gerson Borges Campista

    Na pratica mesmo poucos ali sabem o que se trata ter o poder na mão e decidir algo , a maioria está ali pelo que os pais foram, ou deixaram de legado, sinceramente não sou adepto desse governo, torço muito por uma renovação mas presenciei duas aparições desse menino que está à frente da ação social do município, e gostei muito , muito mesmo, mesmo sendo contrário as ideologias desse grupo, o Ferrugem tem potencial, se não agora , em breve estará no rol dos prefeitaveis, e ainda digo mais de longe ele é melhor que o Wladimir.

  32. Bruno Bastos

    Fica nítido quando falamos de projetos os jovens acima da oposição partem para violência verbal e nada agregam para o desenvolvimento de nosso município essa politica ultrapassada é sustentada só pelos que torcem para o quanto (PIOR .. MELHOR),vejo com muitos bons olhos a candidatura de THIAGO FERRUGEM a prefeitura um jovem advogado que revolucionou a politica de infância e juventude em Campos dando dignidade e AMOR as crianças que são de alguma forma abusadas de todos os tipos de violência possíveis e hoje vem fazendo uma politica de assistência social como ninguém fez ex: foi a entrega do cheque cidadão nos bairros no qual viam toda a necessidade da comunidade e se conversava com os moradores olho no olho, emfim tantos projetos e benfeitorias que um dos mais jovens secretario de toda nossa historia hoje tem seu nome lembrado para o mais importante cargo de nossa Campos….parabéns eu sou THIAGO FERRUGEM SIM!

  33. Mariana

    Acredito em Thiago Ferrugem para dar continuidade ao excelente governo que a nossa Prefeita Rosinha fez e faz em nossa cidade.
    Aí aim como diz Ayme , teremos renovação de idade,homens jovens com vocação oi experiência política.

  34. Enoque

    A maioria aqui exposto é da turma de Garotinho, portanto nenhum (trecho excluído pela moderação)!
    Nosso maior mal que existe em Campos é o Garotinho e sua turma.
    Venham até o Bairro Juliao Nogueira e vejam com seus próprios olhos o que Rosinha fez….prometeu fazer o dito cujo “Bairro Legal” e nao fez, aliás, fez um início da obra e abandonou tudo. Mas e o dinheiro da obra? Ah com certeza foi para alguma conta no exterior!!
    Chega, basta, esses aí são herdeiros dos famosos (trecho excluído pela moderação) de Campos….ninguém aguenta mais!
    Se política fosse bom, o tempo que já existe, nao haveria mais problemas em nossa cidade e dinheiro é o que nao falta na Prefeitura de Campos.
    Espero que na próxima eleição, os Campistas nao se deixem enganar com esses candidatos playboys e votem em pessoas que realmente ama a nossa cidade. Chega de vans pela cidade, etc…

  35. Regina Pacheco

    Creio ser um momento singular em que vemos a juventude se levantar com objetivos de oxigenar, de renovar o cenário político de nosso município. Mas que a renovação venha com responsabilidade e comprometimento. É o momento de pararmos para observar e analisar os caminhos já trilhados, as sementes que já foram lançadas, o que já foi construído por cada um deles. Admirável um jovem que com tão pouco tempo de liderança conseguiu construir um cenário de progresso em benefício a personagens que simbolizam o futuro de nosso município, que são nossas crianças e adolescentes. Parabéns, Thiago Ferrugem, que com tão pouco tempo teve condições de demonstrar sua grande liderança e capacidade de administração.

  36. Fillipe Godoy

    Eu também sou favorável à renovação do Poder Executivo pelo grupo do Rafael Diniz. Bem como apoio integralmente a candidatura do Dr. Claudio Andrade, pois está fazendo o que os vereadores deveriam fazer e não fazem: fiscalização do Poder Executivo. E quanto à capacidade de legislar, isso já faz parte de sua formação profissional também.
    Rafael Diniz e Cláudio Andrade!

  37. Maycon Morais

    Concordo com o que Thiago Ferrugem falou, renovação vai muito além da idade, perpassa por competência e inovação, e isso Thiago mostrou que tem de sobra. Assumiu uma Fundação que ia bem, mas não inovava, e conseguiu transformá-la em referência de gestão. Tanto que seu trabalho foi reconhecido, e hoje, em uma das maiores pastas do governo, consegue impulsioná-la novamente, agregando a sociedade para as ações da secretaria. Com certeza é um jovem promissor, e tem experiência para inovar para a cidade continuar a crescer. Aposto sério neste nome, não só por ser alguém que conheço, mas principalmente, por atestar a competência deste jovem.

  38. Dionecleide Marques

    Primeira mulher a governar o estado do rj nao foi a Rosinha!

  39. Ralph

    Continua a velha politica Brasileira, de quem pode ser Candidato a cargo politico sao aqueles que apontam erros do Governo.
    Vamos parar com isso, jogar Pedra e facil, ver defeitos nos outros e o que mais fazemos de melhor!
    Antes de apontar, mostre capacidade, adimiracao!
    Espero que esses garotos antes de se lancarem, facam algo, crie Adimiracao, respeito, chega dessa Politica Pobre! Porque e Oposicao, porque e Filho de Fulano,
    Ta tudo errado, chega de mudar o nome dos (trecho excluído pela moderação), ta na hora de faser valer o voto!
    Eu nao voto em mais ninguem, tem que merecer!

  40. Nilton da Silva

    É Ferrugem sim senhor!!!! Não tem prá ninguém… cara que tem garra e mostra trabalho. É disso que Campos precisa! O resto é só falação… blá…blá…blá…

  41. Dionecleide Marques

    Tudo farinha do mesmo saco, tudo filho de Politico ativo! Exceto o Rafael Diniz e Alexis Sardinha. Ai tem filho de Garotinho, tem Sobrinho. Dessa forna nao é renovação e sim perpetuação do que já está!

  42. Mariana klem

    Confio e acredito em Thiago Ferrugem, Vamos confiar nessa força jovem para governar nossa cidade. Acreditamos que Thaigo com certeza virá com ideias boas para nossa cidade. Confio e acredito em Thiago Ferrugem.

  43. Marcos

    Ta chovendo DAS! O chefe mandou falar bem dele. Thiago Ferrugem, tá de sacanagem?

  44. Micaela Albertini

    Desejo que a pré candidatura do Cláudio Andrade se confirme,pois no cenário político da nossa cidade é o melhor nome.

  45. Karitha abreu

    Sou a favor da renovação no poder ! Thiago ferrugem mostra a cada dia com competência que um jovem poder sim fazer a diferença ,isso que precisamos que Campos continue crescendo, E que tenhamos esse elo ,Poder público e sociedade civil!

  46. Gislaine

    Realmente falar de política não é pra qualquer um, muito menos estar à frente de uma prefeitura…e como pude perceber temos alguns candidatos que realmente não teria a mesma sensibilidade que o Thiago Ferrugem tem, pois vejo que a mudança começa ali…um olhar e escuta voltado para nossa cidade… Disso que precisamos, renovação, sangue novo e vontade de mudança..que realmente conheça a nossa realidade..! Então não vejo outro nome…Thiago Ferrugem!!!

  47. Enfim não estão mais associando idade com a capacidade,estamos vendo nomes como o de Thiago muito entre a população, pelo belo trabalho que ele fez a frente de duas das principais secretarias do governo, outro exemplo é o Bruno Dauari que foi dúvida e hoje desempenha um brilhante trabalho como deputado estadual!creio que o futuro de campos está nas mãos desse geração.

  48. Moacyr

    Thiago Ferrugem é a renovação da política de Campos. Ele trabalha e atua através de conversa, ou seja, ele ouve a população, seu gabinete vive aberto para receber todos. O trabalho dele na legalidade.

  49. José Antonio Fontes

    Certas pessoas pensam que os campistas são pessoas sem visão política, sem entendimento, sem senso crítico. É claro que renovação não implica apenas em troca de nomes ou sobrenomes… Não é só cobrar transparência e não ter competência nenhuma. Quando se ataca o adversário é demonstração de fraqueza e um líder não pode demonstrar fraqueza, nem se pautar em desrespeito aos outros para que seu nome sobressaia.
    Só vejo um nome capaz… Thiago Ferrugem, para mim e toda minha família, um grande representante da juventude em nossa cidade.

  50. Leila louvain

    Eu aposto e confio no nome de Thiago Ferrugem para administrar um município como Campos.Jovem q vem provando através de suas açoes a sua competência e o seu talento. E tenho muito orgulho em dizer q sou DAS, e que estou aki postando a minha opinião de livre e espontânea vontade,pq sou a prova viva da administraçao do meu Secretário Thiago Ferrugem.

  51. Felipe CM

    Sou a favor da renovação…
    Da juventude mostrando sua força…
    Admiro muito o jeito e forma de trabalho do Thiago Ferrugem…
    Lembro a a FMIJ cresceu muito com sua gestão…
    Onde organizou um enorme fundação e ainda expandiu seus trabalhos…
    Criou vários programas q tem ajudado a população…
    Criou a casa da juventude onde oferece cursos gratuitos pra jovens de nossa cidade…
    Excelente administrador, excelente pessoa …
    Onde sempre se preocupa com o melhor pra população…

  52. Luan

    Realmente são candidatos muito bons … Mais o Thiago Ferrugem .. Sem comentários .. Cara íntegro e correto !! Exelentre profissional ….

  53. Bem,nao faço parte da prefeitura como vejo alguns comentando…entao me sinto bem a vontade de expressar quem eu gostaria de ver à frente da prefeitura de minha cidade, também para dar continuidade tudo que a nossa cidade evolui…!Claro, só nao ver quem é cego… e só reclamam aqueles que faziam parte da ‘boquinha’….e como tenho acompanhado e lido tudo que vem se destacando em nossa cidade.. vejo o nome do Thiago Ferrugem crescendo,que está à frente de uma secretaria de suma importância e que ao meu ver deu uma reviravolta.. como já disse nao dependo de ninguém da política…precisamos de renovaçao e de alguem que olhe para os nossos Jovens… Thiao Ferrugem eu apoio… nao vejo nenhum nome acima citado com competencia para estar a frente da nossa cidade, como pude ler alguns comentarios tais esses que nao tem nenhum cunho politico ao nao ser estarem representando pessoas que realmente nao podem concorrer a nada.. povo acorda!

  54. Adriana

    Está bonito ler os comentários dos comissionados em favor do Thiago Ferrugem.
    Gente, quanto vale vender a alma?
    Um simples quebra cabeça monta a árvore genealógica desses nomes.
    Campos merece mais.

  55. Guilherme Amorim

    Sem dúvida Thiago Ferrugem . Inteligência e renovação.

  56. Mariana Santos

    Renovação n se faz com juventude, se faz com renovação de idéias… Tenho acompanhado o trabalho da secretaria de desenvolvimento humano e social e oq Ferrugem tem feito por lá é renovação pura! Uma nova maneira de fazer política pública, com idéias e valorização do usuário e da equipe! Será um prefeito q trará renovação junta com responsabilidade, vontade de trabalhar e de fazer pelo povo.

  57. Renata Burla

    Renovação é Thiago Ferrugem!
    É dele que Campos precisa!Competente, experiente e inovador!Campos precisa continuar a crescer! Eu aposto em Thiago Ferrugem!

  58. Talyta

    Quem conhece a história de Thiago Ferrugem sabe que não se trata de um jovem que “herdou” uma carreira política! O trabalho que esse jovem advogado realizou à frente da Fundação Municipal da Infância e Juventude e, que hoje realiza a frente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Sociais, falam por si só! Um político que faz questão de estar aonde o povo está! Nome “leve”! Homem de caráter! A hora é essa! E em 2016 é Thiago Ferrugem na certa!

  59. Livia Terra

    Eu acredito no nome de Thiago Ferrugem pois sei a capacidade dele. Um grande lider com ideias voltadas pra nossa juventude, e para o povo! Ele tem competencia e será a renovaçao política que nossa Cidade precisa!

  60. Paula

    Aqui só comenta das? Eu sou funcionária da Prefeitura mas escolho meus votos sem rabo preso e sou Gustavo Matheus e ainda não decidi o prefeito, mas acho que vou de Rafael. Renovação nas quatro linhas. Vamos mudar de verdade!

  61. Aldair Rangel

    O Dr. CLAUDIO ANDRADE COM A SUA CAPACIDADE E CARATER, HOJE REPRESENTA UMA REVOLUÇÃO NO LEGISLATIVO DA NOSSA CIDADE!

    Sua pré canditatura surge como uma saudável opção para quem já cansou da MESMICE!

  62. Herika Oliveira

    Eu acredito no potencial de T Ferrugem pois conheço e entendo que está Preparado para nos representar já que o seu trabalho é verdadeiramente visto e aumentado a cada dia com oq ele tiver nas mãos. O contato com a populaçao é diário e algo que ele faz com tranquilidade identificando onde pode atuar. Busquem saber oq foi feito de projetos e benefícios p nossa cidade nos últimos anos e certamente encontrará o nome Ferrugem por ai!

  63. Wilson P. Rangel Júnior

    Vocês esqueceram do nome do advogado/professor/blogueiro, Cláudio Andrade, que é pré candidato a vereador e tem grandes chances de conquistar uma cadeira na Câmara.

  64. Wilson P. Rangel Júnior

    Cláudio Andrade é um nome que teve boa aceitação nas ruas como pré candidato a vereador, lembrando que Cláudio Andrade colocou seu nome de forma independente, pois: não ocupa nenhum cargo público, não é herdeiro de nenhum político local, e não tem apoio de jornais locais.

  65. Wilson P. Rangel Júnior

    Seria interessante o jornal Folha da Manhã corrigir a falha de não ter incluído o nome de Cláudio Andrade com uma matéria com o mesmo, pois Cláudio Andrade conquistou o voto de pessoas formadoras de opinião. Pois, Cláudio Andrade tem feito uma oposição seria e consciente ao atual governo municipal.

  66. Suelly Ladoga

    Com certeza, Thiago Ferrugem !
    Além de um grande Líder, possui uma inteligência extraordinária e sempre pensando na nossa juventude !

  67. Chiquinho Vilches

    Que comentários estranhos! só elogios para somente uma cara da renovação política de Campos.,, muito estranho.

  68. Laíza Moraes

    Quem conhece Thiago Ferrugem e sua história, não tem dúvidas que o nome da renovação seja ele. Como um amigo mesmo disse, é bonito de ver o trabalho que o Thiago fez na Fundação da Infância, quantas mudanças, quantos projetos novos, vários cursos sendo oferecidos para nossos jovens… E agora está a frente da secretária de desenvolvimento humano e social. Secretaria de suma importancia para nosso município. Quantas melhorias já tem feito por lá. E assim será em qualquer função que lhe for designado. Tenho certeza !!!

  69. Alexandre

    Eu aposto que esses comentários a favor de Thiago Ferrugem são de pessoas ligadas direta ou indiretamente à Prefeitura (cabides)… Fiz Direito com esse cara na UCAM e era insuportável naquela época a forma que ele defendia os garotinhos… Renovação se começa mudando essa política que impera hoje em Campos, Fora qualquer tipo de ligação com essa família!

  70. Lilica

    Não basta renovar, tem que saber governar, donde se pode ver que Thiago Ferrugem acumula experiência, renovação e competência. A reposta provém do excelente desempenho dele frente a Fundação Municipal da Infância e da Juventude e agora através da Secretaria Municipal de desenvolvimento Humano e Social.

  71. Leila

    Wladimir,Bruno,Ferrugem,renovação? Penso que ele acha que renovar no caso dele é trocar o velho pelo novo. Um cara que teve a capacidade,principalmente financeira de eleger o Bruno, já mostra que ele não é renovação. Os vícios, os caminhos percorridos, são os mesmos. A única diferença é a monetária entre o passado e o presente.

  72. Marcos

    Renovação? Thiago Ferrugem, filho do Ferrugem é Garotinho de novo!Compreendo os DAS de plantão, sei que defendem por necessidade, pelo prato de comida ou das cervejas do dia dia. Mas é muito pesado esse afilhado dos Garotinho. E a saúde, educação, transporte e a juventude, todos os dias nas páginas dos jornais 2 a 3 jovens mortos no nosso município, e ainda vem falar de juventude? Tá de brincadeira!

  73. Antonio

    Outro dia alguém me disse que um tal de Ferrugem seria o candidato do Garotinho, que assumiria no lugar dele, e que estaria sendo preparado, já, pelos mandantes, para tal. Como: assumindo responsabilidades, dando a cara para mostrar, fazendo alianças com grupos diversos, barganhando realização de projetos… É assim que se perpetua o poder. Os outros? Têm chance?

  74. Antonio

    Interessante como de repente choveram comentários a favor do Thiago Ferrugem. Coincidência? Ou gente convocada para tal? Não o conheço, mas… ele é tão bom assim?

  75. sônia

    Sou estatutaria e tive a honra de participar de um trabalho com Thiago. Que menino lindo, que alma e vontade de trabalhar. Parabens a todos esses jovens, é disso que precisamos, de oxigenio!

  76. alexsandro andrade

    Eu aposto na determinação e no carater do campista, Claudio Andrade!

  77. Valmir

    Vcs só podem estar de sacanagem, ne?! Falar de renovação dizendo que vai votar e levantando bandeira de candidatos do PR? Só pode estar fazendo campanha por este canal. Pior que tem gente que lê e acredita! Igual querer renovacao retirado dilma e lula, mas votar em candidato do pt! Fala sério e me poupe!

  78. Filipe

    O nome de Thiago é o melhor para assumir nosso município, responsabilidade e trabalho duro . Só assim conseguiremos progredir, não vejo outro nome com a mesma competência de Ferrugem.

  79. Denise

    Algumas caras realmente, são bem vindas, exceto os apadrinhados por esse desgoverno, mas está faltando ai um pré candidatoa vereador, que com certeza vai fazer muita diferença na política, um homem íntegro, que denuncia as irregularidades desse desgoverno já há tempo, esclarecendo a população, através de seu programa de rádio, Tv e redes sociais. Me admiro o nome dele não estar entre esses, Cláudio Andrade. Esse será um dos inovadores que vai fazer, se eleito, um excelente trabalho.

  80. MARCOS MOREIRA

    PARA MIM TALVEZ NENHUM DELES TENHA SUCESSO,OBSERVA=SE,CADA UM TEM UMA ALA,NENHUM APRESENTA UNANIMIDADE.

  81. Roberta

    O Claudio Andrade não foi esquecido na matéria, ele não pode ser lembrado.E o motivo é óbvio: ÍNTEGRO, SEM RANÇO POLÍTICO, INTELIGENTE, COMUNICADOR, PAI DE FAMÍLIA, PROFESSOR, ADVOGADO E CHEIO DE ESCLARECIMENTO E CONHECIMENTO do nosso município.Com seus dois programas de TV, um de rádio, um blog cheio de seguidores e perfis no facebook que dão o que falar ele já está deixando muita gente de cabelos branco. Sem dúvida é o PRÉ CANDIDATO mais bem preparado da cidade.

Deixe um comentário